Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de Oliveira |
id |
UFBC_6c1152d63808ef77a61fe6311e81daa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:118358 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médioRAIOS CÓSMICOSENSINOAPRENDIZAGEMCOSMIC RAYSTEACHINGLEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABCOrientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF, 2019.Esta dissertação aborda a construção de conteúdo educacional formal em plataforma digital, tendo a participação dos alunos como sujeitos da cultura digital, apresentando as relações entre os Raios Cósmicos (RC) e a origem da vida. Consideramos essa a possibilidade de estímulo aos estudantes de ensino médio para que tenham contato com a física de partículas e RC, incitando-os a questionar se os raios cósmicos contribuem para a origem da vida na Terra. A partir de uma perspectiva histórica para a evolução da vida na Terra, apresentamos os principais processos com os quais os raios cósmicos interagem em sistemas biológicos, causando danos reparáveis ou irreparáveis às moléculas de DNA, alterando suas funcionalidades que, se transmitidas para as próximas gerações, desencadeiam mutações. Os resultados esperados são inicialmente produzir um documento mais próximo do contexto dos estudantes do ensino médio e posteriormente estudar os impactos desse produto em seu processo de aprendizagem.This dissertation addresses the development of formal educational content in a digital platform, with the participation of students as subjects of digital culture, presenting the relations between Cosmic Rays (CRs) and the origin of life. We consider this the possibility as stimulating for high school students, having contact with particle physics and CRs, prompting them to question whether CRs contribute to the origin of life on Earth. From a historical perspective for the evolution of life on Earth, we present the main processes with which CRs interact in biological systems, causing repairable or irreparable damage to DNA molecules, changing their functionalities that, if transmitted to the next generations, trigger mutations. The expected results are initially to produce a document closer to the context of high school students and then to study the impacts of this product on their learning process.Oliveira, Marcelo Augusto Leigui dePires, Marcelo Oliveira da CostaGurgel, IvãParra, Francisco Antonio2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358&midiaext=77543http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358&midiaext=77544Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118358porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-05T12:58:33Zoai:BDTD:118358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-05T12:58:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
title |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
spellingShingle |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio Parra, Francisco Antonio RAIOS CÓSMICOS ENSINO APRENDIZAGEM COSMIC RAYS TEACHING LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
title_short |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
title_full |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
title_fullStr |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
title_sort |
Uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de raios cósmicos no ensino médio |
author |
Parra, Francisco Antonio |
author_facet |
Parra, Francisco Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo Augusto Leigui de Pires, Marcelo Oliveira da Costa Gurgel, Ivã |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parra, Francisco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RAIOS CÓSMICOS ENSINO APRENDIZAGEM COSMIC RAYS TEACHING LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
topic |
RAIOS CÓSMICOS ENSINO APRENDIZAGEM COSMIC RAYS TEACHING LEARNING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de Oliveira |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358&midiaext=77543 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118358&midiaext=77544 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 161 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263949193281536 |