Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcos Almeida Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Regimeire Oliveira Maciel
id UFBC_e6389e86536eae1388bfd3590cce44b3
oai_identifier_str oai:BDTD:123044
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)QUESTÃO RACIALCIÊNCIATECNOLOGIA & INOVAÇÃOSABERES TRADICIONAIS AFROBRASILEIROS E EPISTEMOLOGIAS DO SULRACIAL QUESTIONSCIENCETECHNOLOGY & INNOVATIONAFRO-BRAZILIAN TRADITIONAL KNOWLEDGE AND SOUTHERN EPISTEMOLOGIESPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIALOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Regimeire Oliveira MacielDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL. São Bernardo do Campo, 2021Esta dissertação analisou a questão racial no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão do Ensino e na Pesquisa (INCTI) por meio do Projeto Encontro de Saberes (PES), realizado entre os anos de 2010 e 2013. De modo específico, discutiu-se como se deu o estabelecimento de diálogos epistemológicos entre conhecimento científico e os chamados saberes tradicionais afro-brasileiro (s). A hipótese provisória era de que as práticas de ciência e tecnologia, no contexto investigado, foram atravessadas pelo racismo estrutural que tem entre suas expressões o racismo epistêmico, materializado pelo apagamento, invisibilidade e silenciamento de saberes não eurocentrados. As referências teóricas centrais desta pesquisa estão alinhadas às perspectivas epistemológicas do sul global. Para tanto, foram fundamentais as contribuições de autores decoloniais como Ramón Grosfoguel (2008, 2009, 2011, 2020); Costa; Grosfoguel (2016) e Boaventura Santos (2000, 2008). Do ponto de vista dos instrumentos metodológicos, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental. Na pesquisa bibliográfica, o levantamento documental foram realizados em materiais disponibilizados no site do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional Científico e Tecnológico ¿ CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI)1 . Como resultado, esta pesquisa constatou, entre outros aspectos, que: a) a constituição de um instituto, como o INCTI, voltado para ciência e tecnologia foi importante política, epistemológica e metodologicamente para se conseguir conectar inclusão, ciência, tecnologias, ensino e pesquisa com relações raciais; b) houve, na ação investigada, construção de práticas de CT&I a partir de estratégias contrahegemônicas, ou seja, como processos construídos na luta, em que grupos sociais oprimidos se apropriam de filosofias e práticas, como as leis, o direito internacional etc., ressignificando-os, reconfigurando-as, subvertendo-as e transformando-as em ferramentas contra a dominação; c) houve resistência de parte da comunidade científica diante da criação de um instituto voltado para ciência, pesquisa e ensino, que vincularia sua identidade à questão étnico-racial; d) as práticas identificadas não foram 1 Em janeiro de 2019, por meio de uma reforma administrativa, no governo do então presidente Michel Temer, o MCTI passa a se chamar Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 13 capazes de romper o silêncio quanto à construção de diálogos dos saberes afro-brasileiros com áreas das chamadas ciências duras; e) constatamos que na experiência investigada não houveram menções diretas aos impactos econômicos gerados na assimetria da geopolítica do conhecimento entre Norte e Sul global.This dissertation analyzed the racial issue at the National Institute of Science and Technology for the Inclusion of Teaching and Research (INCTI), within the scope of the Encontro de Saberes Project (PES) carried out between 2010 and 2013. Specifically, it was discussed how the establishment of epistemological dialogues between scientific knowledge and the so-called traditional Afro-Brazilian knowledge (s) took place. The provisional hypothesis was that the practices of science and technology, in the investigated context, were crossed by structural racism that has among its expressions epistemic racism, materialized by the erasure, invisibility and silencing of non-Eurocentered knowledge. The central theoretical references of this research are aligned with the epistemological perspectives of the global South, for that, the contributions of Decolonial authors such as Ramón Grosfoguel (2008, 2011, 2020) GROSFOGUEL; Figueiredo; Grosfoguel (2009); Costa, Joaze Bernardino; Grosfoguel, Ramón (2016) and Santos Boaventura (2000, 2008). From the standpoint of methodological instruments, this research had a qualitative approach and was carried out through a bibliographic and documentary survey. In the bibliographical research, the documental survey was carried out on materials available on the website of the Ministry of Science and Technology, the National Scientific and Technological Council ¿ CNPq and the National Institute of Science and Technology for Inclusion in Teaching and Research (INCTI). As a result, this research found, among other aspects, that: a) the constitution of an institute, such as INCTI, focused on science and technology was important politically, epistemologically and methodologically to be able to connect inclusion, science, technologies, teaching and research with race relations; b) there was, in the investigated action, the construction of ST&I practices from counter-hegemonic strategies, that is, as processes built in struggle, oppressed social groups appropriate philosophies and practices, such as laws, international law, etc. , redefining them, reconfiguring them, subverting them and transforming them into tools against domination; c) there was resistance on the part of the scientific community to the creation of an institute dedicated to science, research and teaching, which would link its identity to the ethnic-racial issue; d) the identified practices were not able to break the silence regarding the construction of dialogues between Afro-Brazilian knowledge and areas of the so-called hard sciences; e) nor did they make direct mention of the economic impacts generated by the asymmetry of the geopolitics of knowledge between the global North and South.Maciel, Regimeire OliveiraCarlotto, Maria CaramezNeves, Paulo Sergio da CostaUniversidade Federal do ABCPereira, Marcos Almeida Costa2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044&midiaext=80201http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044&midiaext=80202Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123044porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T15:24:31Zoai:BDTD:123044Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-14T15:24:31Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
title Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
spellingShingle Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
Pereira, Marcos Almeida Costa
QUESTÃO RACIAL
CIÊNCIA
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
SABERES TRADICIONAIS AFROBRASILEIROS E EPISTEMOLOGIAS DO SUL
RACIAL QUESTION
SCIENCE
TECHNOLOGY & INNOVATION
AFRO-BRAZILIAN TRADITIONAL KNOWLEDGE AND SOUTHERN EPISTEMOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL
title_short Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
title_full Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
title_fullStr Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
title_full_unstemmed Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
title_sort Questão racial e práticas de ciência e tecnologia no âmbito do projeto encontro de saberes (2010-2013)
author Pereira, Marcos Almeida Costa
author_facet Pereira, Marcos Almeida Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Regimeire Oliveira
Carlotto, Maria Caramez
Neves, Paulo Sergio da Costa
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcos Almeida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv QUESTÃO RACIAL
CIÊNCIA
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
SABERES TRADICIONAIS AFROBRASILEIROS E EPISTEMOLOGIAS DO SUL
RACIAL QUESTION
SCIENCE
TECHNOLOGY & INNOVATION
AFRO-BRAZILIAN TRADITIONAL KNOWLEDGE AND SOUTHERN EPISTEMOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL
topic QUESTÃO RACIAL
CIÊNCIA
TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
SABERES TRADICIONAIS AFROBRASILEIROS E EPISTEMOLOGIAS DO SUL
RACIAL QUESTION
SCIENCE
TECHNOLOGY & INNOVATION
AFRO-BRAZILIAN TRADITIONAL KNOWLEDGE AND SOUTHERN EPISTEMOLOGIES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Regimeire Oliveira Maciel
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044&midiaext=80201
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=123044&midiaext=80202
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=123044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502109627056128