O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karla Raphaella Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Frederico Jorge Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338
Resumo: Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.
id UFC-11_57a92d63102aca190783203452893e1e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/91338
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAEducaçãoLukácsPedagogia histórico-críticaEste artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.Universidade Federal do Ceará (UFC)2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/9133810.30611/2023n29id91338Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará; 186-2042317-201010.30611/2023n29reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338/249386Copyright (c) 2023 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Karla Raphaella CostaCosta, Frederico Jorge Ferreira2023-06-23T09:16:01Zoai:periodicos.ufc:article/91338Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2023-06-23T09:16:01Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
spellingShingle O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Pereira, Karla Raphaella Costa
Educação
Lukács
Pedagogia histórico-crítica
title_short O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_fullStr O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full_unstemmed O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_sort O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
author Pereira, Karla Raphaella Costa
author_facet Pereira, Karla Raphaella Costa
Costa, Frederico Jorge Ferreira
author_role author
author2 Costa, Frederico Jorge Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Karla Raphaella Costa
Costa, Frederico Jorge Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Lukács
Pedagogia histórico-crítica
topic Educação
Lukács
Pedagogia histórico-crítica
description Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338
10.30611/2023n29id91338
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338
identifier_str_mv 10.30611/2023n29id91338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338/249386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará; 186-204
2317-2010
10.30611/2023n29
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1814253405008297984