Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Poliana Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124705
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Carla Lopes Rodriguez
id UFBC_64396059a756ee1669ac5d896b9d0fa9
oai_identifier_str oai:BDTD:124705
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacionalHUMAN ACTIVITY RECOGNITIONDISPOSITIVOS VESTÍVEISINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOAPRENDIZADO DE MÁQUINAWEARABLESTECHNOLOGY IN EDUCATIONMACHINE LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Carla Lopes RodriguezCoorientadora: Profa. Dra. Vivian Genaro MottiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2022.A observação objetiva do comportamento de uma criança em sala de aula pode ser feita utilizando sensores de movimento, podendo gerar informações sobre nível de agitação, concentração e engajamento. O reconhecimento de atividades humanas (HAR), unido a sensores wearables com acelerômetros, têm auxiliado na captação objetiva e análise sobre a movimentação e comportamento dos indivíduos. Entretanto, em se tratando de um contexto aplicado de sala de aula e com público infantil, ainda há algumas limitações: a falta de bases de dados no contexto, a diferença na expressão das atividades por adultos e crianças, e de cada criança entre si. Assim, faz-se necessária a exploração do HAR no contexto proposto, considerando também dimensões motora e afetiva do aluno. Através de um estudo de caso em campo, foi realizada uma coleta de dados com sensores vestíveis inerciais das atividades de duas turmas do segundo ano do Ensino Fundamental, considerando o momento da aula, nível de atenção e atividades de cada aluno. Foi criada uma base de dados pública para mais estudos sobre o tema. Também foi feita a classificação das atividades dos alunos em aula, e analisou-se da rotina escolar dos voluntários do estudo no cenário de pandemia.The objective observation of a child’s behavior in the classroom can be done using motion sensors, which can generate information about the level of agitation, concentration, and engagement. The Human Activity Recognition (HAR), together with wearable sensors with accelerometers, have helped in the objective capture and analysis of the movement and behavior of individuals. However, in the case of an applied context of the classroom and with children, there are still some limitations: the lack of databases in the context, the difference in the expression of activities by adults and children, and between each child. Thus, it is necessary the exploration of HAR in the proposed context, also considering the student’s motor and affective dimensions. Through a case study in the field, a data collection was carried out with inertial wearable sensors of the activities of two classes of the second year of Elementary School. The data was then analyzed considering the moment of the class, level of attention, and activities of each student. A public database for further studies on the subject was created. Also, the students’ activities in class were recognized and classified, and the school routine of this study’s volunteers in the scenario of the pandemic was analysed.Rodriguez, Carla LopesMotti, Vivian GenaroGoya, Denise HidekoNeris, Vania Paula de AlmeidaFerreira, Poliana Nascimento2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124705http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124705&midiaext=80963Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124705porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-18T14:53:33Zoai:BDTD:124705Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-08-18T14:53:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
title Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
spellingShingle Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
Ferreira, Poliana Nascimento
HUMAN ACTIVITY RECOGNITION
DISPOSITIVOS VESTÍVEIS
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
APRENDIZADO DE MÁQUINA
WEARABLES
TECHNOLOGY IN EDUCATION
MACHINE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
title_full Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
title_fullStr Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
title_full_unstemmed Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
title_sort Reconhecimento de atividades humanas (HAR) com crianças em contexto educacional
author Ferreira, Poliana Nascimento
author_facet Ferreira, Poliana Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Carla Lopes
Motti, Vivian Genaro
Goya, Denise Hideko
Neris, Vania Paula de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Poliana Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv HUMAN ACTIVITY RECOGNITION
DISPOSITIVOS VESTÍVEIS
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
APRENDIZADO DE MÁQUINA
WEARABLES
TECHNOLOGY IN EDUCATION
MACHINE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic HUMAN ACTIVITY RECOGNITION
DISPOSITIVOS VESTÍVEIS
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
APRENDIZADO DE MÁQUINA
WEARABLES
TECHNOLOGY IN EDUCATION
MACHINE LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Carla Lopes Rodriguez
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124705
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124705&midiaext=80963
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502111236620288