A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6669 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo examinar as conseqüências dos cursos de qualificação profissional básica oferecidos pelo PLANFOR em Maceió/AL, considerando a eficácia em sua aplicação, verificando de que forma os alunos absorveram e avaliaram os conteúdos transmitidos durante o curso, fazendo o levantamento do perfil socioeconômico dos alunos egressos, avaliando o impacto que o curso de qualificação profissional causou na vida produtiva das pessoas que participaram do programa. Foi discutida ainda a sua vinculação aos novos conceitos de formação, qualificação e competência, de que forma está engajado as novas exigências do novo modelo de produção. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a abordagem metodológica adotada foi a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com alunos egressos dos cursos e através de análise documental. Entendemos que o PLANFOR, não atingiu seus objetivos, já que a maioria dos entrevistados se encontrava fora do mercado de trabalho. Os cursos também não conseguiram elevar significativamente o nível da renda de seus egressos. Verificamos que os conteúdos ensinados de forma transversal, de cunho mais social, foram pouco absorvidos pelos ex-alunos, mas aqueles conhecimentos diretamente ligados à profissão ainda estavam bem presentes na memória dos egressos. |
id |
UFC-10_b53134bd18e9d2cc2547636d61509da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/6669 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓQualificação profissionalpobrezapolíticas públicasEsta pesquisa teve como objetivo examinar as conseqüências dos cursos de qualificação profissional básica oferecidos pelo PLANFOR em Maceió/AL, considerando a eficácia em sua aplicação, verificando de que forma os alunos absorveram e avaliaram os conteúdos transmitidos durante o curso, fazendo o levantamento do perfil socioeconômico dos alunos egressos, avaliando o impacto que o curso de qualificação profissional causou na vida produtiva das pessoas que participaram do programa. Foi discutida ainda a sua vinculação aos novos conceitos de formação, qualificação e competência, de que forma está engajado as novas exigências do novo modelo de produção. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a abordagem metodológica adotada foi a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com alunos egressos dos cursos e através de análise documental. Entendemos que o PLANFOR, não atingiu seus objetivos, já que a maioria dos entrevistados se encontrava fora do mercado de trabalho. Os cursos também não conseguiram elevar significativamente o nível da renda de seus egressos. Verificamos que os conteúdos ensinados de forma transversal, de cunho mais social, foram pouco absorvidos pelos ex-alunos, mas aqueles conhecimentos diretamente ligados à profissão ainda estavam bem presentes na memória dos egressos.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/666910.29148/labor.v1i1.6669Revista Labor; v. 1 n. 1 (2008); 3-191983-500010.29148/revista labor.v1i1reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6669/487510.29148/revista labor.v1i1.6669.g4875Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessPizzi, Laura Cristina VieiraVieira, Izabella da SilvaMelo, Maryanna Chelly Barbosa2020-04-27T16:29:52Zoai:periodicos.ufc:article/6669Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:29:52Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
title |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
spellingShingle |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ Pizzi, Laura Cristina Vieira Qualificação profissional pobreza políticas públicas |
title_short |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
title_full |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
title_fullStr |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
title_full_unstemmed |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
title_sort |
A ATUAÇÃO DO PLANFOR NO COMBATE À POBREZA EM MACEIÓ |
author |
Pizzi, Laura Cristina Vieira |
author_facet |
Pizzi, Laura Cristina Vieira Vieira, Izabella da Silva Melo, Maryanna Chelly Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Izabella da Silva Melo, Maryanna Chelly Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzi, Laura Cristina Vieira Vieira, Izabella da Silva Melo, Maryanna Chelly Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualificação profissional pobreza políticas públicas |
topic |
Qualificação profissional pobreza políticas públicas |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo examinar as conseqüências dos cursos de qualificação profissional básica oferecidos pelo PLANFOR em Maceió/AL, considerando a eficácia em sua aplicação, verificando de que forma os alunos absorveram e avaliaram os conteúdos transmitidos durante o curso, fazendo o levantamento do perfil socioeconômico dos alunos egressos, avaliando o impacto que o curso de qualificação profissional causou na vida produtiva das pessoas que participaram do programa. Foi discutida ainda a sua vinculação aos novos conceitos de formação, qualificação e competência, de que forma está engajado as novas exigências do novo modelo de produção. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, e a abordagem metodológica adotada foi a Análise de Conteúdo. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com alunos egressos dos cursos e através de análise documental. Entendemos que o PLANFOR, não atingiu seus objetivos, já que a maioria dos entrevistados se encontrava fora do mercado de trabalho. Os cursos também não conseguiram elevar significativamente o nível da renda de seus egressos. Verificamos que os conteúdos ensinados de forma transversal, de cunho mais social, foram pouco absorvidos pelos ex-alunos, mas aqueles conhecimentos diretamente ligados à profissão ainda estavam bem presentes na memória dos egressos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6669 10.29148/labor.v1i1.6669 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6669 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v1i1.6669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6669/4875 10.29148/revista labor.v1i1.6669.g4875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 1 n. 1 (2008); 3-19 1983-5000 10.29148/revista labor.v1i1 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454505610182656 |