Perspectiva do docente de Ensino Fundamental de escolas da zona leste de São Paulo sobre a iconografia canônica da evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patricia da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103777
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Charles Morphy D. Santos
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spelling Perspectiva do docente de Ensino Fundamental de escolas da zona leste de São Paulo sobre a iconografia canônica da evoluçãoEVOLUÇÃOCIÊNCIA - ESTUDO E ENSINOICONOGRAFIA CANÔNICAEVOLUTIONSCIENCE EDUCATIONCANONICAL ICONOGRAPHYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Charles Morphy D. SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2016.A teoria da evolução é um dos pilares do ensino de ciências naturais. Mau uso ou má interpretação de teorias científicas pode gerar danos sociais consideráveis, como aconteceu diversas vezes no século XX, seja pela defesa de princípios de eugenia aplicados à sociedade ou pela adoção do racismo como norma social. Atualmente, assuntos como família nuclear, homossexualidade e xenofobia tornam cada vez mais necessários a compreensão da teoria evolutiva, a fim de evitar que o injustificável seja justificado pela interpretação equivocada da ciência. Acreditamos que a difundida iconografia canônica da teoria da evolução (a fila de hominídeos "em progresso") tem forte influencia na percepção de docentes, discentes e mesmo do público leigo não especializado. A proposta central deste trabalho é verificar se a iconografia canônica da evolução afeta a percepção dos educadores quanto à teoria da evolução, e dessa forma, se influencia na visão de mundo deles. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa (exploratória) e qualitativa. Na pesquisa quantitativa exploratória foi utilizada uma enquete, disponibilizada online, com nove questões para as quais a resposta era binária. Participaram professores de qualquer área e nível de ensino e estudantes do ensino superior, resultando na participação de 125 voluntários, distribuídos geograficamente na Grande São Paulo. Destes, 81,5% são estudantes. Aproximadamente 80% dos voluntários parecem compreender a teoria da evolução, a despeito de alguma confusão sobre a interpretação da evolução humana e a importância dada à "marcha dos hominídeos" como forma de divulgação cientifica da teoria. Os resultados da pesquisa exploratória direcionaram a pesquisa qualitativa final, que contou com a participação de dezoito docentes de ensino fundamental da rede municipal de ensino, em escolas localizadas na zona leste da capital. A pesquisa foi composta por seis questões abertas. Num quadro geral, nota-se que a compreensão acerca da teoria da evolução é bastante superficial e que a iconografia canônica da evolução parece de fato ajudar na perpetuação da ideia de superioridade entre as espécies, tendo o homem como o cume da evolução. Analisando os dois grupos de docentes que responderam à pesquisa, podemos constatar que a interdisciplinaridade não se faz presente (ou é muito tênue), faltando aos docentes de ciências a compreensão mais ampla do contexto histórico no qual as teorias se inserem; aos demais docentes, faltam noções científicas menos calcadas no senso comum. Realizou-se levantamento histórico acerca da teoria da evolução e imagens que representam esta perspectiva ao longo dos séculos. É bastante claro a crença na superioridade humana estabelecida desde a Grécia Antiga e perpetuada ao longo da história, sendo justificada através de teorias pseudo-científicas, mesmo após a Teoria da Evolução definida por Darwin e Wallace. Foi realizado levantamento histórico sobre teorias raciais e eugenia, bem como a busca de imagens atuais que difundem a iconografia supracitada. Como corolário, pode-se dizer que uma sociedade humana estabelecida com a percepção de superioridade sobre outros seres vivos provavelmente continuará explorando demasiadamente os recursos naturais e humanos, justificando esse comportamento através de argumentos pseudocientíficos.The theory of evolution is one of the pillars for teaching natural sciences. The misinterpretation or misuse of scientific theories can generate considerable social harm, as happened several times in the twentieth century, either by the defense of eugenic principles applied to the company or the adoption of racism as a social norm. Nowadays, issues such as the nuclear family, homosexuality and xenophobia has made increasingly necessary the understanding of the evolutionary theory in order to prevent the unjustifiable to be justified by the misinterpretation of science. We believe that the widespread canonical iconography of evolutionary theory (the line of hominids "in progress") has strong influence on the perception of teachers, students and even of the lay public. The central purpose of this study is to verify that the canonical iconography of evolution affects the perception of educators as the theory of evolution, and thus it influences their worldview. The methodology consists of bibliographic research, quantitative (exploratory) and qualitative research. In the exploratory quantitative research a survey was used, available online, with nine questions with binary answers. Teachers in any area and level of education and higher education students have participated, resulting in the attending of 125 volunteers, distributed geographically in the Greater São Paulo area, of witch 81.5% are students. Approximately 80% of the volunteers seem to understand the theory of evolution, despite some confusion over the interpretation of human evolution and the importance given to "march of hominids" as a means of scientific dissemination of the theory. The exploratory research results conducted the qualitative final research that included the participation of eighteen teachers from municipal school system of the capital's eastern area. In a general context, it is noted that the understanding of the theory of evolution is quite shallow and the canonical iconography of evolution does seem to help in perpetuating the idea of superiority among species, with man as the pinnacle of evolution. Analyzing the two groups of teachers who attended to the survey, we noted that interdisciplinarity is not present (or is very tenuous), missing the science teachers to broader understanding of the historical context in which theories are inserted; the other teachers lack in scientific notions less based on common sense. It was conducted an historical survey about the theory of evolution and images representing this perspective over the centuries. It is quite clear the belief in human superiority established since ancient Greece and perpetuated throughout history, being justified by pseudo-scientific theories, even after the theory of evolution defined by Darwin and Wallace. It was also conducted an historical survey on racial and eugenic theories and the search for current images diffusing the above iconography. As a corollary, it can be said that a human society established with the perception of superiority over other living beings will probably continue to over explore the natural and human resources, justifying this behavior by pseudoscientific arguments.Santos, Charles Morphy Dias dosMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposSilva, Rosana Louro FerreiraSantos, Patricia da Silva2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf92 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103777http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103777&midiaext=73259http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103777&midiaext=76337http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103777&midiaext=73260Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103777porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-12T15:04:03Zoai:BDTD:103777Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-02-12T15:04:03Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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