Gestão ambiental nos trechos oeste, sul e norte do rodoanel Mario Covas, São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111339 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Kátia Canil |
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Gestão ambiental nos trechos oeste, sul e norte do rodoanel Mario Covas, São PauloGESTÃO AMBIENTALRODOANEL MARIO COVASPROGRAMAS AMBIENTAISAVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTALAVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICAENVIRONMENTAL MANAGEMENTMARIO COVAS ROADENVIRONMENTAL PROGRAMSENVIRONMENTAL IMPACT ASSESSMENTSTRATEGIC IMPACT ASSESSMENTPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL - UFABCOrientadora: Profª. Drª. Kátia CanilDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Santo André, 2018.A Avaliação de Impacto Ambiental ¿ AIA é aplicada para antecipar os impactos socioambientais potenciais da implantação de empreendimentos, possibilitando reduzir ao máximo seus efeitos negativos e potencializar os positivos decorrentes desta implantação. No Brasil, esta avaliação está atrelada a um processo de licenciamento ambiental que se inicia na apresentação de estudos ambientais, os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) para os empreendimentos impactantes, até a operação ou funcionamento deles. Para mitigação, monitoramento e compensação de impactos socioambientais negativos, bem como potencialização de impactos positivos são propostas medidas e programas ambientais, agrupados num documento denominado Plano Básico Ambiental (PBA). Adotando como estudo de caso, o empreendimento rodoviário Rodoanel Mário Covas, situado na Região Metropolitana de São Paulo, SP apresenta-se uma análise crítica da gestão ambiental dos programas específicos da fase de sua instalação, comparando a evolução do processo, uma vez que a implantação vem sendo realizada por trechos, há pouco mais de duas décadas. Apesar de ser uma única rodovia, os estudos ambientais, os processos de obtenção de licenças ambientais, bem como a construção e a gestão foram de forma independente e por trechos Oeste, Sul, Leste, já concluídos, e Norte, em construção. O procedimento metodológico para a realização da pesquisa consistiu basicamente na pesquisa documental dos registros de acompanhamento dos programas ambientais dos trechos do Rodoanel, comparando-os entre si, além de entrevistas com tomadores de decisão nas ações de interesse do objeto de pesquisa, com vistas à análise da gestão ambiental praticada ao longo do período das obras.The Environmental Impact Assessment (AIA) is applied to anticipate potential socioenvironmental impacts from implementation of projects, making it possible to reduce to the maximum their negative effects and to potentiate the positive results of the project. In Brazil, this evaluation is linked to an environmental licensing process that begins with the presentation of environmental studies - Environmental Impact Studies (EIA) - for impacting projects, from their operation. For mitigation, monitoring and compensation of negative socioenvironmental impacts, as well as potentialization of positive impacts are proposed environmental measures and programs, which is part of a document called Basic Environmental Plan (PBA). In this research, it is considered a study case to discuss about this question: Rodoanel Mário Covas ¿ it is highway project, located in the Metropolitan Region of São Paulo, SP. It presents a critical analysis of the environmental management of the specific programs of the installation phase, comparing the evolution of the process, since the implantation has been carried out for stretches, just over two decades up to now. Despite of it is a single highway, the environmental studies, the processes of obtaining environmental licenses, as well as the construction and the management were performed by stretches (West, South, East, already completed, and North, in construction). The methodological procedure for carrying out the research consisted basically of documentary research of the environmental monitoring programs of the Rodoanel stretches, comparing them among themselves, as well as interviews with decision-makers in the actions of interest to the research object, with a view to analysis of the environmental management practiced in the period of construction.Canil, KátiaHamburger, Diana SaritaMoretti, Ricardo de SousaPagliarani, Fabíola Sacchielle2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111339http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111339&midiaext=76571http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111339&midiaext=76570Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111339porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T16:59:09Zoai:BDTD:111339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-25T16:59:09Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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