O pós-moderno em questão: a sociedade dos media e a crítica contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Dialectus |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5145 |
Resumo: | A problemática “O Pós-moderno em questão: a sociedade dos media e a crítica contemporânea” suscita a reflexão sobre a comunicação na experiência do presente, considerado pressuposto basilar para se compreender a sociedade pós-moderna como a sociedade dos media. O referencial teórico-filosófico centra-se nas postulações do filósofo italiano Gianni Vattimo e a postura de alguns pensadores como Jamenson e Eagleton, nominados no quadro da crítica contemporânea ao pós-moderno. Alguns acontecimentos e mudanças, apontadas por Vattimo, evidenciam o caráter emancipativo assumido na pós-modernidade a partir da atuação dos mass media, a saber: a) a libertação e o reconhecimento das culturas particulares, rompendo assim com o eurocentrismo; b) o próprio surgimento da diversidade de visões de mundo, com suas propriedades e dialetos. Os media promovem assim um novo sentido cultural para a pós-modernidade, configurado pela presença de culturas particulares, com seus dialetos próprios. Entretanto, para a crítica contemporânea a pós-modernidade não significa nenhuma novidade, apenas representa os interesses do poder econômico da sociedade atual: seja o pós-moderno a lógica cultural do capital de Jameson, seja o mundo dos negócios de Eagleton. Encontramo-nos diante de posições distintas: uma de cunho estritamente filosófica e uma de tonalidade econômico-político-social? Isso define a trajetória parcial de nossa reflexão nesse artigo. |
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O pós-moderno em questão: a sociedade dos media e a crítica contemporâneaA problemática “O Pós-moderno em questão: a sociedade dos media e a crítica contemporânea” suscita a reflexão sobre a comunicação na experiência do presente, considerado pressuposto basilar para se compreender a sociedade pós-moderna como a sociedade dos media. O referencial teórico-filosófico centra-se nas postulações do filósofo italiano Gianni Vattimo e a postura de alguns pensadores como Jamenson e Eagleton, nominados no quadro da crítica contemporânea ao pós-moderno. Alguns acontecimentos e mudanças, apontadas por Vattimo, evidenciam o caráter emancipativo assumido na pós-modernidade a partir da atuação dos mass media, a saber: a) a libertação e o reconhecimento das culturas particulares, rompendo assim com o eurocentrismo; b) o próprio surgimento da diversidade de visões de mundo, com suas propriedades e dialetos. Os media promovem assim um novo sentido cultural para a pós-modernidade, configurado pela presença de culturas particulares, com seus dialetos próprios. Entretanto, para a crítica contemporânea a pós-modernidade não significa nenhuma novidade, apenas representa os interesses do poder econômico da sociedade atual: seja o pós-moderno a lógica cultural do capital de Jameson, seja o mundo dos negócios de Eagleton. Encontramo-nos diante de posições distintas: uma de cunho estritamente filosófica e uma de tonalidade econômico-político-social? Isso define a trajetória parcial de nossa reflexão nesse artigo.Universidade Federal do Ceará (UFC)2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/514510.30611/2014n5id5145Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 5 (2014): Dossiê Pós-Modernidade e Formação Humana em Debate2317-201010.30611/2014n5reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5145/3777Brasil Maia, Antonio Glaudenirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:44:41Zoai:periodicos.ufc:article/5145Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:44:41Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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