A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvao, Natalia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124434
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Rafael Cava Mori
id UFBC_b70e8be753b1156e0761356c240b2dcb
oai_identifier_str oai:BDTD:124434
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalhoHISTÓRIA DA EDUCAÇÃODUALIDADE TÉCNICA-INTELECTOENSINO DE CIÊNCIASHISTORY OF EDUCATIONTECHNICAL-INTELLECTUAL DUALITYSCIENCE TEACHINGPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Rafael Cava MoriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. São Bernardo do Campo, 2022Por meio de pesquisa bibliográfica no campo da história da educação e sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, este trabalho expõe as formatações da educação sistematizada associadas às modificações dos modos de produção nas principais sociedades do mundo e no Brasil. A fim de ilustrar a relação entre os interesses envolvidos na manutenção da divisão social do trabalho e o aprofundamento da dualidade técnico e intelecto do ensino científico, deu-se enfoque nos conteúdos de química ensinados no Colégio Pedro II, por meio de uma análise comparativa dos programas propostos antes e após a implantação do modelo produtivo industrial no Brasil. Antes de adentrar ao objeto de pesquisa em si, julgou-se necessário delinear a construção histórica e dialética da relação entre educação e trabalho, o que foi feito revisitando-se a história da educação das sociedades desde a Antiguidade. Além de expor a origem da dicotomia entre produção manual e intelectual, a análise crítica sobre as diversas formatações da educação ao longo da história apresenta ao leitor a subordinação do processo educativo (e de outras dimensões da vida humana) à divisão do trabalho, questão central nas disputas entre classes, sob a perspectiva marxista do materialismo histórico-dialético. O referencial teórico foi composto por textos de Marx, Engels e de autores que contribuíram para o debate da educação sob a perspectiva marxista, como Manacorda, Claudino e Nelson Piletti, Rainer Alves da Fonseca, Eduardo Sucupira Filho, Lauro de Oliveira Lima e Ronaldo Garcia. Questões concernentes à historiografia e à antropologia foram apoiadas em autores cujas análises possuem expressões objetivas ou mesmo materialistas, como Paul Monroe e Lewis Henry Morgan e, no caso das análises conjunturais do contexto brasileiro, Caio Prado Júnior, Dulce Chaves Pandolfi e Dinarco Reis. Em sua expressão pedagógica, o trabalho se apoia no referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, em especial, nos textos de seu idealizador, o Dermeval Saviani. Além disso, leis promulgadas no campo da educação compõem o conjunto de fontes primárias aqui utilizadas, bem como os programas do Colégio Pedro II, reunidos em livro por Ariclê Vechia e Karl Lorenz. O trabalho é composto por cinco capítulos. O primeiro é dedicado à contextualização teórica, necessária à compreensão do método do materialismo histórico-dialético. O segundo capítulo explora a transformação da educação espontânea em educação sistematizada, por meio da observação da relação entre educação e trabalho nas sociedades, da Antiguidade à Era Moderna. Em prosseguimento à exposição da centralidade do trabalho no que tange à formatação escolar e aos demais aspectos sociais, e seguindo a linha temporal, o capítulo 3 é dedicado ao Brasil Colônia e, em seguida, ao Brasil Império, sobre o qual se tece uma análise sob a perspectiva da divisão internacional do trabalho. No capítulo 4, chega-se ao que se conhece por Era Vargas, contexto histórico no qual é possível observar as mudanças nos conteúdos do ensino de ciências, subordinadas ao novo modelo produtivo industrial. Por meio de comparação entre os programas do Colégio Pedro II – que servia de modelo às demais escolas do Brasil – propostos antes e após a instauração do capitalismo industrial no Brasil, traça-se a relação da dualidade técnico e intelecto do ensino das ciências, com a construção histórica da dicotomia entre trabalho manual e intelectual. O enfoque é dado nos tópicos de química, ciência base para o modo de produção industrial. O capítulo 5 traz a síntese da relação entre a divisão do trabalho de uma sociedade e a formatação dos conteúdos científicos ensinados: expõe a constatação das ciências enquanto elemento chave no desenvolvimento dos modos produtivos e a relação da supressão de seu elemento reflexivo com a manutenção da exploração entre classes; e faz menção à proposta da pedagogia históricocrítica de educação onilateral para a formação do homem completo, capaz de atuar em prol da superação da sociedade de classes.Through bibliographic research in the field of the history of education and under the perspective of historical-dialectical materialism, this work exposes the formats of systematized education associated with modifications of the modes of production in the world's major societies and in Brazil. To illustrate the relationship between the interests involved in maintaining the social division of labor and the deepening of the technical-intellectual duality of scientific education, the focus was given to the chemistry content taught at Colégio Pedro II, through a comparative analysis of the programs proposed before and after the implementation of the industrial production model in Brazil. Before delving into the research object itself, it was deemed necessary to outline the historical and dialectical construction of the relationship between education and work, which was done by revisiting the history of education in