OS SENTIDOS DA POBREZA NA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/33217 |
Resumo: | A pobreza é definida enquanto um estado no qual alguém ou um país todo se encontra e que é marcado por uma grande carência de dinheiro, bens, posses e meios para se viver. O termo pobreza também pode ser empregado para qualificar a pouca ou inexistente qualidade de alguma coisa como uma casa ou o presente texto. O objetivo do presente texto é identificar e expor os possíveis significados da palavra pobreza, “Armut” no original em alemão, na Fenomenologia do Espírito de Hegel. A palavra é empregada por Hegel em quatro momentos bem específicos, mas que acabam por se destacar em figuras estruturais da Fenomenologia. A primeira menção se dá no Prefácio à obra que expressa o desconforto hegeliano de antecipar aí o que somente pode ser compreendido com o desenvolvimento da obra. A segunda menção acontece na seção dedicada à Certeza e à verdade da razão. A terceira menção ocorre na figura do Espírito na qual também a palavra pobreza é empregada pela quarta e última vez. |
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OS SENTIDOS DA POBREZA NA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGELAbundância. Acúmulo. Satisfação.A pobreza é definida enquanto um estado no qual alguém ou um país todo se encontra e que é marcado por uma grande carência de dinheiro, bens, posses e meios para se viver. O termo pobreza também pode ser empregado para qualificar a pouca ou inexistente qualidade de alguma coisa como uma casa ou o presente texto. O objetivo do presente texto é identificar e expor os possíveis significados da palavra pobreza, “Armut” no original em alemão, na Fenomenologia do Espírito de Hegel. A palavra é empregada por Hegel em quatro momentos bem específicos, mas que acabam por se destacar em figuras estruturais da Fenomenologia. A primeira menção se dá no Prefácio à obra que expressa o desconforto hegeliano de antecipar aí o que somente pode ser compreendido com o desenvolvimento da obra. A segunda menção acontece na seção dedicada à Certeza e à verdade da razão. A terceira menção ocorre na figura do Espírito na qual também a palavra pobreza é empregada pela quarta e última vez.Universidade Federal do Ceará (UFC)2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/3321710.30611/2018n12id33217Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 12 (2018): Dossiê A Filosofia Neohegeliana: Sobre a Necessidade de um Debate na Atualidade2317-201010.30611/2018n12reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/33217/73276Novelli, Pedro Geraldo Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:19:55Zoai:periodicos.ufc:article/33217Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:19:55Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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