EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gilson de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6701
Resumo: Na atual contextura das políticas neoliberais no Brasil, o fenômeno do desemprego de jovens trabalhadores é justificado pela baixa escolaridade e a falta de qualificação profissional, problemas que justificam a adoção de programas e projetos educacionais, de curta duração, executados por meio da parceria público-privada e ancorados na pedagogia das competências e no discurso da empregabilidade. Com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, a educação destinada à classe trabalhadora passou a receber uma atenção especial, evidenciada por meio da construção de novas escolas técnicas e na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, como os que ocorrem no Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã. Nossa análise tem como objetivo identificar as concepções que orientam a formação e a qualificação profissional de jovens cursistas desse Programa, destacando seus limites e possibilidades, sobretudo no que tange à formação de sujeitos críticos e a inserção desses no mercado de trabalho. Referida análise, fundamenta-se no método do materialismo histórico dialético e é o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre esse Programa no Estado do Ceará. Se por um lado, o Projovem Trabalhador consegue ampliar o nível de escolaridade dos jovens cursistas, com a conclusão do ensino básico, por outro, mascara as reais necessidades educacionais da classe trabalhadora, visto que, além de seu caráter assistencialista, não oferece efetivo acesso a uma educação alargada de qualidade, nem garante a inserção desses no mercado de trabalho formal.
id UFC-10_c43f5dd67e1d595a4cea3ea2958a753d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6701
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃOEducação ProfissionalProjovem TrabalhadorGoverno Lula.Na atual contextura das políticas neoliberais no Brasil, o fenômeno do desemprego de jovens trabalhadores é justificado pela baixa escolaridade e a falta de qualificação profissional, problemas que justificam a adoção de programas e projetos educacionais, de curta duração, executados por meio da parceria público-privada e ancorados na pedagogia das competências e no discurso da empregabilidade. Com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, a educação destinada à classe trabalhadora passou a receber uma atenção especial, evidenciada por meio da construção de novas escolas técnicas e na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, como os que ocorrem no Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã. Nossa análise tem como objetivo identificar as concepções que orientam a formação e a qualificação profissional de jovens cursistas desse Programa, destacando seus limites e possibilidades, sobretudo no que tange à formação de sujeitos críticos e a inserção desses no mercado de trabalho. Referida análise, fundamenta-se no método do materialismo histórico dialético e é o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre esse Programa no Estado do Ceará. Se por um lado, o Projovem Trabalhador consegue ampliar o nível de escolaridade dos jovens cursistas, com a conclusão do ensino básico, por outro, mascara as reais necessidades educacionais da classe trabalhadora, visto que, além de seu caráter assistencialista, não oferece efetivo acesso a uma educação alargada de qualidade, nem garante a inserção desses no mercado de trabalho formal.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/670110.29148/labor.v1i8.6701Revista Labor; v. 1 n. 8 (2012); 114 - 1271983-500010.29148/revista labor.v1i8reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6701/490210.29148/revista labor.v1i8.6701.g4902Copyright (c) 2017 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gilson de Sousa2020-04-27T16:12:36Zoai:periodicos.ufc:article/6701Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:12:36Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
title EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
spellingShingle EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
Oliveira, Gilson de Sousa
Educação Profissional
Projovem Trabalhador
Governo Lula.
title_short EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_full EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_fullStr EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
title_sort EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO BRASIL: O PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR COMO MODELO DE ESCOLARIZAÇÃO
author Oliveira, Gilson de Sousa
author_facet Oliveira, Gilson de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gilson de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Projovem Trabalhador
Governo Lula.
topic Educação Profissional
Projovem Trabalhador
Governo Lula.
description Na atual contextura das políticas neoliberais no Brasil, o fenômeno do desemprego de jovens trabalhadores é justificado pela baixa escolaridade e a falta de qualificação profissional, problemas que justificam a adoção de programas e projetos educacionais, de curta duração, executados por meio da parceria público-privada e ancorados na pedagogia das competências e no discurso da empregabilidade. Com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, a educação destinada à classe trabalhadora passou a receber uma atenção especial, evidenciada por meio da construção de novas escolas técnicas e na oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, como os que ocorrem no Projovem Trabalhador- Juventude Cidadã. Nossa análise tem como objetivo identificar as concepções que orientam a formação e a qualificação profissional de jovens cursistas desse Programa, destacando seus limites e possibilidades, sobretudo no que tange à formação de sujeitos críticos e a inserção desses no mercado de trabalho. Referida análise, fundamenta-se no método do materialismo histórico dialético e é o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre esse Programa no Estado do Ceará. Se por um lado, o Projovem Trabalhador consegue ampliar o nível de escolaridade dos jovens cursistas, com a conclusão do ensino básico, por outro, mascara as reais necessidades educacionais da classe trabalhadora, visto que, além de seu caráter assistencialista, não oferece efetivo acesso a uma educação alargada de qualidade, nem garante a inserção desses no mercado de trabalho formal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6701
10.29148/labor.v1i8.6701
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6701
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i8.6701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6701/4902
10.29148/revista labor.v1i8.6701.g4902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 8 (2012); 114 - 127
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i8
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454505959358464