A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cintia Mendonça Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim
id UFBC_a56030ea313e87cb5221f14f9abb4708
oai_identifier_str oai:BDTD:110390
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de físicaHISTÓRIA DA CIÊNCIAREVOLUÇÃO CIENTÍFICAPROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICAHISTORY OF SCIENCESCIENTIFIC REVOLUTIONDIDACTIC-METHODOLOGICAL PROPOSALPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Márcia Helena AlvimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2018.A presente pesquisa discute a inserção da História das Ciências (HC) no ensino de Física, como forma de promover um ambiente crítico e reflexivo, distante do ensino tradicional perpetuado na maioria das escolas, onde a ciência, de forma geral, é vista como a-histórica, composta por gênios e promotora do saber único e verdadeiro. Tendo em vista este panorama, apresentam-se algumas reflexões a respeito do distanciamento deste tipo de ensino, por meio de associações com a concepção bancária da educação, discutida por Paulo Freire. O objetivo principal dessa pesquisa é investigar a temática da Revolução Científica em aulas de Física do Ensino Médio, buscando elaborar, aplicar e analisar uma proposta didático-metodológica que inclua essa discussão na promoção da reflexão sobre a importância da HC no ensino. Esta pesquisa é caracterizada como pesquisa-ação e busca a interface da HC com o ensino de Física, a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos. A proposta didático-metodológica foi aplicada no 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino, localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde através da reflexão histórica acerca da Revolução Científica, com o uso de diferentes recursos pedagógicos, buscou-se promover situações de aprendizado nas quais se privilegiaram os momentos de discussão e produção escrita dos alunos sobre a temática. Por fim, os resultados obtidos da aplicação da proposta possibilitou identificar que a HC no ensino contribuiu para a promoção de ambientes de reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e, por consequência, mostrou-se um recurso promissor para o aprendizado científico dos alunos. Outra significativa contribuição refere-se a alguns elementos didáticos que levam ao aprimoramento das aulas e evidenciam a postura dos alunos diante das experiências compartilhadas em sala de aula.Traditional teaching promoted in most school¿s view science as an-historical, made up of geniuses and promoter of the unique and true knowledge. This research discusses how the insertion of History of Sciences (HC) in the teaching of Physics, promotes a critical and reflexive Education. This will be presented with some reflections on the importance of distancing traditional education, through the association with the banking concept of education discussed by Paulo Freire. The main objective of this research is to investigate the Scientific Revolution in High School Physics classes, seeking to elaborate, apply and analyze a didactic-methodology proposal that includes the promotion of reflections on the importance of HC in science teaching. The research is an action-research which interfaces the HC with the teaching of Physics, to contribute to the development of critical citizens. The didactic-methodological proposed was applied in the 1st year students of a private high school in São Bernardo do Campo, São Paulo. The historical reflection by the Scientific Revolution, with the use of different pedagogical resources, seek to developed learning situations by encouraging discussion and written production of students. The results highlighted that HC teaching contributed to the promotion of an environment for reflection and the development of science teaching. Consequently, proving to be a promising resource for student¿s scientific learning. Another important contribution refers to some didactic elements that lead to the improvement of classes, this situation was evidenced by the shared experiences in the classroom.Alvim, Márcia HelenaZanotello, MarceloHaddad, Thomás Augusto SantoroRocha, Cintia Mendonça Soares2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf115 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390&midiaext=75988http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390&midiaext=75987Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110390porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T10:28:52Zoai:BDTD:110390Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2018-10-25T10:28:52Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
title A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
spellingShingle A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
Rocha, Cintia Mendonça Soares
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA
HISTORY OF SCIENCE
SCIENTIFIC REVOLUTION
DIDACTIC-METHODOLOGICAL PROPOSAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
title_full A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
title_fullStr A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
title_full_unstemmed A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
title_sort A revolução científica como tema de reflexão crítica no ensino de física
author Rocha, Cintia Mendonça Soares
author_facet Rocha, Cintia Mendonça Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvim, Márcia Helena
Zanotello, Marcelo
Haddad, Thomás Augusto Santoro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cintia Mendonça Soares
dc.subject.por.fl_str_mv HISTÓRIA DA CIÊNCIA
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA
HISTORY OF SCIENCE
SCIENTIFIC REVOLUTION
DIDACTIC-METHODOLOGICAL PROPOSAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic HISTÓRIA DA CIÊNCIA
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA
HISTORY OF SCIENCE
SCIENTIFIC REVOLUTION
DIDACTIC-METHODOLOGICAL PROPOSAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Márcia Helena Alvim
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390&midiaext=75988
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110390&midiaext=75987
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=110390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
115 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502101155610624