Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi |
id |
UFBC_b55a544b8f94d6830a2c2b2d86373de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:102574 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científicaMATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINOINTERDISCIPLINARIDADEFORMAÇÃO CIENTÍFICAMATHEMATICSINTERDISCIPLINARITYSCIENTIFIC INSTRUCTIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Ana Keila Mosca PineziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, 2016.Esta pesquisa teve por objetivo compreender qual é o papel exercido pela Matemática, entendida do ponto de vista da Etnomatemática, na construção de um ambiente interdisciplinar de formação científica em Ecologia Teórica, a II Southern-Summer School on Mathematical Biology, realizada em 2013 no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita, IFT ¿ UNESP. Os dados obtidos a partir do método etnográfico foram analisados à luz da perspectiva de Bruno Latour acerca da produção do conhecimento científico. Os resultados apontam para um caráter híbrido desta escola de verão, entre a prática de ensino e a prática científica. A Matemática se faz está presente como uma língua que auxilia na comunicação entre os participantes, como um dispositivo de inscrição em constante reconstrução durante as atividades, e também como um recurso utilizado durante processos de translação e justaposição de documentos, engendrando assim um modo específico de interdisciplinaridade no âmbito de uma área emergente na pesquisa científica.This research aimed to understand the role of Mathematics, here viewed through the Ethnomathematics framework, in the construction of a interdisciplinary environment on Theoretical Ecology, the II Southern-Summer School on Mathematical Biology, set in 2013 by the Theoretical Physics Institute at the Sao Paulo State University, IFT ¿ UNESP. The data obtained with ethnographic method were analyzed from Bruno Latour¿s percspective on the scientific knowledge production process. The results point towards the hybrid nature of this summer school, between a teaching practice and a scientific practice. Mathematics is present as a language that helps the communication among participants, as an inscription device in constant reconsctruction during the activities, and also as a resource used during translation and documents juxtaposion processes, therefore engendering a specific form of interdisciplinarity in this emergent scientific field.Pinezi, Ana Keila MoscaCavalcante, Alexandre Soares2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf119 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574&midiaext=72761http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574&midiaext=72760Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=102574porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T17:53:33Zoai:BDTD:102574Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T17:53:33Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
title |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
spellingShingle |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica Cavalcante, Alexandre Soares MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE FORMAÇÃO CIENTÍFICA MATHEMATICS INTERDISCIPLINARITY SCIENTIFIC INSTRUCTION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
title_short |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
title_full |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
title_fullStr |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
title_full_unstemmed |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
title_sort |
Etnografando muitas matemáticas : usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente formação científica |
author |
Cavalcante, Alexandre Soares |
author_facet |
Cavalcante, Alexandre Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinezi, Ana Keila Mosca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Alexandre Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE FORMAÇÃO CIENTÍFICA MATHEMATICS INTERDISCIPLINARITY SCIENTIFIC INSTRUCTION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
topic |
MATEMÁTICA - ESTUDO E ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE FORMAÇÃO CIENTÍFICA MATHEMATICS INTERDISCIPLINARITY SCIENTIFIC INSTRUCTION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574&midiaext=72761 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102574&midiaext=72760 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=102574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 119 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263939373367296 |