GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lydia Maria Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freire, Josiana Liberato, Gurgel, Fernanda Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6647
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar o grau de participação dos servidores docentes e técnicos administrativos na gestão escolar de um Instituto Federal de Educação - IFE. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se um questionário para os 115 docentes e 59 técnicos administrativos, totalizando 174 servidores. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos técnicos administrativos encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que na dimensão planejamento há uma diferença relevante entre os técnicos administrativos e professores, visto que os segundos participam de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva nas duas dimensões. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar na direção de consolidar uma participação mais efetiva de toda a comunidade acadêmica.
id UFC-10_a356e1d35e43aabaaaf7afddb0408c27
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6647
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?GestãoGestão ParticipativaParticipaçãoProfessoresComunidade acadêmica.Este artigo teve como objetivo analisar o grau de participação dos servidores docentes e técnicos administrativos na gestão escolar de um Instituto Federal de Educação - IFE. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se um questionário para os 115 docentes e 59 técnicos administrativos, totalizando 174 servidores. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos técnicos administrativos encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que na dimensão planejamento há uma diferença relevante entre os técnicos administrativos e professores, visto que os segundos participam de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva nas duas dimensões. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar na direção de consolidar uma participação mais efetiva de toda a comunidade acadêmica.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/664710.29148/labor.v1i5.6647Revista Labor; v. 1 n. 5 (2011); 210-2321983-500010.29148/revista labor.v1i5reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6647/486510.29148/revista labor.v1i5.6647.g4865Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Lydia Maria PintoFreire, Josiana LiberatoGurgel, Fernanda Fernandes2020-04-27T16:24:45Zoai:periodicos.ufc:article/6647Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:24:45Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
title GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
spellingShingle GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
Brito, Lydia Maria Pinto
Gestão
Gestão Participativa
Participação
Professores
Comunidade acadêmica.
title_short GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
title_full GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
title_fullStr GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
title_full_unstemmed GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
title_sort GESTÃO PARTICIPATIVA: UM PROCESSO CONTÍNUO?
author Brito, Lydia Maria Pinto
author_facet Brito, Lydia Maria Pinto
Freire, Josiana Liberato
Gurgel, Fernanda Fernandes
author_role author
author2 Freire, Josiana Liberato
Gurgel, Fernanda Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lydia Maria Pinto
Freire, Josiana Liberato
Gurgel, Fernanda Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Gestão Participativa
Participação
Professores
Comunidade acadêmica.
topic Gestão
Gestão Participativa
Participação
Professores
Comunidade acadêmica.
description Este artigo teve como objetivo analisar o grau de participação dos servidores docentes e técnicos administrativos na gestão escolar de um Instituto Federal de Educação - IFE. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se um questionário para os 115 docentes e 59 técnicos administrativos, totalizando 174 servidores. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos técnicos administrativos encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que na dimensão planejamento há uma diferença relevante entre os técnicos administrativos e professores, visto que os segundos participam de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva nas duas dimensões. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar na direção de consolidar uma participação mais efetiva de toda a comunidade acadêmica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6647
10.29148/labor.v1i5.6647
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6647
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i5.6647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6647/4865
10.29148/revista labor.v1i5.6647.g4865
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 5 (2011); 210-232
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i5
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454505596551168