SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91330 |
Resumo: | O presente trabalho defende, em relação ao ensino de filosofia, que ele torna-se mais potente se mediado por meio do uso de imagem. Concebe-se imagem no sentido mais amplo possível, intercambiável com outros conceitos como signo ou representação. Dentre as inúmeras chaves-de-leitura exequíveis para a demonstração conceitual da condição imagética do filosofar – levando-se em consideração toda a tradição historiográfica da filosofia, bem como toda a sua fortuna crítica, optou-se neste artigo por utilizar categorias gorgianas para uma fundamentação do ensino de filosofia por imagens. Considerar-se-á a riqueza do legado do sofista leontinense tanto em virtude das várias estratégias retórico-argumentativas criadas por este, como recorrendo a tese da discursividade apresentada no Tratado do não-ser ou Sobre a natureza pelo sofista. A conclusão a que se pretende chegar, como já previamente anunciado, é que, diante da tragicidade da fragilidade da capacidade humana de compreender o mundo, resta apenas a saída da linguagem como potência criativa para elaboração de alguma forma de definição da realidade. A discursividade, sinônimo do próprio filosofar na estrutura filosófica gorgiana, só pode constituir-se agonicamente pela intervenção encantatória do lógos em cada pessoa. |
id |
UFC-11_318e54183cf3247e0519db05fc88fffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/91330 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIAImagemEnsino de FilosofiaGórgiasO presente trabalho defende, em relação ao ensino de filosofia, que ele torna-se mais potente se mediado por meio do uso de imagem. Concebe-se imagem no sentido mais amplo possível, intercambiável com outros conceitos como signo ou representação. Dentre as inúmeras chaves-de-leitura exequíveis para a demonstração conceitual da condição imagética do filosofar – levando-se em consideração toda a tradição historiográfica da filosofia, bem como toda a sua fortuna crítica, optou-se neste artigo por utilizar categorias gorgianas para uma fundamentação do ensino de filosofia por imagens. Considerar-se-á a riqueza do legado do sofista leontinense tanto em virtude das várias estratégias retórico-argumentativas criadas por este, como recorrendo a tese da discursividade apresentada no Tratado do não-ser ou Sobre a natureza pelo sofista. A conclusão a que se pretende chegar, como já previamente anunciado, é que, diante da tragicidade da fragilidade da capacidade humana de compreender o mundo, resta apenas a saída da linguagem como potência criativa para elaboração de alguma forma de definição da realidade. A discursividade, sinônimo do próprio filosofar na estrutura filosófica gorgiana, só pode constituir-se agonicamente pela intervenção encantatória do lógos em cada pessoa.Universidade Federal do Ceará (UFC)2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/9133010.30611/2023n29id91330Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará; 29-402317-201010.30611/2023n29reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91330/249375Copyright (c) 2023 Vicente Thiago Freire Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrazil, Vicente Thiago Freire2023-06-22T04:02:57Zoai:periodicos.ufc:article/91330Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2023-06-22T04:02:57Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
spellingShingle |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA Brazil, Vicente Thiago Freire Imagem Ensino de Filosofia Górgias |
title_short |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_full |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_fullStr |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_full_unstemmed |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
title_sort |
SOBRE A NATUREZA IMAGÉTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
author |
Brazil, Vicente Thiago Freire |
author_facet |
Brazil, Vicente Thiago Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brazil, Vicente Thiago Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Ensino de Filosofia Górgias |
topic |
Imagem Ensino de Filosofia Górgias |
description |
O presente trabalho defende, em relação ao ensino de filosofia, que ele torna-se mais potente se mediado por meio do uso de imagem. Concebe-se imagem no sentido mais amplo possível, intercambiável com outros conceitos como signo ou representação. Dentre as inúmeras chaves-de-leitura exequíveis para a demonstração conceitual da condição imagética do filosofar – levando-se em consideração toda a tradição historiográfica da filosofia, bem como toda a sua fortuna crítica, optou-se neste artigo por utilizar categorias gorgianas para uma fundamentação do ensino de filosofia por imagens. Considerar-se-á a riqueza do legado do sofista leontinense tanto em virtude das várias estratégias retórico-argumentativas criadas por este, como recorrendo a tese da discursividade apresentada no Tratado do não-ser ou Sobre a natureza pelo sofista. A conclusão a que se pretende chegar, como já previamente anunciado, é que, diante da tragicidade da fragilidade da capacidade humana de compreender o mundo, resta apenas a saída da linguagem como potência criativa para elaboração de alguma forma de definição da realidade. A discursividade, sinônimo do próprio filosofar na estrutura filosófica gorgiana, só pode constituir-se agonicamente pela intervenção encantatória do lógos em cada pessoa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91330 10.30611/2023n29id91330 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91330 |
identifier_str_mv |
10.30611/2023n29id91330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91330/249375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vicente Thiago Freire Brazil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vicente Thiago Freire Brazil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará; 29-40 2317-2010 10.30611/2023n29 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1814253404995715072 |