O estudo metacognitivo de representações visuais na compreensão das interações intermoleculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Gumieri
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121824
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli
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spelling O estudo metacognitivo de representações visuais na compreensão das interações intermolecularesQUÍMICA - ESTUDO E ENSINOINTERAÇÕES INTERMOLECULARESMETAVISUALIZAÇÃONÍVEIS REPRESENTACIONAISVISUALIZAÇÃOCHEMISTRY - STUDY AND TEACHINGINTERMOLECULAR INTERACTIONSMETAVISUALIZATIONREPRESENTATIONAL LEVELSVISUALIZATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Solange Wagner LocatelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Santo André, 2020.Uma das grandes dificuldades da química, mais especificamente da química orgânica, é compreender e visualizar como que compostos orgânicos podem interagir entre si, tendo consequência direta em suas propriedades, como a solubilidade, por exemplo. Visando investigar isso, este trabalho tem como foco analisar em que medida as possíveis construções de imagens e visualizações podem auxiliar graduandos na compreensão das propriedades de compostos orgânicos nos diversos níveis representacionais. A pesquisa propõe como público alvo, alunos da graduação da Universidade Federal do ABC, matriculados na disciplina de Práticas de Ensino de Química II (PEQ II). A coleta e análise dos dados, se sustentou em gravações audiovisuais e suas transcrições contemplando também a técnica "think aloud" na ação proposta e desenhos referentes aos modelos explicativos, por meio de diferentes estratégias metacognitivas, em especial a metavisualização, para que fosse possível analisar as possíveis dificuldades e questionamentos dos alunos ali envolvidos. Além disso, com base nos dados obtidos, foram criadas e elaboradas categorias para análise, posteriormente comparadas com os desenhos feitos pelos alunos e as transcrições, para obtenção de um direcionamento em relação a análise, de forma que os objetivos fossem alcançados e possibilitando um melhor tratamento qualitativo dos dados. Pelos resultados e análises, segundo a qualidade das experiências obtidas na formação, alguns alunos por serem mais experientes, podem acessar e se apoiar no nível macro na elaboração de modelos explicativos, mas também, conseguem abordar de forma significativa e relevante o submicro, auxiliando em transições e sendo utilizado de forma consciente. Essa tendência se torna diferente de outros alunos que estão no início da formação, sendo menos experientes, se apoiando basicamente e na maioria das vezes no nível macro, porém acessam o submicro algumas vezes, mas sem utilizá-lo para aprofundar ou justificar argumentos e hipóteses. Já alunos que indicam ter uma base de Química muito rasa e superficial, expressado por dificuldades em lidar com contextos no submicro, se apoiam basicamente no macro, podendo ainda assim, apresentar diversas dificuldades. O acesso aos níveis, por meio de atividades que tenham instrumentos visuais, se torna importante para a criação de modelos explicativos, principalmente nos aspectos a nível submicro, como as interações intermoleculares. Por fim, inferiu-se que as transições entre os diferentes níveis possuem um papel ainda mais relevante na compreensão da Química do que somente o acesso aos níveis de forma isolada. Como consequência, a qualidade dessas transições também se faz relevante e deve ser levada em consideração no que diz respeito a aprendizagem, podendo ser futuramente melhor articulada ao Ensino de Química, fazendo com que o aluno passe a ter autonomia e consciência de como relacionar e argumentar os diversos conceitos químicos.One of the great difficulties of chemistry, more specifically of organic chemistry, is to understand and visualize how organic compounds can interact with each other, having a direct consequence on their properties, such as solubility, for example. In order to investigate this, this work focuses on analyzing the extent to which the possible construction of images and visualizations can assist graduates in understanding the properties of organic compounds at different representational levels. The research proposes as a target audience, undergraduate students from Federal University of ABC, enrolled in the discipline of Teaching Chemistry II (PEQ II). The collection and analysis of the data was supported by audiovisual recordings and their transcriptions, also contemplating the "think aloud" technique in the proposed action and drawings referring to the explanatory models, through different metacognitive strategies, especially the meta-visualization, so that it was possible to analyze the possible difficulties and questions of the students involved there. In addition, based on the data obtained, categories were created and elaborated for analysis, subsequently compared with the drawings made by the students and the transcripts, to obtain a direction in relation to the analysis, so that the objectives were achieved and enabling a better qualitative treatment of data. Due to the results and analyzes, according to the quality of the experiences obtained in the training, some students, because they are more experienced, can access and support themselves at the macro level in the elaboration of explanatory models, but also, they manage to approach the submicron in a meaningful and relevant way, helping in transitions and being used consciously. This trend becomes different from other students who are at the beginning of the training, being less experienced, relying basically and mostly on the macro level, but access the sub-micro a few times, but without using it to deepen or justify arguments and hypotheses . Already students who indicate that they have a very shallow and superficial Chemistry base, expressed by difficulties in dealing with contexts in the sub-micro, basically rely on the macro, and may still present several difficulties. Access to the levels, through activities that have visual instruments, becomes important for the creation of explanatory models, mainly in aspects at the sub-micro level, such as intermolecular interactions. Finally, it was inferred that the transitions between the different levels play an even more relevant role in understanding Chemistry than just accessing the levels in isolation. As a consequence, the quality of these transitions is also relevant and must be taken into account with regard to learning, which may be better articulated in the future to the Teaching of Chemistry, making the student have autonomy and awareness of how to relate and argue the various chemical concepts.Locatelli, Solange WagnerArroio, AgnaldoBueno Filho, Marco AntonioFernandes, Bruno Gumieri2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121824http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121824&midiaext=78561http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121824&midiaext=78562http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121824&midiaext=78613Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=121824porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T15:32:44Zoai:BDTD:121824Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-14T15:32:44Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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