Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Manasses Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Claessens, Peter Maurice Erna, Cravo, André Mascioli, Pavão, Rodrigo, Reyes, Marcelo Bussotti, Rohenkohl, Gustavo
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Peter Maurice Erna Claessens
id UFBC_d910964cb1e5a85bee0e0d08dbde6a94
oai_identifier_str oai:BDTD:119928
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacionalPERCEPÇÃO DE CAUSALIDADECAMPOS POISSONAPRENDIZAGEM CAUSALINFERÊNCIA BAYESIANAPERCEPTION OF CAUSALITYPOISSON FIELDSCAUSAL LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABCOrientador: Prof. Dr. Peter Maurice Erna ClaessensCo-orientador: Prof. Dr. André Mascioli CravoTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-graduação em Neurociência e Cognição, São Bernardo do Campo, 2018.Causalidade é o termo com o qual se refere à relação entre um evento "causador" e uma consequência que este causador parece estar induzindo. A sensação de causalidade é uma abstração subjetiva, extraída da coocorrência de dois ou mais eventos perceptuais. De acordo com Hume (1738), a impressão de causalidade parece depender de três elementos fundamentais: contiguidade, sucessão e contingência. O objetivo geral desta tese foi investigar os fatores e os processos cognitivos que embasam a aprendizagem e a percepção de causalidade em humanos. Para isso, foram realizados e apresentados quatro experimentos. No primeiro experimento foi investigado como o processo de aprendizagem causal evolui durante a repetição de uma sequência de eventos, num cenário de tempo discreto. Os resultados indicaram que os participantes acumulam e atualizam seus julgamentos de causalidade baseados na evidência da taxa espontânea de eventos ao longo de uma sequência de trials. Para os experimentos seguintes, apresentou-se a proposta de um novo paradigma experimental em tempo e espaço contínuos, baseados em campos-Poisson espaçotemporais, ainda não descrito na literatura experimental pesquisada até o momento e aqui chamados, informalmente, de Discworld. No experimento Discworld I, foi investigada a inferência causal baseada em intervalos temporais e espaciais entre ação e consequência. Os resultados mostraram que, quanto menor o intervalo temporal e o intervalo espacial, maior é a percepção de causalidade. No experimento Discworld II, as tentativas experimentais foram blocadas em função dos valores da taxa espontânea de eventos. O objetivo era investigar se a taxa de eventos modulava o julgamento de causalidade dos voluntários. Os resultados indicaram que os voluntários aprendem o valor da taxa de eventos e a usam em seus julgamentos. No experimento Discworld III, foi investigado se a aprendizagem causal também pode ocorrer num contexto de tempo e espaço contínuos. Os resultados mostraram que, à medida que os participantes repetem a sequência dos trials de um bloco, eles aprendem se estão numa configuração causal ou não causal. Em geral, os resultados desta tese mostraram que a taxa de eventos, a distância e o intervalo temporal são fatores que influenciam a percepção e a aprendizagem de causalidade. Também foram desenvolvidos fundamentos de modelos de observador ideal, baseados nos princípios da inferência Bayesiana, para as tarefas experimentais apresentadas nesta tese. Estes resultados contribuem para o avanço do conhecimento na área de estudos sobre causalidade, em particular e, consequentemente, nas Ciências Cognitivas como um todo.Causality is the term with which one refers to the relationship between a "causative? event and a consequence that this causer seems to be inducing. The sensation of causality is a subjective abstraction, drawn from the co-occurrence of two or more perceptual events. According to Hume (1738), the impression of causality seems to depend on three fundamental elements: contiguity, succession, and contingency. The main goal of this thesis was to investigate the cognitive factors and processes that influence learning and perception of causality in humans. For this, four experiments were performed and presented. In the first experiment it was investigated how the causal learning process evolves during a sequence of events in a discrete time scenario. The results indicated that participants accumulate and update their causal judgments based on the evidence of the spontaneous rate of events throughout a sequence of trials. In the following experiments, it was presented a new experimental paradigm with continuous time and space, based on spatio-temporal Poisson fields, not yet described in the experimental literature reviewed. Here this new experimental paradigma is informally called Discworld. In the Discworld I experiment it was investigated causal inference based on temporal and spatial intervals between action and consequence. The results showed that the lower the time interval and the spatial interval the greater the perception of causality. In the Discworld II experiment experimental trials were blocked according to the spontaneous event rate values. The goal was to investigate whether the event rate modulates the volunteers' causal judgment. The results indicated that volunteers learn the value of the event rate and use it in their judgments. In the Discworld III experiment it was investigated whether causal learning can also occur in a context of continuous time and space stimulus. The results showed that as participants repeat the sequence of trials of a block they learn whether they are in a causal or non-causal configuration. In general, the results of this thesis show that event rate, distance and time interval are factors that influence the perception and learning of causality. Fundamentals of ideal observer models, based on the principles of Bayesian inference, have also been developed for the experimental tasks presented in this thesis. These results contribute to the advance of the studies on causality, in particular, and consequently in Cognitive Sciences as a whole.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf129 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928&midiaext=77906http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928&midiaext=77905Nóbrega, Manasses PereiraClaessens, Peter Maurice ErnaCravo, André MascioliPavão, RodrigoReyes, Marcelo BussottiRohenkohl, Gustavoporreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T16:15:02Zoai:BDTD:119928Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T16:15:02Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
title Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
spellingShingle Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
Nóbrega, Manasses Pereira
PERCEPÇÃO DE CAUSALIDADE
CAMPOS POISSON
APRENDIZAGEM CAUSAL
INFERÊNCIA BAYESIANA
PERCEPTION OF CAUSALITY
POISSON FIELDS
CAUSAL LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
title_short Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
title_full Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
title_fullStr Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
title_full_unstemmed Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
title_sort Aprendizagem e percepção de causalidade : uma abordagem empírica e computacional
author Nóbrega, Manasses Pereira
author_facet Nóbrega, Manasses Pereira
Claessens, Peter Maurice Erna
Cravo, André Mascioli
Pavão, Rodrigo
Reyes, Marcelo Bussotti
Rohenkohl, Gustavo
author_role author
author2 Claessens, Peter Maurice Erna
Cravo, André Mascioli
Pavão, Rodrigo
Reyes, Marcelo Bussotti
Rohenkohl, Gustavo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Manasses Pereira
Claessens, Peter Maurice Erna
Cravo, André Mascioli
Pavão, Rodrigo
Reyes, Marcelo Bussotti
Rohenkohl, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE CAUSALIDADE
CAMPOS POISSON
APRENDIZAGEM CAUSAL
INFERÊNCIA BAYESIANA
PERCEPTION OF CAUSALITY
POISSON FIELDS
CAUSAL LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
topic PERCEPÇÃO DE CAUSALIDADE
CAMPOS POISSON
APRENDIZAGEM CAUSAL
INFERÊNCIA BAYESIANA
PERCEPTION OF CAUSALITY
POISSON FIELDS
CAUSAL LEARNING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Peter Maurice Erna Claessens
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928&midiaext=77906
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=119928&midiaext=77905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
129 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502104556142592