SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Vilson Aparecido da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31012
Resumo: Este artigo resulta de estudos realizados sobre a obra A Ideologia Alemã. O tema central é o duplo caráter da política e a metodologia foi o estudo teórico, tomando o próprio texto como objeto de análise. Esse texto assenta as bases para o Materialismo Histórico e Dialético, bases essas nunca mais abandonadas pelos autores. A estruturação do método materialista dialético, o debate com os contemporâneos mais representativos e a análise de um contexto indicativo de possíveis mudanças radicais na sociedade do século XIX encaminham temas importantes que não podem ser contornados e são, direta ou indiretamente, abordados. A política é um desses temas. Ora falando diretamente sobre ela, ora a colocando com algo subentendido à produção. É assim que o duplo caráter da política se expressa, ao mesmo tempo, como uma positividade, posto ser uma instância confirmadora do humano, construída historicamente a partir da atividade produtiva; e como uma negatividade, uma vez que assume o caráter de irracionalidade ao negar o humano. Como positividade, é ineliminável da vida: ao produzir a própria existência, o ser humano precisa organizar-se socialmente e a instância política é o instrumento para tal. Mas, como negatividade, naquilo que deveria efetivar o humano, a política o desefetiva e esse é o processo tal como ocorre na sociedade capitalista e sob o jugo do liberalismo burguês, objeto também da análise de Marx e Engels nessa obra. Deste modo, entende-se que o duplo caráter da política não pode ser eliminado, ou separado, mas sim que, na atual sociedade capitalista, esse duplo caráter permanece e se constitui em um paradoxo: por um lado, indispensável; por outro, desefetivador do humano.
id UFC-11_9521ef4e1fcad80611e34f08a246ed30
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/31012
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELSPolíticaIdeologiaMaterialismo Histórico e DialéticoDemocraciaEste artigo resulta de estudos realizados sobre a obra A Ideologia Alemã. O tema central é o duplo caráter da política e a metodologia foi o estudo teórico, tomando o próprio texto como objeto de análise. Esse texto assenta as bases para o Materialismo Histórico e Dialético, bases essas nunca mais abandonadas pelos autores. A estruturação do método materialista dialético, o debate com os contemporâneos mais representativos e a análise de um contexto indicativo de possíveis mudanças radicais na sociedade do século XIX encaminham temas importantes que não podem ser contornados e são, direta ou indiretamente, abordados. A política é um desses temas. Ora falando diretamente sobre ela, ora a colocando com algo subentendido à produção. É assim que o duplo caráter da política se expressa, ao mesmo tempo, como uma positividade, posto ser uma instância confirmadora do humano, construída historicamente a partir da atividade produtiva; e como uma negatividade, uma vez que assume o caráter de irracionalidade ao negar o humano. Como positividade, é ineliminável da vida: ao produzir a própria existência, o ser humano precisa organizar-se socialmente e a instância política é o instrumento para tal. Mas, como negatividade, naquilo que deveria efetivar o humano, a política o desefetiva e esse é o processo tal como ocorre na sociedade capitalista e sob o jugo do liberalismo burguês, objeto também da análise de Marx e Engels nessa obra. Deste modo, entende-se que o duplo caráter da política não pode ser eliminado, ou separado, mas sim que, na atual sociedade capitalista, esse duplo caráter permanece e se constitui em um paradoxo: por um lado, indispensável; por outro, desefetivador do humano.Universidade Federal do Ceará (UFC)2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/3101210.30611/2017n11id31012Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 11 (2017): Dossiê Michel Foucault2317-201010.30611/2017n11reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31012/71636Mata, Vilson Aparecido dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T01:23:51Zoai:periodicos.ufc:article/31012Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-06-15T01:23:51Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
title SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
spellingShingle SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
Mata, Vilson Aparecido da
Política
Ideologia
Materialismo Histórico e Dialético
Democracia
title_short SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
title_full SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
title_fullStr SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
title_full_unstemmed SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
title_sort SOBRE A POLÍTICA NA IDEOLOGIA ALEMÃ DE MARX E ENGELS
author Mata, Vilson Aparecido da
author_facet Mata, Vilson Aparecido da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Vilson Aparecido da
dc.subject.por.fl_str_mv Política
Ideologia
Materialismo Histórico e Dialético
Democracia
topic Política
Ideologia
Materialismo Histórico e Dialético
Democracia
description Este artigo resulta de estudos realizados sobre a obra A Ideologia Alemã. O tema central é o duplo caráter da política e a metodologia foi o estudo teórico, tomando o próprio texto como objeto de análise. Esse texto assenta as bases para o Materialismo Histórico e Dialético, bases essas nunca mais abandonadas pelos autores. A estruturação do método materialista dialético, o debate com os contemporâneos mais representativos e a análise de um contexto indicativo de possíveis mudanças radicais na sociedade do século XIX encaminham temas importantes que não podem ser contornados e são, direta ou indiretamente, abordados. A política é um desses temas. Ora falando diretamente sobre ela, ora a colocando com algo subentendido à produção. É assim que o duplo caráter da política se expressa, ao mesmo tempo, como uma positividade, posto ser uma instância confirmadora do humano, construída historicamente a partir da atividade produtiva; e como uma negatividade, uma vez que assume o caráter de irracionalidade ao negar o humano. Como positividade, é ineliminável da vida: ao produzir a própria existência, o ser humano precisa organizar-se socialmente e a instância política é o instrumento para tal. Mas, como negatividade, naquilo que deveria efetivar o humano, a política o desefetiva e esse é o processo tal como ocorre na sociedade capitalista e sob o jugo do liberalismo burguês, objeto também da análise de Marx e Engels nessa obra. Deste modo, entende-se que o duplo caráter da política não pode ser eliminado, ou separado, mas sim que, na atual sociedade capitalista, esse duplo caráter permanece e se constitui em um paradoxo: por um lado, indispensável; por outro, desefetivador do humano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31012
10.30611/2017n11id31012
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31012
identifier_str_mv 10.30611/2017n11id31012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31012/71636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 11 (2017): Dossiê Michel Foucault
2317-2010
10.30611/2017n11
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320184805556224