O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338 |
Resumo: | Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária. |
id |
UFC-11_57a92d63102aca190783203452893e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/91338 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAEducaçãoLukácsPedagogia histórico-críticaEste artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.Universidade Federal do Ceará (UFC)2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/9133810.30611/2023n29id91338Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará; 186-2042317-201010.30611/2023n29reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338/249386Copyright (c) 2023 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Karla Raphaella CostaCosta, Frederico Jorge Ferreira2023-06-23T09:16:01Zoai:periodicos.ufc:article/91338Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2023-06-23T09:16:01Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Pereira, Karla Raphaella Costa Educação Lukács Pedagogia histórico-crítica |
title_short |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Pereira, Karla Raphaella Costa |
author_facet |
Pereira, Karla Raphaella Costa Costa, Frederico Jorge Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Frederico Jorge Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Karla Raphaella Costa Costa, Frederico Jorge Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Lukács Pedagogia histórico-crítica |
topic |
Educação Lukács Pedagogia histórico-crítica |
description |
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338 10.30611/2023n29id91338 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338 |
identifier_str_mv |
10.30611/2023n29id91338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/91338/249386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 29 n. 29 (2023): Dossiê A Filosofia e seu ensino no Ceará; 186-204 2317-2010 10.30611/2023n29 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1814253405008297984 |