RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Iael de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Ryan Ribeiro de, Nóbrega, Cléverson Vasconcelos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6709
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor a reflexão e apresentar algumas falácias e práticas discursivas que envolvem a ética empresarial, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a valorização do sujeito trabalhador como rearranjos e renovações necessários às novas exigências da base técnico-material da produção capitalista flexibilizada. É feito um esforço pelos autores no sentido de tentar desmascarar tais estratégias, adotadas por algumas empresas, que aparentemente passam a atuar em prol da qualidade de vida e bem estar dos trabalhadores transformados em colaboradores, demonstrando as novas modalidades de extração do mais valor com o consentimento do trabalhador. Desinverter a realidade propositalmente invertida a fim de que o social retome o controle e gestão do social para o social, com o social e pelo social. Para isso se faz necessário uma reflexão que tenha por método a análise concreta de situações concretas, o que procuramos aqui realizar, pois a mudança de atitude começa pela mudança daquele que vê.
id UFC-10_a0de9f4b7189af844c4f6e3e8af74b82
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6709
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADOResponsabilidade socialMercadoTrabalhadorCapitalismo.O presente trabalho tem como objetivo propor a reflexão e apresentar algumas falácias e práticas discursivas que envolvem a ética empresarial, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a valorização do sujeito trabalhador como rearranjos e renovações necessários às novas exigências da base técnico-material da produção capitalista flexibilizada. É feito um esforço pelos autores no sentido de tentar desmascarar tais estratégias, adotadas por algumas empresas, que aparentemente passam a atuar em prol da qualidade de vida e bem estar dos trabalhadores transformados em colaboradores, demonstrando as novas modalidades de extração do mais valor com o consentimento do trabalhador. Desinverter a realidade propositalmente invertida a fim de que o social retome o controle e gestão do social para o social, com o social e pelo social. Para isso se faz necessário uma reflexão que tenha por método a análise concreta de situações concretas, o que procuramos aqui realizar, pois a mudança de atitude começa pela mudança daquele que vê.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/670910.29148/labor.v1i7.6709Revista Labor; v. 1 n. 7 (2012); 126 - 1471983-500010.29148/revista labor.v1i7reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6709/491010.29148/revista labor.v1i7.6709.g4910Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Iael deAzevedo, Ryan Ribeiro deNóbrega, Cléverson Vasconcelos da2020-04-27T16:12:24Zoai:periodicos.ufc:article/6709Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:12:24Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
title RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
Souza, Iael de
Responsabilidade social
Mercado
Trabalhador
Capitalismo.
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO AÇÃO CIDADÃ? DESMASCARANDO A PRÁTICA DISCURSIVA DE UMA NOVA EXIGÊNCIA DA ÉTICA DE MERCADO
author Souza, Iael de
author_facet Souza, Iael de
Azevedo, Ryan Ribeiro de
Nóbrega, Cléverson Vasconcelos da
author_role author
author2 Azevedo, Ryan Ribeiro de
Nóbrega, Cléverson Vasconcelos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iael de
Azevedo, Ryan Ribeiro de
Nóbrega, Cléverson Vasconcelos da
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Mercado
Trabalhador
Capitalismo.
topic Responsabilidade social
Mercado
Trabalhador
Capitalismo.
description O presente trabalho tem como objetivo propor a reflexão e apresentar algumas falácias e práticas discursivas que envolvem a ética empresarial, a responsabilidade social, o desenvolvimento sustentável e a valorização do sujeito trabalhador como rearranjos e renovações necessários às novas exigências da base técnico-material da produção capitalista flexibilizada. É feito um esforço pelos autores no sentido de tentar desmascarar tais estratégias, adotadas por algumas empresas, que aparentemente passam a atuar em prol da qualidade de vida e bem estar dos trabalhadores transformados em colaboradores, demonstrando as novas modalidades de extração do mais valor com o consentimento do trabalhador. Desinverter a realidade propositalmente invertida a fim de que o social retome o controle e gestão do social para o social, com o social e pelo social. Para isso se faz necessário uma reflexão que tenha por método a análise concreta de situações concretas, o que procuramos aqui realizar, pois a mudança de atitude começa pela mudança daquele que vê.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6709
10.29148/labor.v1i7.6709
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6709
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i7.6709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6709/4910
10.29148/revista labor.v1i7.6709.g4910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 7 (2012); 126 - 147
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i7
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454505971941376