Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Andreia Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato
id UFBC_74e134792dfc67345eae477d5928c5ec
oai_identifier_str oai:BDTD:110377
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professoresAQUECIMENTO GLOBALCONTROVÉRSIAS CIENTÍFICASHISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTEFORMAÇÃO DE PROFESSORESGLOBAL WARMINGSCIENTIFIC CONTROVERSIESHISTORIOGRAPHY AND HISTORY OF THE PRESENT TIMETEACHER TRAININGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello ForatoCoorientador: Prof. Dr. Hélio Bonini VianaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.A fé cega na ciência e no método científico que geralmente é presente no imaginário e no ideário das pessoas é resultado de como foi construída a visão do conhecimento científico na sociedade. A teoria do Aquecimento Global antropogênico, que é um dos temas mais discutidos na atualidade e é largamente divulgado pelos meios de comunicação, é um exemplo da imposição de neutralidade científica, como também da propagação de uma visão ingênua de um método científico infalível. Nesse sentido, um caminho interessante para ajudar a desmistificar essas visões é levar debates para as escolas e meios de comunicações com enfoques adequados sobre as controvérsias sociocientíficas. Para isso, trabalhamos nessa pesquisa sobre aspectos de controvérsias em torno do Aquecimento Global antropogênico ao longo do século XX. A narrativa histórica que escolhemos nos propiciou perceber que não há consenso na comunidade científica sobre quais as possíveis causas e consequências do aquecimento global, o que torna o tema controverso entre os pesquisadores da área. Adotamos a perspectiva teórico-metodológica da historiografia contextual, bem como o apoio da história do tempo presente, que nos permitiu trazer elementos (políticos, econômicos e científicos) que se configuraram nas contendas científicas em torno da temática aqui apresentada. Desse modo, o objetivo central deste trabalho foi discutir o enfoque dessas controvérsias em torno do aquecimento global antropogênico, mediante uma perspectiva historiográfica. O tema torna-se relevante para a formação de professores, tanto pelos conhecimentos científicos mobilizados, bem como sobre aspectos da prática científica que contextualiza. Como resultado dessa pesquisa apresentamos um texto histórico, e algumas reflexões sobre seu uso na sala de aula, buscando assim oferecer um apoio ao formador de professores.The blind faith in the science and in the scientific method that is usually present in the imaginary and in the principle of people is a outcome of how the vision of scientific knowledge was constructed in the society. The anthropogenic Global Warming theory, which is one of the most discussed issues nowadays and is widely disseminated by the media, is an example of the imposition of scientific neutrality, as well as of the propagation of a naive view of an infallible scientific method. In this sense, an interesting way to help demystify these visions is to bring debates to schools and media with adequate focus about the socio-scientific controversies. For this, we work on this research on aspects of controversies around anthropogenic Global Warming throughout the twentieth century. The historical narrative we chose propitiated us to perceive that there is no consensus in the scientific community about what are the possible causes and consequences of global warming, which makes the issue controversial among researchers in the area. We adopted the theoretical-methodological perspective of contextual historiography, as well as the support of the history of the present time, which allowed us to bring elements (political, economic and scientific) that were configured in the scientific disputes around the theme presented here. Thus, the central objective of this work was to discuss the focus of these controversies around the anthropogenic global warming, through a historiographical perspective. The theme becomes relevant for the training of teachers, both by the scientific knowledge mobilized, as well as on aspects of the scientific practice that contextualizes. As a result of this research we present a historical text and some reflections on its use in the classroom, thus seeking to offer support to the teacher trainer.Forato, Thaís Cyrino de MelloViana, Hélio BoniniWatanabe, GiselleMartorano, Simone Alves de AssisAndrade, Andreia Melo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377&midiaext=75958http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377&midiaext=75959Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110377porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T12:16:33Zoai:BDTD:110377Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-24T12:16:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
title Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
spellingShingle Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
Andrade, Andreia Melo
AQUECIMENTO GLOBAL
CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS
HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GLOBAL WARMING
SCIENTIFIC CONTROVERSIES
HISTORIOGRAPHY AND HISTORY OF THE PRESENT TIME
TEACHER TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
title_full Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
title_fullStr Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
title_full_unstemmed Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
title_sort Controvérsias científicas acerca do aquecimento global no século XX : uma abordagem histórica de apoio para a formação de professores
author Andrade, Andreia Melo
author_facet Andrade, Andreia Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forato, Thaís Cyrino de Mello
Viana, Hélio Bonini
Watanabe, Giselle
Martorano, Simone Alves de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Andreia Melo
dc.subject.por.fl_str_mv AQUECIMENTO GLOBAL
CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS
HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GLOBAL WARMING
SCIENTIFIC CONTROVERSIES
HISTORIOGRAPHY AND HISTORY OF THE PRESENT TIME
TEACHER TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic AQUECIMENTO GLOBAL
CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS
HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GLOBAL WARMING
SCIENTIFIC CONTROVERSIES
HISTORIOGRAPHY AND HISTORY OF THE PRESENT TIME
TEACHER TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Thaís Cyrino de Mello Forato
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377&midiaext=75958
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110377&midiaext=75959
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
149 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502101122056192