NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613 |
Resumo: | O presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino defiloso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmenteno que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosóficoessencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento quenão é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medidaque pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamentoque retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formaçãofilosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciênciaspositivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola. |
id |
UFC-11_7ec1bfa5aa9082ad1730d4bad7ec87cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/60613 |
network_acronym_str |
UFC-11 |
network_name_str |
Revista Dialectus |
repository_id_str |
|
spelling |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGERTécnicaHeideggerEnsinoEscolaO presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino defiloso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmenteno que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosóficoessencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento quenão é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medidaque pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamentoque retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formaçãofilosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciênciaspositivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6061310.30611/2020n17id60613Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação; 152-1652317-201010.30611/2020n17reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613/162104Martins, Leonardo Henrique MoraisBatista, Gustavo Silvanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-27T19:39:49Zoai:periodicos.ufc:article/60613Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-08-27T19:39:49Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
title |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
spellingShingle |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER Martins, Leonardo Henrique Morais Técnica Heidegger Ensino Escola |
title_short |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
title_full |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
title_fullStr |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
title_full_unstemmed |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
title_sort |
NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER |
author |
Martins, Leonardo Henrique Morais |
author_facet |
Martins, Leonardo Henrique Morais Batista, Gustavo Silvano |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Gustavo Silvano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Leonardo Henrique Morais Batista, Gustavo Silvano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica Heidegger Ensino Escola |
topic |
Técnica Heidegger Ensino Escola |
description |
O presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino defiloso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmenteno que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosóficoessencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento quenão é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medidaque pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamentoque retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formaçãofilosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciênciaspositivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613 10.30611/2020n17id60613 |
url |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613 |
identifier_str_mv |
10.30611/2020n17id60613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/60613/162104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação; 152-165 2317-2010 10.30611/2020n17 reponame:Revista Dialectus instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Dialectus |
collection |
Revista Dialectus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com |
_version_ |
1798320185233375232 |