Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonsales, Talita Anzei
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126308
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Francisco De Assis Comaru
id UFBC_8db3c3346cb7647b6b168ffe01f8ba8f
oai_identifier_str oai:BDTD:126308
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporâneaREMOÇÃO FORÇADAPAPEL PÚBLICO DA UNIVERSIDADEPESQUISA-AÇÃORESISTÊNCIASFORCED EVICTIONSPUBLIC ROLE OF UNIVERSITYRESEARCH-ACTIONRESISTANCEPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIOOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Francisco De Assis ComaruTese (doutorado ) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Planejamento E Gestão Do Território. São Bernardo do Campo, 2023Nos últimos anos temos observado o aumento do número de grupos acadêmicos que têm atuado junto a grupos ameaçados de remoção por meio de projetos de extensão ou de pesquisa-ação. Esses grupos têm trabalhado no sentido de compor redes de resistência e solidariedade às famílias atingidas e operam a partir da mobilização de instrumentos do planejamento urbano convencional e contra-hegemônico, com o propósito de construir contra-narrativas de luta por uma permanência qualificada dessas famílias. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar criticamente o papel dos grupos acadêmicos nos processos de luta pela resistência de famílias ameaçadas de remoção, questionando como esses grupos operam e qual sua contribuição nesses processos. Para isso, a tese utilizou a abordagem metodológica da pesquisa-ação e dos princípios da educação popular, por meio da análise de três casos selecionados, nos quais a autora acompanhou nos últimos anos. A análise sobre as três experiências mostra que mobilizar instrumentos do planejamento não impede, necessariamente, que remoções aconteçam, mas contribui para alcançar vitórias parciais fundamentais. Além disso, possibilita que a construção de instrumentos de luta não se resuma a discussão sobre a produção do espaço urbano, mas também sobre a construção de autonomia e de empoderamento, propondo outras formas de pensar e intervir na cidade. Por fim, nota-se que esses processos transformam também os próprios grupos acadêmicos que, ao acompanhar e intervir com postura engajada, terminam, não apenas afetando, mas também sendo afetados e tensionando o papel da própria universidade.In recent years, we have observed an increase in the number of academic groups that have been working with those affected by forced eviction, through university extension programs or action research. These students have been working to build resistance and solidarity networks for the affected families. They operate by mobilizing conventional and counter-hegemonic urban planning tools with the purpose of building counter-narratives that fight for the viable permanence of these families. In this sense, the research aims to critically analyze the role of academic groups in the fight for resistance of families threatened by evictions by questioning how these groups operate and their contribution to these processes. For this, the thesis used the methodological approach of action research and the principles of popular education through the analysis of three selected cases the author has followed in recent years. The analysis of the three experiences shows that mobilizing planning tools does not necessarily prevent evictions from happening but contributes to achieving fundamental partial victories. Moreover, it allows the construction of fighting instruments that are not limited to the discussion about the production of urban space but also about the construction of autonomy and empowerment, proposing other ways of thinking and intervening in the city. Finally, it is noted that these processes also transform the academic groups themselves, which, by following and interfering with an engaged posture, end up not only affecting but also being affected and tensioning the role of the university itself.Comaru, Francisco de AssisAngileli, Cecilia Maria De Morais MachadoMoretti, Ricardo de SousaLeitão, Karina OliveiraRolnik, RaquelUniversidade Federal do ABCGonsales, Talita Anzei2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf244 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126308http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126308&midiaext=81176Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126308porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T08:35:37Zoai:BDTD:126308Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T08:35:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
title Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
spellingShingle Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
Gonsales, Talita Anzei
REMOÇÃO FORÇADA
PAPEL PÚBLICO DA UNIVERSIDADE
PESQUISA-AÇÃO
RESISTÊNCIAS
FORCED EVICTIONS
PUBLIC ROLE OF UNIVERSITY
RESEARCH-ACTION
RESISTANCE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
title_short Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
title_full Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
title_fullStr Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
title_full_unstemmed Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
title_sort Querem me tirar da minha casa! : o papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea
author Gonsales, Talita Anzei
author_facet Gonsales, Talita Anzei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Comaru, Francisco de Assis
Angileli, Cecilia Maria De Morais Machado
Moretti, Ricardo de Sousa
Leitão, Karina Oliveira
Rolnik, Raquel
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonsales, Talita Anzei
dc.subject.por.fl_str_mv REMOÇÃO FORÇADA
PAPEL PÚBLICO DA UNIVERSIDADE
PESQUISA-AÇÃO
RESISTÊNCIAS
FORCED EVICTIONS
PUBLIC ROLE OF UNIVERSITY
RESEARCH-ACTION
RESISTANCE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
topic REMOÇÃO FORÇADA
PAPEL PÚBLICO DA UNIVERSIDADE
PESQUISA-AÇÃO
RESISTÊNCIAS
FORCED EVICTIONS
PUBLIC ROLE OF UNIVERSITY
RESEARCH-ACTION
RESISTANCE
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Francisco De Assis Comaru
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126308
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126308&midiaext=81176
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
244 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263964580085760