Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
id |
UFBC_ec8e02c0763f68b428b26bb722b7a2b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122221 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolarTRANSGÊNEROFORMAÇÃO DE PROFESSORESESCOLA PÚBLICAGENDERTEACHER TRAINING COURSEPUBLIC SCHOOLSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Prof.ª Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2020A presente pesquisa tem por objetivo conhecer como se dá a inclusão de pessoas trans na educação básica do ponto de vista da escola, a partir dos discursos de docentes e da equipe de gestão escolar. Para tanto, foi realizado um estudo em uma escola pública da região metropolitana de São Paulo. Foram entrevistados membros do corpo docente, através de um grupo focal, e da gestão, em entrevistas individuais. Os dados coletados no grupo focal e entrevistas foram submetidos à análise de discurso. Como dados coletados entre os docentes, foram observados três grandes temas: apagamento das identidades divergentes das cis/heteronormativas; patologização da identidade trans e aceitação escolar da pessoa trans. As principais marcas nos discursos docentes são: desconhecimento do descolamento de identidade e orientação sexual, o essencialismo biológico e genitalização das relações sociais. Para a equipe gestora, em especial a direção, a inclusão de pessoas trans pode ser facilitada pela naturalidade com que é feito o acolhimento. Quanto à formação de professores, observou-se que docentes e equipe relatam ter pouco ou nenhum suporte quanto à formação continuada sobre o tema. Faz-se necessário o estímulo de uma cultura profissional em que os saberes quanto à inclusão de pessoas com sexualidade não hegemônica acumulados no exercício da docência cheguem a professores menos experientes.This present research aims to understand a focus group, and the inclusion of trans people in basic education from the point of view of the school, based on the speeches of teachers and the school management team. For this purpose, a study was conducted in a public school on the metropolitan of São Paulo. Faculty members, through a focus group and school management, were interviewed in individual interviews. The data was collected in the focus group and interviews were submitted for speech analysis. As data collected among teachers, three major themes were observed: erasure of divergent identities from cis/heterenormatives; pathologization of trans identity and school acceptance of the trans person. The main marks in the teaching speeches are: ignorance of identity displacement and sexual orientation, biological essencialism and genitalzation of social relations. For the management team, especially the management, the inclusion of trans people can be facilitated by the naturalness they are welcomed. As for teacher training course, it was observed that team of teachers have a little or none support regarding continuing education about this theme. It is necessary to stimulate a professional culture in which knowledge regarding the inclusion of people with non-hegemonic sexuality accumalted in the teaching exercise to reach less experienced teachers.Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposHashizume, Cristina MiyukiSilva, João Rodrigo Santos daFerreira, Gisele Martins2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf100 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79452http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79451Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122221porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T17:12:52Zoai:BDTD:122221Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-23T17:12:52Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
title |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
spellingShingle |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar Ferreira, Gisele Martins TRANS GÊNERO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESCOLA PÚBLICA GENDER TEACHER TRAINING COURSE PUBLIC SCHOOLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
title_full |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
title_fullStr |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
title_full_unstemmed |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
title_sort |
Trans entre nós : análise da inclusão de pessoas trans na comunidade escolar |
author |
Ferreira, Gisele Martins |
author_facet |
Ferreira, Gisele Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Hashizume, Cristina Miyuki Silva, João Rodrigo Santos da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gisele Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TRANS GÊNERO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESCOLA PÚBLICA GENDER TEACHER TRAINING COURSE PUBLIC SCHOOLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
TRANS GÊNERO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESCOLA PÚBLICA GENDER TEACHER TRAINING COURSE PUBLIC SCHOOLS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Prof.ª Dra. Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79452 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122221&midiaext=79451 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 100 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263956782874624 |