A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Alcina Gomes de Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Previtali, Fabiane Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6641
Resumo: Apresentam-se, neste estudo, algumas considerações sobre o trabalho do Agente Comunitário de Saúde - ACS na da Estratégia Saúde da Família – ESF, eixo estruturante da atenção básica no Sistema Único de Saúde - SUS, cuja prioridade é a prevenção e a promoção da saúde, cabendo-lhe a responsabilidade pelo elo entre o serviço de saúde e a comunidade e o papel de educador, articulador e mobilizador social. Apontam-se elementos históricos e legais de construção dessa categoria profissional diante dos impactos das transformações capitalistas contemporâneas e dos desafios da Política de Saúde no contexto de reestruturação produtiva do capital.  Reflete-se, ainda, sobre as propostas de formação profissional para esses trabalhadores, vislumbrando-se os limites e possibilidades de construção de sujeitos críticos a partir desse processo educativo.
id UFC-10_bfd1a080ae5b09833be920c9971784f2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6641
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.Agente Comunitário de SaúdeFormação profissionalCondições de trabalho.Apresentam-se, neste estudo, algumas considerações sobre o trabalho do Agente Comunitário de Saúde - ACS na da Estratégia Saúde da Família – ESF, eixo estruturante da atenção básica no Sistema Único de Saúde - SUS, cuja prioridade é a prevenção e a promoção da saúde, cabendo-lhe a responsabilidade pelo elo entre o serviço de saúde e a comunidade e o papel de educador, articulador e mobilizador social. Apontam-se elementos históricos e legais de construção dessa categoria profissional diante dos impactos das transformações capitalistas contemporâneas e dos desafios da Política de Saúde no contexto de reestruturação produtiva do capital.  Reflete-se, ainda, sobre as propostas de formação profissional para esses trabalhadores, vislumbrando-se os limites e possibilidades de construção de sujeitos críticos a partir desse processo educativo.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/664110.29148/labor.v1i5.6641Revista Labor; v. 1 n. 5 (2011); 93-1151983-500010.29148/revista labor.v1i5reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6641/485910.29148/revista labor.v1i5.6641.g4859Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Maria Alcina Gomes de SousaPrevitali, Fabiane Santana2020-04-27T16:24:46Zoai:periodicos.ufc:article/6641Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:24:46Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
title A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
spellingShingle A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
Monteiro, Maria Alcina Gomes de Sousa
Agente Comunitário de Saúde
Formação profissional
Condições de trabalho.
title_short A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
title_full A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
title_fullStr A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
title_full_unstemmed A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
title_sort A POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS.
author Monteiro, Maria Alcina Gomes de Sousa
author_facet Monteiro, Maria Alcina Gomes de Sousa
Previtali, Fabiane Santana
author_role author
author2 Previtali, Fabiane Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria Alcina Gomes de Sousa
Previtali, Fabiane Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Agente Comunitário de Saúde
Formação profissional
Condições de trabalho.
topic Agente Comunitário de Saúde
Formação profissional
Condições de trabalho.
description Apresentam-se, neste estudo, algumas considerações sobre o trabalho do Agente Comunitário de Saúde - ACS na da Estratégia Saúde da Família – ESF, eixo estruturante da atenção básica no Sistema Único de Saúde - SUS, cuja prioridade é a prevenção e a promoção da saúde, cabendo-lhe a responsabilidade pelo elo entre o serviço de saúde e a comunidade e o papel de educador, articulador e mobilizador social. Apontam-se elementos históricos e legais de construção dessa categoria profissional diante dos impactos das transformações capitalistas contemporâneas e dos desafios da Política de Saúde no contexto de reestruturação produtiva do capital.  Reflete-se, ainda, sobre as propostas de formação profissional para esses trabalhadores, vislumbrando-se os limites e possibilidades de construção de sujeitos críticos a partir desse processo educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6641
10.29148/labor.v1i5.6641
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6641
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i5.6641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6641/4859
10.29148/revista labor.v1i5.6641.g4859
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 5 (2011); 93-115
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i5
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454505588162560