Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Silvia Dotta |
id |
UFBC_de1423738c421b45c8b33a22e68aeb56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:111401 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussãoFLEXIBILIDADE COGNITIVAFÓRUM DE DISCUSSÕESATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEMRESOLUÇÃO DE PROBLEMASCOGNITIVE FLEXIBILITYDISCUSSION FORUMLEARNING ACTIVITIESPROBLEM SOLVINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientadora: Profª. Drª. Silvia DottaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2018.Desenvolvida por Spiro e colaboradores (ano), a Flexibilidade Cognitiva (TFC) é apontada como uma teoria de aprendizagem capaz de desenvolver a habilidade de flexibilizar o pensamento e os constructos cognitivos que promovem o conhecimento dos estudantes. A TFC os ajuda a compreender melhor as convenções sociais e as interferências tecnológicas que conjugam textos verbais e não verbais às mais variadas expressões matemáticas, gráficas, diagramáticas e esquemáticas, bem como na apreensão dos caminhos resolutivos de um caso ou situação-problema. Essa capacidade também está presente nas funções executivas da neuropsicologia cognitiva como uma característica do comportamento humano ao se inibir uma resposta, mudar de opinião ou atitude. Neste trabalho, nosso objetivo foi investigar se a elaboração de atividades para fóruns de discussão, baseadas na flexibilidade cognitiva, na aprendizagem ativa e no protagonismo dos estudantes, contribui para o enfrentamento e resolução de casos ou situações-problema. Para pesquisarmos os efeitos empíricos da TFC, elaboramos e aplicamos uma atividade para debate no fórum do curso de extensão a distância Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar do Ensino Básico. Esse curso foi realizado no AVEA Moodle da equipe INTERA da UFABC com um público de 114 cursistas. Observamos que o uso dos recursos audiovisuais, a conjugação de diferentes pontos de vista, o acolhimento promovido por cursistas e tutores entre si, o estímulo regular ao debate, a mediação da discussão e as contribuições conceituais apoiaram a construção colaborativa do conhecimento no fórum de discussão.Developed by Spiro and colleagues, Cognitive Flexibility (TFC) is designed as a learning theory capable of developing the ability to flex the thinking and cognitive constructs that promote students' knowledge. The TFC helps them to understand social conventions and technological interferences that conjugate verbal and nonverbal texts to the most varied mathematical, graphic, diagrammatic and schematic expressions better, as well as in the apprehension of the problem-solving ways of a case or situation. This ability is also present in the executive functions of cognitive neuropsychology as a characteristic of human behavior to inhibit a response and change opinion or attitude. In this work, our objective was to investigate if the elaboration of activities for discussion forums, based on cognitive flexibility, active learning and the protagonism of students, contribute to the coping and resolution of cases or problem situations. To investigate the empirical effects of TFC, we develop and apply an activity for discussion in the distance-learning forum Antarctic or Antarctica? How to insert the polar sciences in the school curriculum of Basic Education. This course was carried out in the AVEA Moodle of the INTERA team of UFABC with a public of 114 students. We observed that the use of audiovisual resources, the combination of different points of view, the reception promoted by students and tutors among themselves, the regular stimulation of the debate, the mediation of the discussion and the conceptual contributions supported the collaborative construction of knowledge in the discussion forum.Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina)Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaMaia, Roberta de AssisStarobinas, LilianSilva, Eduardo Rodrigues da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76640http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76639Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111401porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T18:39:44Zoai:BDTD:111401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T18:39:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
title |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
spellingShingle |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão Silva, Eduardo Rodrigues da FLEXIBILIDADE COGNITIVA FÓRUM DE DISCUSSÕES ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COGNITIVE FLEXIBILITY DISCUSSION FORUM LEARNING ACTIVITIES PROBLEM SOLVING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
title_short |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
title_full |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
title_fullStr |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
title_full_unstemmed |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
title_sort |
Interfaces da flexibilidade cognitiva e do processo de ensino e aprendizagem em um fórum de discussão |
author |
Silva, Eduardo Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Eduardo Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dotta, Sílvia (Sílvia Cristina) Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha Maia, Roberta de Assis Starobinas, Lilian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FLEXIBILIDADE COGNITIVA FÓRUM DE DISCUSSÕES ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COGNITIVE FLEXIBILITY DISCUSSION FORUM LEARNING ACTIVITIES PROBLEM SOLVING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
topic |
FLEXIBILIDADE COGNITIVA FÓRUM DE DISCUSSÕES ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COGNITIVE FLEXIBILITY DISCUSSION FORUM LEARNING ACTIVITIES PROBLEM SOLVING PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Silvia Dotta |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76640 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=111401&midiaext=76639 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=111401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 255 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263947896193024 |