Identificação de zonas de recarga pública para veículos elétricos em áreas urbanas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
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Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Joel David Melo Trujillo |
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Identificação de zonas de recarga pública para veículos elétricos em áreas urbanasVEÍCULOS ELÉTRICOSZONA DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOSELECTRIC VEHICLEELECTRIC VEHICLE RECHARGING ZONEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Joel David Melo TrujilloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Santo André, 2021.Nos últimos anos, nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, se tem notado um aumento na penetração de veículos elétricos nas áreas urbanas. Dada essa penetração nas cidades, encontrar zonas para a instalação de uma infraestrutura de recarga se tornou uma necessidade. Portanto, devido às demandas de recarga dos veículos elétricos, os agentes envolvidos na difusão de veículos elétricos devem construir estações de recarga, possibilitando que cada veículo elétrico possa encontrar estações disponíveis dentro de suas viagens. Neste trabalho se propõe uma metodologia para identificar zonas de recarga pública nas principais avenidas e ruas das áreas urbanas, considerando a dispersão espacial dos motoristas de veículos elétricos e seus padrões de viagens urbanas. A identificação dos centroides de zonas recarga é formulado como um problema das p-medianas, sendo resolvido pelo algoritmo de Teitz-Bart para fornecer uma maior cobertura às demandas de recarga elétrica dentro das extensas áreas urbanas. A partir desses centroides é criado circunferências para representar zonas de recarga e calcular a demanda elétrica coincidente dentro de cada zonas de recarga. A metodologia proposta foi aplicada na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, para encontrar a distribuição espacial de zonas de recarga pública, considerando seis cenários prospectivos de penetração global de veículos elétricos. Os resultados da alocação dos centroides das zonas de recarga para essa cidade foram confrontados com a alocação realizada por um software comercial de geoprocessamento. Tal confrontação mostra que a proposta determina uma distribuição espacial dessas zonas com menores valores de demanda máxima coincidente por estação para atender a mesma quantidade de veículos elétricos em cada cenário prospectivo analisado. Valores baixos dessa demanda podem permitir menos investimentos para a conexão das futuras estações de recarga com a rede elétrica. A metodologia proposta pode auxiliar os agentes envolvidos na difusão de mobilidade elétrica, encontrando zonas de recarga pública mais próximas dos locais de maior demanda de recarga por parte dos donos de veículos elétricos.In recent years, in developed and developing countries, such as Brazil, there has been an increase in the penetration of electric vehicles in urban areas. Given this penetration in cities, finding places to install a charging infrastructure has become a necessity. Therefore, due to the charging demands of electric vehicles, agents involved in the diffusion of electric vehicles must build charging stations, enabling each electric vehicle to find stations available within its journeys. This work proposes a methodology to identify public charging zones in the main avenues and streets of urban areas, considering the spatial dispersion of electric vehicle buyers and their urban travel patterns. The identification of the charge zone centroids is formulated as a p-median problem, being solved by the Teitz-Bart algorithm to provide more excellent coverage to the electrical recharge demands within extensive urban areas. From these centroids, circles are created to represent recharge zones and calculate the coincident electrical demand within each recharge zone. The proposed methodology was applied in Salvador, the capital of Bahia, to find the spatial distribution of public recharge zones, considering six prospective scenarios of the global penetration of electric vehicles. The allocation of the centroids of the recharge zones for that city was compared with the solution determined by commercial geoprocessing software. Such confrontation shows that the proposal determines a spatial distribution of these zones with smaller values of maximum coincident demand per station to supply the electric vehicles in each analyzed prospective scenario. Low values of this demand may allow less investment for connecting future charging stations to the electricity grid. The proposed methodology can help agents involved in disseminating electric mobility, finding public charging zones closer to the places with the most significant demand for charging by the owners of electric vehicles.Trujillo, Joel David MeloBelati, Edmarcio AntonioArioli, Fernanda Caseño TrindadeFaustino, Fausta Joaquim2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf90 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122512http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122512&midiaext=79960http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122512&midiaext=79959Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122512porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T10:11:34Zoai:BDTD:122512Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-07-01T10:11:34Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
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