Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Anderson Ricardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Franzolin
id UFBC_fb5f7795573cf07d550d5389ae35c031
oai_identifier_str oai:BDTD:118075
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologiaHISTÓRIA DA CIÊNCIA - BRASILEUGENIA - ASPECTOS HISTÓRICOSBIOLOGIA - ESTUDO E ENSINOHEREDITARIEDADEGENÉTICAHISTORY OF SCIENCEEUGENICSBIOLOGYHEREDITYGENETICSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Fernanda FranzolinCoorientadora: Profa. Dra. Márcia Helena AlvimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2019.A pesquisa em questão tem como objetivo problematizar questões de raça e gênero no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia (PCBE), buscando trazer contribuições para o Ensino de Biologia. Portanto, uma análise documental foi realizada a partir das Atas e Trabalhos do congresso mencionado, publicado em 1929, evento considerado como a maior manifestação pública da eugenia no Brasil. Na análise, busca-se associar ideias de raça e gênero da conjuntura social, entre o final do século XIX e início do século XX, com as ideias de hereditariedade dos cientistas eugenistas, nas duas principais perspectivas: a mendeliana e a adepta da herança de caracteres adquiridos (HCA). Dentre todos os eugenistas presentes no Congresso e discutidos na pesquisa, destacam-se nossas análises das ideias dos eugenistas Azevedo Amaral e Edgard Roquette-Pinto, representando as visões mendelianas, e Jorge de Lima, caracterizado como adepto da HCA. Ademais, baseados na ideia de Natureza da Ciência, especialmente sobre o componente relacionado à influência das ideais socioculturais no fazer científico, dissertamos sobre a relação das questões de raça e gênero com outras ideias socioculturais da época, como nação, religião e classe social exposto pelo movimento eugênico brasileiro no PCBE. Por fim, propomos uma proposta didática sobre eugenia no Brasil para o Ensino de Biologia, destinada à temática de genética no Ensino Médio na perspectiva teórica da História das Ciências no Ensino. A partir da proposta didática produzida, a qual foi submetida à convalidação por pesquisadores e professores do Ensino de Ciências, também buscamos evidenciar possíveis contribuições da didatização das nossas análises teóricas do documento para o Ensino de Biologia. Assim, tais contribuições foram: propor uma nova abordagem para os conceitos hereditariedade, historicizando e contextualizando sociopoliticamente sua exposição; usar a eugenia como tema catalisador de discussões bioéticas e filosóficas; discutir os perigos de vários determinismos biológicos; evidenciar a importância histórica dos Direitos Humanos, denotando pontes entre passado e presente.The research aims to problematize gender and race issues in the First Brazilian Eugenics Congress, intending to bring contributions for Biology Teaching. Therefore, a documentary analysis was made through the Meeting Minutes and Papers from the mentioned Congress, published in 1929, event considered as the biggest public manifestation of eugenics in Brazil. In this analysis, one aims to associate race and gender ideas from the social conjuncture, between the end of 19th century and the beginning to 20th century , with ideas of heredity of the eugenists, in the two main perspectives: mendelian and adepts of inheritance of adquired characteristics. Among all the eugenists in the Congress and discussed in the research, we must highlight our analysis about the ideas of Azevedo Amaral and Edgard Roquette-Pinto, as the mendelian representatives, and Jorge de Lima, as the adepts of inheritance of adquired characteristics representatives. Furthermore, based on Douglas Allchin¿s ideas of Nature of Science, specially about the component related to the influence of sociocultural ideias in the science making, we discussed about the relation between the race and gender issues with other sociocultural ideas, such as nation, religion and social class in the Brazilian eugenic movement in the Congress. Moreover, we propose a following teaching about eugenics in Brazil for Biology Teaching, designed to genetics in High School in the theorical perspective of History of Science in the Science Teaching. Through our following teaching produced, which was submitted to convalidation by researchers and teachers involved with Science Teaching, we also aim to evidence possible contributions of producing courseware for Biology Teaching, made by our theorical analysis about the document. Thus, these contributions were: by proposing a new approach for heredity concepts, humanizing and contextualizing socio-politically its exposure; by using eugenics as a theme to catalyze bioethics and philosophical discussions; by discussing the warnings of various biological determinisms; by evidencing the historical importance of Human Rights, making bridges between present and past.Franzolin, FernandaAlvim, Márcia HelenaMoura, Breno ArsioliPrestes, Maria Elice de BrzezinskiCarlos, Anderson Ricardo2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075&midiaext=77370http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075&midiaext=77369Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118075porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:48:51Zoai:BDTD:118075Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T15:48:51Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
title Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
spellingShingle Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
Carlos, Anderson Ricardo
HISTÓRIA DA CIÊNCIA - BRASIL
EUGENIA - ASPECTOS HISTÓRICOS
BIOLOGIA - ESTUDO E ENSINO
HEREDITARIEDADE
GENÉTICA
HISTORY OF SCIENCE
EUGENICS
BIOLOGY
HEREDITY
GENETICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
title_full Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
title_fullStr Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
title_full_unstemmed Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
title_sort Problematizações históricas do primeiro congresso brasileiro de eugenia para o ensino de biologia
author Carlos, Anderson Ricardo
author_facet Carlos, Anderson Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franzolin, Fernanda
Alvim, Márcia Helena
Moura, Breno Arsioli
Prestes, Maria Elice de Brzezinski
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Anderson Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv HISTÓRIA DA CIÊNCIA - BRASIL
EUGENIA - ASPECTOS HISTÓRICOS
BIOLOGIA - ESTUDO E ENSINO
HEREDITARIEDADE
GENÉTICA
HISTORY OF SCIENCE
EUGENICS
BIOLOGY
HEREDITY
GENETICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic HISTÓRIA DA CIÊNCIA - BRASIL
EUGENIA - ASPECTOS HISTÓRICOS
BIOLOGIA - ESTUDO E ENSINO
HEREDITARIEDADE
GENÉTICA
HISTORY OF SCIENCE
EUGENICS
BIOLOGY
HEREDITY
GENETICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Franzolin
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075&midiaext=77370
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118075&midiaext=77369
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502103242276864