Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira |
id |
UFBC_c5c0dc84396ce03561b3d0f2503dfe7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:123610 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileiraPUBLICIDADE PROGRAMÁTICAMÍDIA PROGRAMÁTICASOCIEDADE DE PLATAFORMASCOLONIALISMO DE DADOSMODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICAPROGRAMMATIC ADVERTISINGPROGRAMMATIC MEDIAPLATFORM SOCIETYDATA COLONIALISMALGORITHMIC SOCIAL MODULATIONPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAISOrientador: Prof. Dr. Sergio Amadeu da SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais. São Bernardo do Campo, 2021Esta pesquisa trata das dinâmicas de um tipo específico de publicidade nas redes digitais, dominadas por plataformas de propriedade de grandes corporações de tecnologia, que submetem as sociedades a uma grande extração de dados de sua população para classificá-la e segmentá-la, influenciando seus comportamentos presentes e futuros. Aqui foi investigada a chamada publicidade programática que automatizou a compra de espaços publicitários das mídias digitais para impactar pequenos grupos de pessoas no momento exato em que estão procurando um determinado produto. A partir de um cenário gerenciado por sistemas algorítmicos de aprendizado de máquina da Inteligência Artificial, baseada em uma grande quantidade e variedade de dados, investigou-se a plataformização crescente e o colonialismo de dados como uma das mais importantes fontes da extração de valor da nossa economia para as matrizes tecnológicas. Assim, esta dissertação procurou descrever e analisar a publicidade digital, com enfoque para as dinâmicas estabelecidas com o avanço da automatização por plataformas midiáticas, em um sistema complexo de compra e venda de espaço publicitário.This research deals with the dynamics of a specific type of advertising on digital networks, dominated by platforms owned by giant corporations of technology, which submit societies with the Big Data extraction from their population to classify and segment it, influencing their present and future behaviors. Here, we investigated the called programmatic advertising that automated the purchase of advertising space from digital media to impact small groups of people at the exact moment they are looking for a particular product. From a scenario managed by algorithmic machine learning systems, Artificial Intelligence based on a large amount and variety of data, the growing platform and data colonialism were investigated as one of the most important sources of extraction value from our economy to technological matrices. This dissertation sought to describe and analyze digital advertising, focusing on the dynamics established with the advancement of automation through media platforms in a complex system of buying and selling advertising space.Silveira, Sérgio Amadeu daPenteado, Claudio Luis de CamargoJunior, Liraucio GirardiUniversidade Federal do ABCFraga, Valeria Seixas2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf195 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80516http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80517Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123610porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-02T12:54:40Zoai:BDTD:123610Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-01-02T12:54:40Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
title |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
spellingShingle |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira Fraga, Valeria Seixas PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA MÍDIA PROGRAMÁTICA SOCIEDADE DE PLATAFORMAS COLONIALISMO DE DADOS MODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICA PROGRAMMATIC ADVERTISING PROGRAMMATIC MEDIA PLATFORM SOCIETY DATA COLONIALISM ALGORITHMIC SOCIAL MODULATION PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
title_short |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
title_full |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
title_fullStr |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
title_full_unstemmed |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
title_sort |
Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira |
author |
Fraga, Valeria Seixas |
author_facet |
Fraga, Valeria Seixas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Sérgio Amadeu da Penteado, Claudio Luis de Camargo Junior, Liraucio Girardi Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Valeria Seixas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA MÍDIA PROGRAMÁTICA SOCIEDADE DE PLATAFORMAS COLONIALISMO DE DADOS MODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICA PROGRAMMATIC ADVERTISING PROGRAMMATIC MEDIA PLATFORM SOCIETY DATA COLONIALISM ALGORITHMIC SOCIAL MODULATION PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
topic |
PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA MÍDIA PROGRAMÁTICA SOCIEDADE DE PLATAFORMAS COLONIALISMO DE DADOS MODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICA PROGRAMMATIC ADVERTISING PROGRAMMATIC MEDIA PLATFORM SOCIETY DATA COLONIALISM ALGORITHMIC SOCIAL MODULATION PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
description |
Orientador: Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80516 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80517 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 195 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502110202724352 |