Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonadio, Victor Carneiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Delmo Alves de Moura
id UFBC_a91a7e09a08e28189b5f1a1a64e5e9fd
oai_identifier_str oai:BDTD:111363
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdíciosMAPA DE FLUXO DE VALORESTRUTURAS ORGANIZACIONAISBUSINESS-TO-BUSINESSLEANDESPERDÍCIOSVALUE STREAM MAPORGANIZATIONAL STRUCTURESWASTESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Delmo Alves de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação, Santo André, 2018.O transporte aéreo é responsável por uma parcela significativa de toda a produção de riqueza no mundo. No caso do Brasil, apesar da aviação estar passando por profundas mudanças reflexo da crise econômica, existe um enorme potencial para a retomada de crescimento desse mercado, sobretudo quando se compara à quantidade de passageiros/habitante de mercados já consolidados, como os Estados Unidos. Entretanto, para crescer nesse mercado, é necessário que as companhias aéreas estejam preparadas para se adaptarem às novas dinâmicas e superarem os efeitos da economia no setor. Este presente trabalho apresenta um estudo de caso de uma empresa do segmento de transporte aéreo que no período de crise perdeu a liderança de mercado, e optou por reestruturar o departamento de vendas business-to-business (B2B) visando alcançar melhores resultados. Busca-se então identificar quais fatores levaram a empresa a perder essa liderança na ótica de seus clientes e propor uma forma para revisar os processos internos, eliminando desperdícios, para que a empresa retome seu posicionamento no mercado. Para isso, foram aplicados conceitos lean, com foco em serviços, para se levantar possíveis causas, identificando os fluxos internos do departamento de vendas a serem otimizados a fim de criar uma proposta de valor mais adequada ao cliente, indicando correções para cada tipo de desperdício mapeado.Air transport is responsible for a significant portion of all wealth production in the world. In the case of Brazil, although aviation is undergoing profound changes, reflecting the economic crisis, there is an enormous potential for the resumption of growth of this market, especially when comparing the number of passengers / inhabitant with already consolidated markets such as the United States. However, to grow in this market, airlines need to be prepared to adapt to new dynamics and overcome the effects of the economy in the industry. This paper presents a business case study of the an air transport segment company that in the period of crisis lost market leadership, and chose to restructure the business-to-business (B2B) sales department in order to achieve better results. It then seeks to identify which factors have led the company to lose this leadership from the perspective of its clients and propose a way to review the internal processes eliminating waste so that the company resume its position in the market. To do this lean concepts focused on services will be applied to raise possible causes, identifying the internal flows of the sales department to be optimized in order to create a proposal of value more appropriate to the client, indicating corrections for each type of waste mapped.Moura, Delmo Alves deFacó, Júlio Francisco BlumettiHilsdorf, Wilson de CastroBonadio, Victor Carneiro2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf101 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363&midiaext=76613http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363&midiaext=76614Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111363porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T10:59:13Zoai:BDTD:111363Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T10:59:13Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
title Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
spellingShingle Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
Bonadio, Victor Carneiro
MAPA DE FLUXO DE VALOR
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
BUSINESS-TO-BUSINESS
LEAN
DESPERDÍCIOS
VALUE STREAM MAP
ORGANIZATIONAL STRUCTURES
WASTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABC
title_short Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
title_full Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
title_fullStr Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
title_full_unstemmed Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
title_sort Fluxo de valor em um relacionamento B2B : um método para suportar mudanças organizacionais identificando potenciais desperdícios
author Bonadio, Victor Carneiro
author_facet Bonadio, Victor Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Delmo Alves de
Facó, Júlio Francisco Blumetti
Hilsdorf, Wilson de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonadio, Victor Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv MAPA DE FLUXO DE VALOR
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
BUSINESS-TO-BUSINESS
LEAN
DESPERDÍCIOS
VALUE STREAM MAP
ORGANIZATIONAL STRUCTURES
WASTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABC
topic MAPA DE FLUXO DE VALOR
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
BUSINESS-TO-BUSINESS
LEAN
DESPERDÍCIOS
VALUE STREAM MAP
ORGANIZATIONAL STRUCTURES
WASTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Delmo Alves de Moura
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363&midiaext=76613
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111363&midiaext=76614
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
101 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263947865784320