A comunicação pública no enfrentamento à desinformação : estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michel Carvalho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122530
Resumo: Orientador(a): Prof. Dr. Claudio Luis de Camargo Penteado
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spelling A comunicação pública no enfrentamento à desinformação : estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no FacebookCOMUNICAÇÃO PÚBLICADESINFORMAÇÃOPUBLIC COMMUNICATIONPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAISCONTRATO DE COMUNICAÇÃOPLATAFORMAS DE REDES SOCIAISSOCIAL NETWORKING PLATFORMSMISINFORMATIONCOMMUNICATION CONTRACTOrientador(a): Prof. Dr. Claudio Luis de Camargo PenteadoTese (doutorado ) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais. São Bernardo do Campo, 2021Esta pesquisa analisa a comunicação pública no enfrentamento ao problema da desinformação, focando nas estratégias discursivas do Senado Federal no Facebook e nas rupturas do contrato comunicacional estabelecido tacitamente entre esse parlamento e os cidadãos. O corpus de pesquisa é formado por quarenta e sete posts da fanpage do Senado, publicados entre 2013 e 2019, que versam predominantemente sobre desinformação e assemelhados semânticos (boatos, fake news, deep fakes e informações enganosas). O estudo fez uso da análise exploratória para esmiuçar a identidade social do Senado como sujeito comunicante. A partir dessa representação construída, utilizaram-se as técnicas da Teoria Semiolinguística do Discurso, calcada na obra de Patrick Charaudeau, para análise das publicações. Para examinar os comentários dos leitores do referido dispositivo comunicacional, adaptaram-se os procedimentos da análise de enquadramento. O trabalho discutiu os efeitos pretendidos (instrução, refutação e informação) pelo Senado no corpus selecionado, a partir dos seguintes eixos teóricos: a comunicação pública e suas dimensões (interesse público, institucional e política), a desinformação como problema público, o novo ecossistema comunicacional e os processos desintermediação e a democracia disruptiva. Ao final, verificou-se que a comunicação pública do Senado, ao se valer do conhecimento comum partilhado e o sistema de valores/crenças sobre o mundo em que atua, produz enunciados que buscam reforçar a sua imagem de instituição credível de informação pública, em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos leitores da fanpage em questão.This research examines public communication in addressing the problem of disinformation, focusing on the discourse strategies of the Federal Senate on Facebook and on the ruptures of the communication contract established tacitly between this parliament and the citizens. The research corpus consists of forty-seven posts on the Senate fanpage, published between 2013 and 2019, which deal predominantly with misinformation and similar semantics (rumors, fake news, deep fakes and misleading information). The study used exploratory analysis to scrutinize the Senate's social identity as a communicating subject. From this constructed representation, the techniques of the Semiolinguistic Theory of Discourse, based on the work of Patrick Charaudeau, were used to analyze the publications. In order to examine the comments of the readers of the said communication device, framework analysis procedures were adapted. The work discussed the intended effects (instruction, refutation and information) by the Senate in the selected corpus, based on the following theoretical axes: public communication and its dimensions (public, institutional and political interest), disinformation as a public problem, the new ecosystem communication and disintermediation processes and disruptive democracy. In the end, it was found that the Senate's public communication, by making use of shared common knowledge and the system of values / beliefs about the world in which it operates, produces statements that seek to reinforce its image as a credible public information institution, in contrast the non-recognition of authority by a significant part of the readers of the fanpage in question.Penteado, Claudio Luis de CamargoSilva, Sidney Jard daMartini, Mara RovidaBaldissera, RudimarGil, Patricia GuimarãesUniversidade Federal do ABCSilva, Michel Carvalho da2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf389 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122530http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122530&midiaext=79986http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122530&midiaext=79985Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122530porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T13:24:50Zoai:BDTD:122530Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-08-14T13:24:50Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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