Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Silvia Dotta
id UFBC_de1423738c421b45c8b33a22e68aeb56
oai_identifier_str oai:BDTD:111401
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussãoFLEXIBILIDADE COGNITIVAFÓRUM DE DISCUSSÕESATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEMRESOLUÇÃO DE PROBLEMASCOGNITIVE FLEXIBILITYDISCUSSION FORUMLEARNING ACTIVITIESPROBLEM SOLVINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profª. Drª. Silvia DottaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2018.Desenvolvida por Spiro e colaboradores (ano), a Flexibilidade Cognitiva (TFC) é apontada como uma teoria de aprendizagem capaz de desenvolver a habilidade de flexibilizar o pensamento e os constructos cognitivos que promovem o conhecimento dos estudantes. A TFC os ajuda a compreender melhor as convenções sociais e as interferências tecnológicas que conjugam textos verbais e não verbais às mais variadas expressões matemáticas, gráficas, diagramáticas e esquemáticas, bem como na apreensão dos caminhos resolutivos de um caso ou situação-problema. Essa capacidade também está presente nas funções executivas da neuropsicologia cognitiva como uma característica do comportamento humano ao se inibir uma resposta, mudar de opinião ou atitude. Neste trabalho, nosso objetivo foi investigar se a elaboração de atividades para fóruns de discussão, baseadas na flexibilidade cognitiva, na aprendizagem ativa e no protagonismo dos estudantes, contribui para o enfrentamento e resolução de casos ou situações-problema. Para pesquisarmos os efeitos empíricos da TFC, elaboramos e aplicamos uma atividade para debate no fórum do curso de extensão a distância Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar do Ensino Básico. Esse curso foi realizado no AVEA Moodle da equipe INTERA da UFABC com um público de 114 cursistas. Observamos que o uso dos recursos audiovisuais, a conjugação de diferentes pontos de vista, o acolhimento promovido por cursistas e tutores entre si, o estímulo regular ao debate, a mediação da discussão e as contribuições conceituais apoiaram a construção colaborativa do conhecimento no fórum de discussão.Developed by Spiro and colleagues, Cognitive Flexibility (TFC) is designed as a learning theory capable of developing the ability to flex the thinking and cognitive constructs that promote students' knowledge. The TFC helps them to understand social conventions and technological interferences that conjugate verbal and nonverbal texts to the most varied mathematical, graphic, diagrammatic and schematic expressions better, as well as in the apprehension of the problem-solving ways of a case or situation. This ability is also present in the executive functions of cognitive neuropsychology as a characteristic of human behavior to inhibit a response and change opinion or attitude. In this work, our objective was to investigate if the elaboration of activities for discussion forums, based on cognitive flexibility, active learning and the protagonism of students, contribute to the coping and resolution of cases or problem situations. To investigate the empirical effects of TFC, we develop and apply an activity for discussion in the distance-learning forum Antarctic or Antarctica? How to insert the polar sciences in the school curriculum of Basic Education. This course was carried out in the AVEA Moodle of the INTERA team of UFABC with a public of 114 students. We observed that the use of audiovisual resources, the combination of different points of view, the reception promoted by students and tutors among themselves, the regular stimulation of the debate, the mediation of the discussion and the conceptual contributions supported the collaborative construction of knowledge in the discussion forum.Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaMaia, Roberta de AssisStarobinas, LilianSilva, Eduardo Rodrigues da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76640http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76639Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111401porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T18:39:44Zoai:BDTD:111401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T18:39:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
title Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
spellingShingle Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
Silva, Eduardo Rodrigues da
FLEXIBILIDADE COGNITIVA
FÓRUM DE DISCUSSÕES
ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
COGNITIVE FLEXIBILITY
DISCUSSION FORUM
LEARNING ACTIVITIES
PROBLEM SOLVING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
title_short Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
title_full Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
title_fullStr Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
title_full_unstemmed Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
title_sort Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
author Silva, Eduardo Rodrigues da
author_facet Silva, Eduardo Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)
Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha
Maia, Roberta de Assis
Starobinas, Lilian
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv FLEXIBILIDADE COGNITIVA
FÓRUM DE DISCUSSÕES
ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
COGNITIVE FLEXIBILITY
DISCUSSION FORUM
LEARNING ACTIVITIES
PROBLEM SOLVING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
topic FLEXIBILIDADE COGNITIVA
FÓRUM DE DISCUSSÕES
ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
COGNITIVE FLEXIBILITY
DISCUSSION FORUM
LEARNING ACTIVITIES
PROBLEM SOLVING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
description Orientadora: Profª. Drª. Silvia Dotta
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76640
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76639
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
255 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263947896193024