Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo Gouveia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha
id UFBC_77371bed826c0a921748886458fe9c38
oai_identifier_str oai:BDTD:118858
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituaisTEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAISESQUEMAS COLETIVOSESQUEMAS NÃO COLETIVOSTAREFAS EM QUÍMICA ORGÂNICATHEORY OF CONCEPTUAL FIELDSCOLLECTIVE SCHEMESNON-COLLECTIVE SCHEMASTASKS IN ORGANIC CHEMISTRYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues CunhaCoorientador: Prof. Dr. Marco Antonio Bueno FilhoTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, Santo André, 2018.O presente trabalho descreve investigação sobre o papel da Motivação Extrínseca e Intrínseca frente à aprendizagem em Química Orgânica em estudantes de graduação resolvendo tarefas em grupo. A pesquisa descreve também a influência da motivação sobre a tríade SIR, proposta por Gerard Vergnaud. A coleta de dados ocorreu durante o oferecimento da disciplina Funções e Reações Orgânicas (2º quadrimestre/2016) na Universidade Federal do ABC. Uma das situações integrantes à disciplina foi a tarefa intitulada como Minha Molécula Preferida (MMP), que teve andamento de forma paralela às aulas. O foco central desta tarefa foi o de construir coletivamente investigação sobre o contexto histórico, influência na sociedade e fornecimento de pelo menos 2 etapas de síntese envolvendo uma molécula-alvo, previamente selecionada pela equipe de professores e monitores responsáveis pela disciplina. 23 moléculas foram oferecidas aos estudantes e 23 grupos foram formalizados. Ao final da disciplina, os(as) estudantes deveriam apresentar um pôster com respectiva avaliação de professores especialistas em Química Orgânica. Cada grupo atuante, trabalhou com a orientação de tutores elencados pelo professor responsável. Ao todo, 7 grupos foram analisados (n=35). A coleta de dados ocorreu durante os encontros de tutoria, apresentação final dos(as) estudantes e também em entrevistas com os(as) estudantes após o término da disciplina. A análise de dados contou com registros audiovisuais e notas de campo que balizaram a Análise Textual Discursiva e também com um instrumento em escala Likert seguido de Pesquisa Qualitativa Consensual (CQR). Subsidiaram a análise de dados a Teoria dos Campos Conceituais e a Teoria da Autodeterminação. Como resultados, concluiu-se que os aspectos motivacionais influenciam no estilo de enfrentamento de problemas pelos(as) estudantes no campo da estrutura e reatividade de compostos orgânicos. Os dados revelaram que um perfil motivacional próximo a Motivação Intrínseca garante melhores rotinas de trabalho, integração em grupo e cumprimento das tarefas obrigatórias, coadunando com um esquema coletivo. Em contraste, o perfil motivacional díspares da Motivação Intrínseca leva a condutas isoladas por integrantes de um determinado grupo, causando muitas vezes, problemas de caráter conceitual e também no quesito cumprimento das atividades obrigatórias.The present work describes research on the role of Extrinsic and Intrinsic Motivation in Organic Chemistry learning in undergraduate students solving group tasks. The research also describes the influence of motivation on the SIR triad, proposed by Gerard Vergnaud. The data collection took place during the offering of the discipline Functions and Organic Reactions (2nd quarter / 2016) at the Federal University of ABC. One of the situations that were part of the discipline was the task entitled My Preferred Molecule (MMP), which was carried out in parallel with the classes. The central focus of this task was to collectively construct research on the historical context, influence in society and provide at least 2 stages of synthesis involving a target molecule, previously selected by the team of teachers and monitors responsible for the discipline. 23 molecules were offered to students and 23 groups were formalized. At the end of the course, the students should present a poster with their respective evaluation of professors specialized in Organic Chemistry. Each working group worked with the guidance of tutors listed by the responsible teacher. In all, 7 groups were analyzed (n = 35). The data collection took place during the mentoring meetings, the final presentation of the students and also in interviews with the students after the end of the course. Data analysis included audio-visual records and field notes that marked the Discursive Textual Analysis and also with a Likert-scale instrument followed by Consensual Qualitative Research (CQR). They subsidized the analysis of data the Theory of Conceptual Fields and the Theory of Self-determination. As results, it was concluded that the motivational aspects influence the students' style of coping with problems in the structure and reactivity of organic compounds. The data revealed that a motivational profile close to Intrinsic Motivation guarantees better work routines, group integration and fulfillment of the obligatory tasks, in accordance with a collective scheme. In contrast, the disparate motivational profile of Intrinsic Motivation leads to isolated behaviors by members of a particular group, often causing problems of a conceptual nature and also in the fulfillment of mandatory activities.Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira RodriguesBueno Filho, Marco AntonioNovais, Robson MacedoMartorano, Simone Alves de AssisMarcondes, Maria Eunice RibeiroCorreia, Paulo Rogerio MirandaNascimento, Marcelo Gouveia2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf266 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858&midiaext=77723http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858&midiaext=77724Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118858porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T10:54:46Zoai:BDTD:118858Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-11-21T10:54:46Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
title Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
spellingShingle Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
Nascimento, Marcelo Gouveia
TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
ESQUEMAS COLETIVOS
ESQUEMAS NÃO COLETIVOS
TAREFAS EM QUÍMICA ORGÂNICA
THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS
COLLECTIVE SCHEMES
NON-COLLECTIVE SCHEMAS
TASKS IN ORGANIC CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
title_short Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
title_full Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
title_fullStr Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
title_full_unstemmed Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
title_sort Perfil motivacional e o desenvolvimento de esquemas coletivos por estudantes de química orgânica sob a luz da teoria dos campos conceituais
author Nascimento, Marcelo Gouveia
author_facet Nascimento, Marcelo Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues
Bueno Filho, Marco Antonio
Novais, Robson Macedo
Martorano, Simone Alves de Assis
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Correia, Paulo Rogerio Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marcelo Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
ESQUEMAS COLETIVOS
ESQUEMAS NÃO COLETIVOS
TAREFAS EM QUÍMICA ORGÂNICA
THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS
COLLECTIVE SCHEMES
NON-COLLECTIVE SCHEMAS
TASKS IN ORGANIC CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
topic TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
ESQUEMAS COLETIVOS
ESQUEMAS NÃO COLETIVOS
TAREFAS EM QUÍMICA ORGÂNICA
THEORY OF CONCEPTUAL FIELDS
COLLECTIVE SCHEMES
NON-COLLECTIVE SCHEMAS
TASKS IN ORGANIC CHEMISTRY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858&midiaext=77723
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118858&midiaext=77724
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
266 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502104082186240