REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danielle Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: França, Robson Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302
Resumo: O presente trabalho analisa as questões que envolvem a relação Educação e Trabalho e tem como foco a formação profissional oferecida pelos programas de qualificação em Institutos Federais de Ensino Tecnológico. Possui como objetivo verificar se há uma relação entre a formação do trabalhador egresso dos cursos tecnológicos implantados no município de Uberaba-MG, e a real demanda ou vocação econômica de mão de obra especializada no mercado de trabalho dessa região. Parte-se da consideração que o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil se estabeleceu a partir da reestruturação produtiva do mundo do trabalho e alterou de forma profunda as relações entre educação e sociedade, homem e trabalho, escola e mercado de trabalho. Constatase que a política de educação atual coopera para a formação de sujeitos acríticos, pois a uniformização da educação para todos não oferece educação necessária para contribuir na formação do homem crítico e politizado conforme afirmado nos discursos políticos. Apesar do crescimento da escolarização em nível técnico, tecnológico e superior com vistas à formação profissional as empresas não estão conseguindo preencher as vagas que exigem qualificação básica universitária, pois a escola e a Universidade não conseguem acompanhar o movimento dinâmico tecnológico do mercado de trabalho.
id UFC-10_51354be56402eb27ee2291efc767ba24
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/9302
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICAEducação ProfissionalTecnólogoMercado de Trabalho.O presente trabalho analisa as questões que envolvem a relação Educação e Trabalho e tem como foco a formação profissional oferecida pelos programas de qualificação em Institutos Federais de Ensino Tecnológico. Possui como objetivo verificar se há uma relação entre a formação do trabalhador egresso dos cursos tecnológicos implantados no município de Uberaba-MG, e a real demanda ou vocação econômica de mão de obra especializada no mercado de trabalho dessa região. Parte-se da consideração que o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil se estabeleceu a partir da reestruturação produtiva do mundo do trabalho e alterou de forma profunda as relações entre educação e sociedade, homem e trabalho, escola e mercado de trabalho. Constatase que a política de educação atual coopera para a formação de sujeitos acríticos, pois a uniformização da educação para todos não oferece educação necessária para contribuir na formação do homem crítico e politizado conforme afirmado nos discursos políticos. Apesar do crescimento da escolarização em nível técnico, tecnológico e superior com vistas à formação profissional as empresas não estão conseguindo preencher as vagas que exigem qualificação básica universitária, pois a escola e a Universidade não conseguem acompanhar o movimento dinâmico tecnológico do mercado de trabalho.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/930210.29148/labor.v1i6.9302Revista Labor; v. 1 n. 6 (2011); 50-631983-500010.29148/revista labor.v1i6reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302/748710.29148/revista labor.v1i6.9302.g7487Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Danielle BarbosaFrança, Robson Luiz de2020-04-27T16:14:17Zoai:periodicos.ufc:article/9302Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:14:17Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
spellingShingle REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Santos, Danielle Barbosa
Educação Profissional
Tecnólogo
Mercado de Trabalho.
title_short REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_full REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_fullStr REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
title_sort REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
author Santos, Danielle Barbosa
author_facet Santos, Danielle Barbosa
França, Robson Luiz de
author_role author
author2 França, Robson Luiz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle Barbosa
França, Robson Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Tecnólogo
Mercado de Trabalho.
topic Educação Profissional
Tecnólogo
Mercado de Trabalho.
description O presente trabalho analisa as questões que envolvem a relação Educação e Trabalho e tem como foco a formação profissional oferecida pelos programas de qualificação em Institutos Federais de Ensino Tecnológico. Possui como objetivo verificar se há uma relação entre a formação do trabalhador egresso dos cursos tecnológicos implantados no município de Uberaba-MG, e a real demanda ou vocação econômica de mão de obra especializada no mercado de trabalho dessa região. Parte-se da consideração que o percurso histórico da Educação Profissional no Brasil se estabeleceu a partir da reestruturação produtiva do mundo do trabalho e alterou de forma profunda as relações entre educação e sociedade, homem e trabalho, escola e mercado de trabalho. Constatase que a política de educação atual coopera para a formação de sujeitos acríticos, pois a uniformização da educação para todos não oferece educação necessária para contribuir na formação do homem crítico e politizado conforme afirmado nos discursos políticos. Apesar do crescimento da escolarização em nível técnico, tecnológico e superior com vistas à formação profissional as empresas não estão conseguindo preencher as vagas que exigem qualificação básica universitária, pois a escola e a Universidade não conseguem acompanhar o movimento dinâmico tecnológico do mercado de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302
10.29148/labor.v1i6.9302
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i6.9302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9302/7487
10.29148/revista labor.v1i6.9302.g7487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 6 (2011); 50-63
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i6
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454505999204352