A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazeri, Cristiane de Cássia Cirillo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Graciela de Souza Oliver
id UFBC_f7780d6c4a995fb6e3f8b95a6c858647
oai_identifier_str oai:BDTD:76651
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)QUÍMICAQUÍMICA - ESTUDO E ENSINOMackenzie CollegeCHEMISTRYCHEMISTRY TEACHINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Graciela de Souza OliverDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2014.Esta pesquisa apresenta os meios pelos quais se deram as relações na institucionalização da Química no Brasil, tomando como caso o Mackenzie College e seus cursos nessa área. O Mackenzie College, denominação que antecedeu a atual Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem suas raízes na vinda de missionários presbiterianos norteamericanos para o Brasil, iniciando a escola em 1870. A prosperidade da escola coincidiu com um período de valorização da atividade científica no país expressa na criação de várias instituições voltadas para a ciência e na reformulação das já existentes. A pesquisa buscou compreender o desenvolvimento inicial dos primeiros cursos de Química no Mackenzie College identificando as orientações científicas e o perfil do aluno formado. Os focos que orientaram este trabalho consistiram na identificação, neste curso, da desenvolvida química norte-americana do período, assim como a verificação de um ensino pragmático pautado na valorização dos desafios intelectuais e da prática do trabalho presentes na doutrina presbiteriana. De acordo com a atual historiografia, que propõe investigar o contexto histórico do desenvolvimento da ciência e, neste caso específico, da Química, avaliamos fontes primárias e secundárias procurando contextualizar o momento social, cultural, econômico e religioso que originou o referido projeto de ensino desta disciplina.This research presents how the relations of the institutionalization of Chemistry happened in Brazil, using the case of Mackenzie College and its courses in this area. The Mackenzie College, nomination that preceded the current Presbyterian Mackenzie University, has its roots in the coming of Presbyterian North American missionaries to Brazil, who initiated the school in 1870. The prosperity of the school coincided with a period of appreciation of the scientific activity in the country, expressed in the creation of several scientific institutions and also the reformulation of existent ones. The aim of the research was to understand the initial development of the Chemistry Courses at The Mackenzie College, identifying the scientific orientations and the profile of the graduate student. The focus that guided this paper consisted in identifying the developed North American Chemistry in that period, as well as the verification of a pragmatic teaching, based on the intellectual challenges and the practice of the work present in the Presbyterian doctrine. According to the current historiography, which aims at investigating the historical context of the development of science and, in this specific case, of Chemistry, we assessed the primary and secondary sources, contextualizing the social, cultural, economic and religious period that originated the referred project of teaching this subject.Oliver, Graciela de SouzaBueno Filho, Marco AntonioFigueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaAlvim, Márcia HelenaSilva, André Felipe Cândido daCazeri, Cristiane de Cássia Cirillo2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651&midiaext=69818http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651&midiaext=69817Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76651porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-30T11:24:18Zoai:BDTD:76651Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-30T11:24:18Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
title A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
spellingShingle A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
Cazeri, Cristiane de Cássia Cirillo
QUÍMICA
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
Mackenzie College
CHEMISTRY
CHEMISTRY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
title_full A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
title_fullStr A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
title_full_unstemmed A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
title_sort A institucionalização da Química no Brasil e os primeiros cursos de Química no Mackenzie College (1911-1932)
author Cazeri, Cristiane de Cássia Cirillo
author_facet Cazeri, Cristiane de Cássia Cirillo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliver, Graciela de Souza
Bueno Filho, Marco Antonio
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
Alvim, Márcia Helena
Silva, André Felipe Cândido da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazeri, Cristiane de Cássia Cirillo
dc.subject.por.fl_str_mv QUÍMICA
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
Mackenzie College
CHEMISTRY
CHEMISTRY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic QUÍMICA
QUÍMICA - ESTUDO E ENSINO
Mackenzie College
CHEMISTRY
CHEMISTRY TEACHING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Graciela de Souza Oliver
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651&midiaext=69818
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76651&midiaext=69817
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
170 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502094791802880