Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bayer, Liane de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó
id UFBC_6b4660331065bef74deaa127500a3d38
oai_identifier_str oai:BDTD:77096
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialistaADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃODIRETORES ESCOLARESREFORMA DO ENSINOEDUCATIONAL REFORMSHEAD TEACHERSCHOOL MANAGERPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcos Vinicius PóDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2015Diante da inevitabilidade de se relacionar Estado, Políticas Públicas e Educação para a apreensão dos pressupostos que nortearam a construção do projeto educacional brasileiro, bem como suas idiossincrasias, a perspectiva interdisciplinar mostra-se como a mais adequada ao entendimento dos princípios fundadores das políticas de formação de gestores incumbidos de implementar um modelo gerencial na administração das escolas de educação básica paulista nas duas últimas décadas, ou a transformação do diretor em gestor escolar, bem como as tensões e dilemas desencadeados neste processo: educador ou/vs gestor. A observação desses dilemas fez surgir a necessidade de investigação do descompasso entre a ordenação racional proposta pelo novo modelo e o modo de pensar e agir dos diretores de escola. A metodologia utilizada ¿ estudo de caso, mostrou-se como a mais adequada para esta análise, além de uma revisão bibliográfica sobre o processo de construção da identidade do diretor de escola e as relações interpessoais marcadas pela dimensão política intrínseca ao fenômeno educativo, dadas pelo contexto histórico, político, social e econômico que nortearam as reformas administrativas de Estado e as reformas educacionais. Para isso, esta pesquisa foi dividida em quatro capítulos. As reformas de Estado e as reformas educacionais que criaram, transformaram e estabeleceram o perfil para o cargo de diretor de escola compõem o primeiro capítulo, pois o caráter histórico, político e econômico importa para a compreensão da formação da identidade do diretor escolar. No segundo capítulo, interessa problematizar a relação entre reformas educacionais, cultura escolar e o ethos do diretor de escola. O referencial teórico utilizado para o estudo desta relação está assentado, principalmente, em investigações realizadas por pesquisadores da área da História da Educação que se apropriam do conceito de cultura escolar como categoria de análise e campo de investigação. O terceiro capítulo traz um debate teórico acerca do conceito gestão escolar e seus constituintes, seguido de um levantamento sobre a qualificação oferecida aos gestores escolares pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a partir dos anos 2000 e a apresentação de ferramenta gerencial adotada pelas escolas chamadas de prioritárias ¿ Plano de Ação Participativo - PAP. Uma pesquisa empírica realizada em escolas estaduais do município de Diadema, região metropolitana de São Paulo, é apresentada no último capítulo com a finalidade de confrontamento entre o aporte teórico estudado e a prática no cotidiano escolar, o que confirmou que a atual forma de organização escolar, apesar dos pressupostos democráticos do novo modelo, ainda é fundamentada por relações verticais, impregnadas por uma cultura escolar constituída a partir de práticas sociais consagradas, em que o diretor de escola goza de grande autoridade e prestígio. O estudo de caso também confirma a existência de dilemas e tensões no ambiente educacional, pois fica claro nos depoimentos dos entrevistados, que o momento de transição entre um modelo de administração escolar estático e centralizador e o modelo dinâmico e participativo já faz parte do cotidiano escolar.The inevitability of relating State, Public Policy and Education for the apprehension of the assumptions that guided the construction of the Brazilian educational project and its idiosyncrasies, interdisciplinary perspective proves to be the most appropriate to the understanding of the founding principles of training policies managers tasked with implementing a management model in the administration of the schools of São Paulo basic education in the last two decades, or transformation of head teacher in school management as well as the tensions and dilemmas triggered this process: educator or/vs manager. The observation of these dilemmas raised the need of the research gap between the rational ordering proposed by the new model and the way of thinking and acting of school principals. The methodology used - case study, proved to be the most appropriate for this analysis and a literature review on the process of identity construction of the school principal and interpersonal relationships marked by political dimension intrinsic to the educational phenomenon, given the historical, political, social and economic context that guided the administrative reforms of state and educational reforms .To this purpose, this research was divided into four chapters. Reforms of state and educational reforms that created and transformed the office of head teacher, with the technical support and instrumental rationality of Max Weber is the essence of the first chapter. The second chapter concerns problematize the relationship between education reform, school culture and educator ethos, especially, the school principal. The theoretical framework for the study of this relationship lies mainly on investigations conducted by researchers in the History of Education who appropriate the concept of school culture as a category of analysis and research field. The third chapter presents a theoretical debate about the school management concept, followed by a survey of the qualification offered by the São Paulo Education Department to the head teachers and presentation management tool adopted by the schools called priority. An empirical survey in schools in the city of Diadema, São Paulo metropolitan region, is presented in the last chapter the purpose of confrontation between the theoretical framework and practical study in school life, which confirmed that the current form of school organization, despite the democratic assumptions of the new model is still based on vertical relationships, impregnated by a school culture constituted from consecrated social practices, where the school principal enjoys great authority and prestige. The case study also confirms the existence of dilemmas and tensions in the educational environment, as is clear in the statements that the moment of transition between a static and centralized mode.Pó, Marcos ViníciusPenteado, Claudio Luis de CamargoPacheco, Regina SilviaPoliti, Ricardo BatistaPrado, OtávioBayer, Liane de Oliveira2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096&midiaext=70430http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096&midiaext=70429Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77096porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T16:22:29Zoai:BDTD:77096Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T16:22:29Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
title Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
spellingShingle Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
Bayer, Liane de Oliveira
ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
DIRETORES ESCOLARES
REFORMA DO ENSINO
EDUCATIONAL REFORMS
HEAD TEACHER
SCHOOL MANAGER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
title_short Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
title_full Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
title_fullStr Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
title_full_unstemmed Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
title_sort Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista
author Bayer, Liane de Oliveira
author_facet Bayer, Liane de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pó, Marcos Vinícius
Penteado, Claudio Luis de Camargo
Pacheco, Regina Silvia
Politi, Ricardo Batista
Prado, Otávio
dc.contributor.author.fl_str_mv Bayer, Liane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
DIRETORES ESCOLARES
REFORMA DO ENSINO
EDUCATIONAL REFORMS
HEAD TEACHER
SCHOOL MANAGER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
topic ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
DIRETORES ESCOLARES
REFORMA DO ENSINO
EDUCATIONAL REFORMS
HEAD TEACHER
SCHOOL MANAGER
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinicius Pó
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096&midiaext=70430
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77096&midiaext=70429
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502095507980288