Biocombustíveis em mídias sociais : uma análise do primeiro triênio do Plano Paulista de Energia - PPE 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Max Leandro de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76525
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudio Luis de Camargo Penteado.
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spelling Biocombustíveis em mídias sociais : uma análise do primeiro triênio do Plano Paulista de Energia - PPE 2020BIOCOMBUSTÍVEISMÍDIAS SOCIAISPOLÍTICAS PÚBLICASBIOFUELSSOCIAL MEDIAPOLICIESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Claudio Luis de Camargo Penteado.Tese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Energia, 2014.Nos últimos anos, o aumento do consumo de energia no Brasil coloca na agenda de debates a definição de políticas públicas de promoção do uso de fontes de energias renováveis, como os biocombustíveis, que contribuem para a diminuição de emissão de poluentes e dinamizam as matrizes energéticas nacionais. Dessa forma, é importante que essas políticas públicas cheguem ao conhecimento da sociedade civil através de divulgação, uma vez que será possível, dentre outras benesses, uma maior conscientização por parte da população e um significativo acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Para divulgar as políticas e as informações relacionadas a biocombustíveis, os estados brasileiros, dentre os quais São Paulo, utilizam diversos meios, em especial a internet e as mídias socais. Tendo em vista o contexto apresentado, a pesquisa tem por objetivo avaliar o uso de mídias sociais para a divulgação de informações sobre biocombustíveis no primeiro triênio do Plano Paulista de Energia - PPE 2020. O estudo é uma netnografia exploratória e descritiva, realizada a partir de uma abordagem de métodos mistos. A princípio, foi desenvolvida uma pesquisa sobre as formas de divulgação de informações acerca de biocombustíveis propostas pelo estado de São Paulo na internet. Em seguida, focou-se na utilização de mídias sociais pela Secretaria de Energia do estado de São Paulo, responsável pelo Plano Paulista de Energia. Nessa Secretaria, foi efetivada a análise de uma mídia específica, o Facebook, com o intuito de mostrar a estrutura de socialização de informações referentes a biocombustíveis. Posteriormente, a fim de construir um modelo de avaliação de mídias sociais, fez-se um comparativo a respeito do emprego de mídias sociais por parte de governos dos estados brasileiros. Com os dados da comparação foi possível a construção do modelo de avaliação de mídias sociais e a aplicação na Secretaria de Energia do estado de São Paulo e na Iowa Economic Develeopment Authority, que tem como função preocupar-se com a gestão governamental de ações ligadas a biocombustíveis no estado norte-americano de Iowa (principal produtor de biocombustíveis dos Estados Unidos). Dentre os principais resultados obtidos, é posto que a Secretaria de Energia é a mais importante disseminadora de informações relativas a biocombustíveis na esfera pública do estado de São Paulo; a quantidade de informações que aludem a biocombustíveis nas mídias sociais da Secretaria é baixa, se comparada com a quantidade geral de informações divulgadas; ao se analisar o Facebook da Secretaria, percebeu-se que existe um grande potencial de aproveitamento da expansão e do alcance das informações divulgadas, mediante compartimentos realizados pelos perfis que acompanham as postagens na mídia oficial; não existe um padrão fixo no uso das mídias sociais, variando de estado para estado e dentro das próprias regiões geográficas; ao aplicar o modelo de avaliação no estado brasileiro com maior produção de biocombustíveis líquidos (São Paulo), com o equivalente norte-americano (Iowa), ficou evidente uma maior utilização no estado norte-americano. Por fim, o estudo conclui que o uso de mídias sociais para a divulgação de informações que destacam biocombustíveis no primeiro triênio do Plano Paulista de Energia - PPE 2020 ainda ocorre de forma limitada, evidenciando que a utilização de mídias sociais pode dar visibilidade à divulgação, sendo necessário mais acompanhamento e avaliação.The increase in energy consumption in Brazil in recent years calls into question the definition of public policies to promote the use of renewable energies such as biofuels. Biofuels contribute to the reduction of emissions and streamline the energy matrix of the country. It is important that those policies to the attention of civil society through outreach to increase awareness and monitoring the use of public resources. The state of São Paulo and other Brazilian states use the internet and these social media, among other means, to disseminate information and public policies related to biofuels. Given the context presented, the research aims to evaluate the use of social media to disseminate information about biofuels in the first three years of the São Paulo State Energy Plan - PPE 2020 The study is an exploratory and descriptive netnography accomplished through an approach mixed methods. The principle research on ways to disseminate information on biofuels made by the state of São Paulo on the Internet was developed. Then the use of social media by the Department of Energy of the State of São Paulo has been studied, department responsible for the São Paulo State Energy Plan. In department analysis of Facebook to introduce structure sharing of information on biofuels was held. This was followed by a comparative on the use of social media by governments of states. With the data of the comparison was possible construction of the evaluation of social media model and applying the Department of Energy of the State of São Paulo, and Development Iowa Economic Authority which is responsible for the management of government actions related to biofuels in the American state of Iowa (main producer of biofuels in the United States). Among the main results is presented that the Department of Energy is the main disseminator of information about biofuels in the public sphere of the state of São Paulo; the amount of information about biofuels in social media the department is low compared to the overall amount of information disclosed; when analyzing department¿s Facebook was realized that there is great potential for expanding the use and extent of information through magazines, made by profiles that accompany posts on the official media; there is no fixed pattern in the use of social media, varying from state to state, and within their own geographic regions; to apply the evaluation model in the Brazilian state with the largest production of liquid biofuels (São Paulo) with the American equivalent (Iowa) became apparent greater use in the American state. Finally, the study concludes that the use of social media to disseminate information about biofuels in the first three years of the São Paulo State Energy Plan - PPE 2020 also occurs to a limited extent, indicating that the use of social media can give visibility to the disclosure and need more monitoring and evaluation.Penteado, Claudio Luis de CamargoMartins, GilbertoChinellato, Anne CristineAraújo, Rafael de Paula AguiarSegurado, RosemaryBrito, Max Leandro de Araújo2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf169 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76525http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76525&midiaext=69617http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76525&midiaext=69618Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76525porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T15:58:15Zoai:BDTD:76525Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-22T15:58:15Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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