NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Thiago
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/92697
Resumo: O presente artigo parte da relação do riso com o conceito do dionisíaco, no que concerne à “consolação metafísica” em uma existência contraditória e sem sentido, para daí conduzir o problema do niilismo (desvalorização) e da transvaloração a uma conexão com a alegria. Em O Nascimento da tragédia, Dioniso era o deus consolador, que redimia o sofrimento da existência no fenômeno estético; a partir de 1886, ele será o deus cruel, que desejará os seres humanos “mais fortes, mais malvados, mais profundos”. Este Dioniso cruel trará a consolação “aqui em baixo”, ensinando a rir e redimindo a existência nela mesma, sem deus e sem metafísica. Este riso, síntese da alegria trágica, supera toda metafísica de artista, afirma a crueldade do acaso e da necessidade, e estabelece um princípio avaliador imanente ao corpo. É com relação à alegria trágica que será possível compreender, assim, a gaia ciência e a relação que ela estabelece com o pessimismo – ou melhor, com a superação do pessimismo. O desenvolvimento do presente texto defende que, sendo o riso o efeito de uma virada axiológica na qual o sofrimento é transmutado em alegria e a existência inteira é redimida nela mesma, sem qualquer referência exterior ou metafísica, então ele se torna também um dispositivo de transvaloração, na medida em que mobiliza a avaliação na inversão, ou seja, na medida em que dispõe de inversões perspectivistas dos valores que colocam em suspenso não apenas as venerações entusiásticas e dogmáticas da moral, mas sobretudo abala toda estima e valorização de inspiração niilista que permeia o pensamento.
id UFC-11_a20b0234d48456eee5e04bee8817c898
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/92697
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃONietzscheperspectivismohumorrisogaia ciênciaO presente artigo parte da relação do riso com o conceito do dionisíaco, no que concerne à “consolação metafísica” em uma existência contraditória e sem sentido, para daí conduzir o problema do niilismo (desvalorização) e da transvaloração a uma conexão com a alegria. Em O Nascimento da tragédia, Dioniso era o deus consolador, que redimia o sofrimento da existência no fenômeno estético; a partir de 1886, ele será o deus cruel, que desejará os seres humanos “mais fortes, mais malvados, mais profundos”. Este Dioniso cruel trará a consolação “aqui em baixo”, ensinando a rir e redimindo a existência nela mesma, sem deus e sem metafísica. Este riso, síntese da alegria trágica, supera toda metafísica de artista, afirma a crueldade do acaso e da necessidade, e estabelece um princípio avaliador imanente ao corpo. É com relação à alegria trágica que será possível compreender, assim, a gaia ciência e a relação que ela estabelece com o pessimismo – ou melhor, com a superação do pessimismo. O desenvolvimento do presente texto defende que, sendo o riso o efeito de uma virada axiológica na qual o sofrimento é transmutado em alegria e a existência inteira é redimida nela mesma, sem qualquer referência exterior ou metafísica, então ele se torna também um dispositivo de transvaloração, na medida em que mobiliza a avaliação na inversão, ou seja, na medida em que dispõe de inversões perspectivistas dos valores que colocam em suspenso não apenas as venerações entusiásticas e dogmáticas da moral, mas sobretudo abala toda estima e valorização de inspiração niilista que permeia o pensamento.Universidade Federal do Ceará (UFC)2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/9269710.30611/2023n31id92697Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 31 n. 31 (2023): Dossiê Niilismo Vol. III; 51-712317-201010.30611/2023n31reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/92697/250030Copyright (c) 2023 Thiago Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Thiago2023-12-29T19:13:23Zoai:periodicos.ufc:article/92697Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2023-12-29T19:13:23Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
title NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
spellingShingle NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
Leite, Thiago
Nietzsche
perspectivismo
humor
riso
gaia ciência
title_short NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
title_full NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
title_fullStr NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
title_full_unstemmed NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
title_sort NIETZSCHE: O NIILISMO E O RISO DA TRANSVALORAÇÃO
author Leite, Thiago
author_facet Leite, Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Nietzsche
perspectivismo
humor
riso
gaia ciência
topic Nietzsche
perspectivismo
humor
riso
gaia ciência
description O presente artigo parte da relação do riso com o conceito do dionisíaco, no que concerne à “consolação metafísica” em uma existência contraditória e sem sentido, para daí conduzir o problema do niilismo (desvalorização) e da transvaloração a uma conexão com a alegria. Em O Nascimento da tragédia, Dioniso era o deus consolador, que redimia o sofrimento da existência no fenômeno estético; a partir de 1886, ele será o deus cruel, que desejará os seres humanos “mais fortes, mais malvados, mais profundos”. Este Dioniso cruel trará a consolação “aqui em baixo”, ensinando a rir e redimindo a existência nela mesma, sem deus e sem metafísica. Este riso, síntese da alegria trágica, supera toda metafísica de artista, afirma a crueldade do acaso e da necessidade, e estabelece um princípio avaliador imanente ao corpo. É com relação à alegria trágica que será possível compreender, assim, a gaia ciência e a relação que ela estabelece com o pessimismo – ou melhor, com a superação do pessimismo. O desenvolvimento do presente texto defende que, sendo o riso o efeito de uma virada axiológica na qual o sofrimento é transmutado em alegria e a existência inteira é redimida nela mesma, sem qualquer referência exterior ou metafísica, então ele se torna também um dispositivo de transvaloração, na medida em que mobiliza a avaliação na inversão, ou seja, na medida em que dispõe de inversões perspectivistas dos valores que colocam em suspenso não apenas as venerações entusiásticas e dogmáticas da moral, mas sobretudo abala toda estima e valorização de inspiração niilista que permeia o pensamento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/92697
10.30611/2023n31id92697
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/92697
identifier_str_mv 10.30611/2023n31id92697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/92697/250030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Thiago Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Thiago Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 31 n. 31 (2023): Dossiê Niilismo Vol. III; 51-71
2317-2010
10.30611/2023n31
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1814253405046046720