NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leonardo Henrique Morais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Batista, Gustavo Silvano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613
Resumo: O presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino defiloso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmenteno que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosóficoessencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento quenão é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medidaque pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamentoque retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formaçãofilosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciênciaspositivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola.
id UFC-11_7ec1bfa5aa9082ad1730d4bad7ec87cf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/60613
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGERTécnicaHeideggerEnsinoEscolaO presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino defiloso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmenteno que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosóficoessencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento quenão é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medidaque pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamentoque retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formaçãofilosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciênciaspositivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6061310.30611/2020n17id60613Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação; 152-1652317-201010.30611/2020n17reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613/162104Martins, Leonardo Henrique MoraisBatista, Gustavo Silvanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T19:39:49Zoai:periodicos.ufc:article/60613Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-08-27T19:39:49Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
title NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
spellingShingle NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
Martins, Leonardo Henrique Morais
Técnica
Heidegger
Ensino
Escola
title_short NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
title_full NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
title_fullStr NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
title_full_unstemmed NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
title_sort NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
author Martins, Leonardo Henrique Morais
author_facet Martins, Leonardo Henrique Morais
Batista, Gustavo Silvano
author_role author
author2 Batista, Gustavo Silvano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Leonardo Henrique Morais
Batista, Gustavo Silvano
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica
Heidegger
Ensino
Escola
topic Técnica
Heidegger
Ensino
Escola
description O presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino defiloso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmenteno que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosóficoessencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento quenão é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medidaque pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamentoque retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formaçãofilosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciênciaspositivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613
10.30611/2020n17id60613
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613
identifier_str_mv 10.30611/2020n17id60613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613/162104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação; 152-165
2317-2010
10.30611/2020n17
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185233375232