societies since ancient times. In addition to exposing the origin of the dichotomy between manual and intellectual production, the critical analysis of the various formats of education throughout history presents the reader with the subordination of the educational process (and other dimensions of human life) to the division of labor, a central issue in class disputes, from the Marxist perspective of historical-dialectical materialism. The theoretical framework was composed of texts by Marx, Engels and authors who contributed to the education debate from the Marxist perspective, such as Manacorda, Claudino and Nelson Piletti, Rainer Alves da Fonseca, Eduardo Sucupira Filho, Lauro de Oliveira Lima and Ronaldo Garcia. Issues concerning historiography and anthropology were supported by authors whose analyses have objective or even materialist expressions, such as Paul Monroe and Lewis Henry Morgan and, in the case of conjunctural analyses of the Brazilian context, Caio Prado Junior, Dulce Chaves Pandolfi and Dinarco Reis. In its pedagogical expression, the work relies on the theoretical framework of historical-critical pedagogy, especially on the texts of its creator, Dermeval Saviani. In addition, laws promulgated in the field of education make up the set of primary sources used here, as well as the programs of Colégio Pedro II, gathered in a book by Ariclê Vechia and Karl Lorenz. The work is composed of five chapters. The first is dedicated to theoretical contextualization, necessary for understanding the method of historical-dialectical materialism. The second chapter explores the transformation of spontaneous education into systematized education, through the observation of the relationship between education and work in societies from Antiquity to the Modern Era. Continuing the exposition of the centrality of work regarding school formatting and other social aspects, and following the timeline, chapter 3 is dedicated to Colonial Brazil and then to Imperial Brazil, on which an analysis is made from the perspective of the international division of labor. In chapter 4, we arrive at what is known as the Vargas Era, a historical context in which changes in the teaching of science content can be observed, subordinated to the new industrial production model. Through a comparison between the programs of Colégio Pedro II - which served as a model for other schools in Brazil - proposed before and after the establishment of industrial capitalism in Brazil, the relationship between the technical-intellectual duality of science education and the historical construction of the dichotomy between manual and intellectual labor is traced. The focus is on the topics of chemistry, a science that serves as the basis for industrial production. Chapter 5 brings the synthesis of the relationship between the division of labor in a society and the formatting of scientific content taught: it exposes the realization that sciences are a key element in the development of productive modes and the relationship of the suppression of their reflective element with the maintenance of exploitation between classes; and mentions the proposal of the historical-critical pedagogy of omnilateral education for the formation of the complete man, capable of acting in favor of overcoming class society.Mori, Rafael CavaSteil, Leonardo JoséMassi, LucianaUniversidade Federal do ABCGalvao, Natalia da Silva2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf115 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124434http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124434&midiaext=80889Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124434porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T14:56:51Zoai:BDTD:124434Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-07T14:56:51Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
title A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
spellingShingle A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
Galvao, Natalia da Silva
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DUALIDADE TÉCNICA-INTELECTO
ENSINO DE CIÊNCIAS
HISTORY OF EDUCATION
TECHNICAL-INTELLECTUAL DUALITY
SCIENCE TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
title_short A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
title_full A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
title_fullStr A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
title_full_unstemmed A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
title_sort A dualidade técnica-intelecto na história da educação : enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho
author Galvao, Natalia da Silva
author_facet Galvao, Natalia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mori, Rafael Cava
Steil, Leonardo José
Massi, Luciana
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvao, Natalia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DUALIDADE TÉCNICA-INTELECTO
ENSINO DE CIÊNCIAS
HISTORY OF EDUCATION
TECHNICAL-INTELLECTUAL DUALITY
SCIENCE TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
topic HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DUALIDADE TÉCNICA-INTELECTO
ENSINO DE CIÊNCIAS
HISTORY OF EDUCATION
TECHNICAL-INTELLECTUAL DUALITY
SCIENCE TEACHING
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Rafael Cava Mori
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124434
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124434&midiaext=80889
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
115 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502111085625344