A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60980 |
Resumo: | Mostrar-se-á que não é a Ideia absoluta de Hegel, mas o sujeito humano como sujeito de si que é sujeito de suasideias e de suas instituições, como a família, a sociedade civil e o Estado. Estabelecer-se-á a crítica de Marx a Hegelpor ele ter tomado não o homem, mas a ideia como central, como sujeito, como princípio produtor, do qual tudoderiva. Em Hegel, a realidade efetiva é a ideia realizada, ideia essa que Marx a tem, ao invés, apenas como produtodo espírito humano, como predicado do sujeito humano. Hegel toma o predicado (a ideia) como independente e o fazsujeito. A ideia hegeliana enquanto sujeito e elemento criador e regulador do mundo, princípio que gera tudo a partirde sua autodeterminação, se assemelha ao ser sobrenatural e sobre-humano (Deus) do Cristianismo, que, em vez deser produto da criação humana, resultado da vontade imaginária, se converte no ser criador de tudo, do homem e danatureza, que, asssim privados de suas realidades materiais, de suas verdadeiras determinações, aparecem, pois,como manifestações, exteriorizações, da ideia, da atividade abstrata da Ideia Absoluta. |
id |
UFC-11_2c728bf8d917a8f23b96c7a4afd16c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/60980 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOSMarxSujeito-PredicadoCrítica de Marx a HegelMostrar-se-á que não é a Ideia absoluta de Hegel, mas o sujeito humano como sujeito de si que é sujeito de suasideias e de suas instituições, como a família, a sociedade civil e o Estado. Estabelecer-se-á a crítica de Marx a Hegelpor ele ter tomado não o homem, mas a ideia como central, como sujeito, como princípio produtor, do qual tudoderiva. Em Hegel, a realidade efetiva é a ideia realizada, ideia essa que Marx a tem, ao invés, apenas como produtodo espírito humano, como predicado do sujeito humano. Hegel toma o predicado (a ideia) como independente e o fazsujeito. A ideia hegeliana enquanto sujeito e elemento criador e regulador do mundo, princípio que gera tudo a partirde sua autodeterminação, se assemelha ao ser sobrenatural e sobre-humano (Deus) do Cristianismo, que, em vez deser produto da criação humana, resultado da vontade imaginária, se converte no ser criador de tudo, do homem e danatureza, que, asssim privados de suas realidades materiais, de suas verdadeiras determinações, aparecem, pois,como manifestações, exteriorizações, da ideia, da atividade abstrata da Ideia Absoluta.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6098010.30611/2020n18id60980Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 18 (2020): Dossiê Conexão Hegel-Marx: Novas Leituras; 219-2342317-201010.30611/2020n18reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60980/162218Chagas, Eduardo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-26T21:12:12Zoai:periodicos.ufc:article/60980Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-10-26T21:12:12Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
title |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
spellingShingle |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS Chagas, Eduardo Ferreira Marx Sujeito-Predicado Crítica de Marx a Hegel |
title_short |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
title_full |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
title_fullStr |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
title_full_unstemmed |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
title_sort |
A CRÍTICA DE MARX À INVERSÃO HEGELIANA DA IDEIA COMO SUJEITO E DO HOMEM E DE SUAS PRODUÇÕES COMO PREDICADOS |
author |
Chagas, Eduardo Ferreira |
author_facet |
Chagas, Eduardo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Eduardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marx Sujeito-Predicado Crítica de Marx a Hegel |
topic |
Marx Sujeito-Predicado Crítica de Marx a Hegel |
description |
Mostrar-se-á que não é a Ideia absoluta de Hegel, mas o sujeito humano como sujeito de si que é sujeito de suasideias e de suas instituições, como a família, a sociedade civil e o Estado. Estabelecer-se-á a crítica de Marx a Hegelpor ele ter tomado não o homem, mas a ideia como central, como sujeito, como princípio produtor, do qual tudoderiva. Em Hegel, a realidade efetiva é a ideia realizada, ideia essa que Marx a tem, ao invés, apenas como produtodo espírito humano, como predicado do sujeito humano. Hegel toma o predicado (a ideia) como independente e o fazsujeito. A ideia hegeliana enquanto sujeito e elemento criador e regulador do mundo, princípio que gera tudo a partirde sua autodeterminação, se assemelha ao ser sobrenatural e sobre-humano (Deus) do Cristianismo, que, em vez deser produto da criação humana, resultado da vontade imaginária, se converte no ser criador de tudo, do homem e danatureza, que, asssim privados de suas realidades materiais, de suas verdadeiras determinações, aparecem, pois,como manifestações, exteriorizações, da ideia, da atividade abstrata da Ideia Absoluta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60980 10.30611/2020n18id60980 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60980 |
identifier_str_mv |
10.30611/2020n18id60980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60980/162218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 18 (2020): Dossiê Conexão Hegel-Marx: Novas Leituras; 219-234 2317-2010 10.30611/2020n18 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1798320185245958144 |