Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gisele Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
id UFBC_ec8e02c0763f68b428b26bb722b7a2b5
oai_identifier_str oai:BDTD:122221
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolarTRANSGÊNEROFORMAÇÃO DE PROFESSORESESCOLA PÚBLICAGENDERTEACHER TRAINING COURSEPUBLIC SCHOOLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Prof.ª Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2020A presente pesquisa tem por objetivo conhecer como se dá a inclusão de pessoas trans na educação básica do ponto de vista da escola, a partir dos discursos de docentes e da equipe de gestão escolar. Para tanto, foi realizado um estudo em uma escola pública da região metropolitana de São Paulo. Foram entrevistados membros do corpo docente, através de um grupo focal, e da gestão, em entrevistas individuais. Os dados coletados no grupo focal e entrevistas foram submetidos à análise de discurso. Como dados coletados entre os docentes, foram observados três grandes temas: apagamento das identidades divergentes das cis/heteronormativas; patologização da identidade trans e aceitação escolar da pessoa trans. As principais marcas nos discursos docentes são: desconhecimento do descolamento de identidade e orientação sexual, o essencialismo biológico e genitalização das relações sociais. Para a equipe gestora, em especial a direção, a inclusão de pessoas trans pode ser facilitada pela naturalidade com que é feito o acolhimento. Quanto à formação de professores, observou-se que docentes e equipe relatam ter pouco ou nenhum suporte quanto à formação continuada sobre o tema. Faz-se necessário o estímulo de uma cultura profissional em que os saberes quanto à inclusão de pessoas com sexualidade não hegemônica acumulados no exercício da docência cheguem a professores menos experientes.This present research aims to understand a focus group, and the inclusion of trans people in basic education from the point of view of the school, based on the speeches of teachers and the school management team. For this purpose, a study was conducted in a public school on the metropolitan of São Paulo. Faculty members, through a focus group and school management, were interviewed in individual interviews. The data was collected in the focus group and interviews were submitted for speech analysis. As data collected among teachers, three major themes were observed: erasure of divergent identities from cis/heterenormatives; pathologization of trans identity and school acceptance of the trans person. The main marks in the teaching speeches are: ignorance of identity displacement and sexual orientation, biological essencialism and genitalzation of social relations. For the management team, especially the management, the inclusion of trans people can be facilitated by the naturalness they are welcomed. As for teacher training course, it was observed that team of teachers have a little or none support regarding continuing education about this theme. It is necessary to stimulate a professional culture in which knowledge regarding the inclusion of people with non-hegemonic sexuality accumalted in the teaching exercise to reach less experienced teachers.Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposHashizume, Cristina MiyukiSilva, João Rodrigo Santos daFerreira, Gisele Martins2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf100 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79452http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79451Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122221porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T17:12:52Zoai:BDTD:122221Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-23T17:12:52Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
title Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
spellingShingle Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
Ferreira, Gisele Martins
TRANS
GÊNERO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESCOLA PÚBLICA
GENDER
TEACHER TRAINING COURSE
PUBLIC SCHOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
title_full Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
title_fullStr Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
title_full_unstemmed Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
title_sort Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
author Ferreira, Gisele Martins
author_facet Ferreira, Gisele Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
Hashizume, Cristina Miyuki
Silva, João Rodrigo Santos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gisele Martins
dc.subject.por.fl_str_mv TRANS
GÊNERO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESCOLA PÚBLICA
GENDER
TEACHER TRAINING COURSE
PUBLIC SCHOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic TRANS
GÊNERO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESCOLA PÚBLICA
GENDER
TEACHER TRAINING COURSE
PUBLIC SCHOOLS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Prof.ª Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79452
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79451
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
100 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263956782874624