Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Valeria Seixas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira
id UFBC_c5c0dc84396ce03561b3d0f2503dfe7f
oai_identifier_str oai:BDTD:123610
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileiraPUBLICIDADE PROGRAMÁTICAMÍDIA PROGRAMÁTICASOCIEDADE DE PLATAFORMASCOLONIALISMO DE DADOSMODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICAPROGRAMMATIC ADVERTISINGPROGRAMMATIC MEDIAPLATFORM SOCIETYDATA COLONIALISMALGORITHMIC SOCIAL MODULATIONPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAISOrientador: Prof. Dr. Sergio Amadeu da SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais. São Bernardo do Campo, 2021Esta pesquisa trata das dinâmicas de um tipo específico de publicidade nas redes digitais, dominadas por plataformas de propriedade de grandes corporações de tecnologia, que submetem as sociedades a uma grande extração de dados de sua população para classificá-la e segmentá-la, influenciando seus comportamentos presentes e futuros. Aqui foi investigada a chamada publicidade programática que automatizou a compra de espaços publicitários das mídias digitais para impactar pequenos grupos de pessoas no momento exato em que estão procurando um determinado produto. A partir de um cenário gerenciado por sistemas algorítmicos de aprendizado de máquina da Inteligência Artificial, baseada em uma grande quantidade e variedade de dados, investigou-se a plataformização crescente e o colonialismo de dados como uma das mais importantes fontes da extração de valor da nossa economia para as matrizes tecnológicas. Assim, esta dissertação procurou descrever e analisar a publicidade digital, com enfoque para as dinâmicas estabelecidas com o avanço da automatização por plataformas midiáticas, em um sistema complexo de compra e venda de espaço publicitário.This research deals with the dynamics of a specific type of advertising on digital networks, dominated by platforms owned by giant corporations of technology, which submit societies with the Big Data extraction from their population to classify and segment it, influencing their present and future behaviors. Here, we investigated the called programmatic advertising that automated the purchase of advertising space from digital media to impact small groups of people at the exact moment they are looking for a particular product. From a scenario managed by algorithmic machine learning systems, Artificial Intelligence based on a large amount and variety of data, the growing platform and data colonialism were investigated as one of the most important sources of extraction value from our economy to technological matrices. This dissertation sought to describe and analyze digital advertising, focusing on the dynamics established with the advancement of automation through media platforms in a complex system of buying and selling advertising space.Silveira, Sérgio Amadeu daPenteado, Claudio Luis de CamargoJunior, Liraucio GirardiUniversidade Federal do ABCFraga, Valeria Seixas2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf195 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80516http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80517Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123610porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-02T12:54:40Zoai:BDTD:123610Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-01-02T12:54:40Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
title Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
spellingShingle Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
Fraga, Valeria Seixas
PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA
MÍDIA PROGRAMÁTICA
SOCIEDADE DE PLATAFORMAS
COLONIALISMO DE DADOS
MODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICA
PROGRAMMATIC ADVERTISING
PROGRAMMATIC MEDIA
PLATFORM SOCIETY
DATA COLONIALISM
ALGORITHMIC SOCIAL MODULATION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
title_short Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
title_full Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
title_fullStr Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
title_full_unstemmed Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
title_sort Plataformização e o colonialismo de dados na publicidade digital programática brasileira
author Fraga, Valeria Seixas
author_facet Fraga, Valeria Seixas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Sérgio Amadeu da
Penteado, Claudio Luis de Camargo
Junior, Liraucio Girardi
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Valeria Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA
MÍDIA PROGRAMÁTICA
SOCIEDADE DE PLATAFORMAS
COLONIALISMO DE DADOS
MODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICA
PROGRAMMATIC ADVERTISING
PROGRAMMATIC MEDIA
PLATFORM SOCIETY
DATA COLONIALISM
ALGORITHMIC SOCIAL MODULATION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
topic PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA
MÍDIA PROGRAMÁTICA
SOCIEDADE DE PLATAFORMAS
COLONIALISMO DE DADOS
MODULAÇÃO SOCIAL ALGORÍTMICA
PROGRAMMATIC ADVERTISING
PROGRAMMATIC MEDIA
PLATFORM SOCIETY
DATA COLONIALISM
ALGORITHMIC SOCIAL MODULATION
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
description Orientador: Prof. Dr. Sergio Amadeu da Silveira
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80516
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123610&midiaext=80517
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
195 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502110202724352