O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iber, Christian
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5218
Resumo: Na minha contribuição eu discuto, em quatro momentos, a explicação marxiana do dinheiro no contexto do desenvolvimento da forma-valor: primeiramente, expõe-se a importância e o significado do desenvolvimento da forma-valor para a explicação do dinheiro em O Capital. Em um segundo momento são feitas considerações sistemáticas sobre a transição da análise da mercadoria para o desenvolvimento da forma-valor. Em terceiro lugar, apresenta-se, em forma de teses, o desenvolvimento da forma-valor na segunda edição de O Capital e sua diferença em relação com a primeira edição e aprecia-se o seu proveito para a explicação do dinheiro. A contribuição defende a tese de que o dinheiro é a existência objetiva universalmente obrigatória do valor, do poder de disposição privado, excludente social sobre a riqueza social. A fonte do valor-dinheiro dos produtos é o trabalho como humano abstrato que se comporta indiferentemente frente a seu caráter como concreto-útil e, portanto, é taxado apenas conforme sua quantidade, e precisamente conforme seu dispêndio temporal respectivamente médio. Conclusivamente, esclarece-se resumidamente o significado da diferença no desenvolvimento das formas do valor e da explicação do dinheiro entre a primeira e segunda edição de O Capital em forma de esquemas.
id UFC-11_90a179929c553a3aeae36ad2517eae20
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5218
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1Na minha contribuição eu discuto, em quatro momentos, a explicação marxiana do dinheiro no contexto do desenvolvimento da forma-valor: primeiramente, expõe-se a importância e o significado do desenvolvimento da forma-valor para a explicação do dinheiro em O Capital. Em um segundo momento são feitas considerações sistemáticas sobre a transição da análise da mercadoria para o desenvolvimento da forma-valor. Em terceiro lugar, apresenta-se, em forma de teses, o desenvolvimento da forma-valor na segunda edição de O Capital e sua diferença em relação com a primeira edição e aprecia-se o seu proveito para a explicação do dinheiro. A contribuição defende a tese de que o dinheiro é a existência objetiva universalmente obrigatória do valor, do poder de disposição privado, excludente social sobre a riqueza social. A fonte do valor-dinheiro dos produtos é o trabalho como humano abstrato que se comporta indiferentemente frente a seu caráter como concreto-útil e, portanto, é taxado apenas conforme sua quantidade, e precisamente conforme seu dispêndio temporal respectivamente médio. Conclusivamente, esclarece-se resumidamente o significado da diferença no desenvolvimento das formas do valor e da explicação do dinheiro entre a primeira e segunda edição de O Capital em forma de esquemas.Universidade Federal do Ceará (UFC)2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/521810.30611/2016n8id5218Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 8 (2016): Dossiê Marx e a Tradição Filosófica2317-201010.30611/2016n8reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5218/3850Iber, Christianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:45:41Zoai:periodicos.ufc:article/5218Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:45:41Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
title O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
Iber, Christian
title_short O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
title_full O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
title_sort O DESENVOLVIMENTO DA FORMA-VALOR E A EXPLICAÇÃO DO DINHEIRO EM O CAPITAL DE KARL MARX1
author Iber, Christian
author_facet Iber, Christian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iber, Christian
description Na minha contribuição eu discuto, em quatro momentos, a explicação marxiana do dinheiro no contexto do desenvolvimento da forma-valor: primeiramente, expõe-se a importância e o significado do desenvolvimento da forma-valor para a explicação do dinheiro em O Capital. Em um segundo momento são feitas considerações sistemáticas sobre a transição da análise da mercadoria para o desenvolvimento da forma-valor. Em terceiro lugar, apresenta-se, em forma de teses, o desenvolvimento da forma-valor na segunda edição de O Capital e sua diferença em relação com a primeira edição e aprecia-se o seu proveito para a explicação do dinheiro. A contribuição defende a tese de que o dinheiro é a existência objetiva universalmente obrigatória do valor, do poder de disposição privado, excludente social sobre a riqueza social. A fonte do valor-dinheiro dos produtos é o trabalho como humano abstrato que se comporta indiferentemente frente a seu caráter como concreto-útil e, portanto, é taxado apenas conforme sua quantidade, e precisamente conforme seu dispêndio temporal respectivamente médio. Conclusivamente, esclarece-se resumidamente o significado da diferença no desenvolvimento das formas do valor e da explicação do dinheiro entre a primeira e segunda edição de O Capital em forma de esquemas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5218
10.30611/2016n8id5218
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5218
identifier_str_mv 10.30611/2016n8id5218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5218/3850
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 8 (2016): Dossiê Marx e a Tradição Filosófica
2317-2010
10.30611/2016n8
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320184760467456