COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ive
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61577
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo apresentar elementos que permitam promover reflexões acerca da formação do indivíduo na sociedade administrada, sua relação com os modos de produção e circulação da cultura, seus processos, instituições, possibilidades e limites. Para tanto, pauta-se na revisão bibliográfica para exploração de conceitos teóricos de autores da primeira geração da Escola de Frankfurt - em especial Herbert Marcuse, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin - para analisar: o processo de produção material sob o qual a cultura se desenvolve; a formação do indivíduo sob a égide desta cultura; as transformações dos estímulos artísticos e suas consequências para a percepção sensorial; o papel das instituições no desenvolvimento e/ou ajustamento do espírito e os benefícios e armadilhas da correlação entre distintas áreas do saber para produção de conhecimento científico. Abstendo-se da necessidade de indicar resultados e conclusões pontuais, esta análise visa promover debates sobre os limites e alternativas possíveis para o enfrentamento da realidade objetiva com vistas para uma educação estética de humanidade.
id UFC-11_c76e047f1f472d7f815d071e1b694bb4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/61577
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADEArteculturaciênciaeducação estética da humanidadeO presente ensaio tem como objetivo apresentar elementos que permitam promover reflexões acerca da formação do indivíduo na sociedade administrada, sua relação com os modos de produção e circulação da cultura, seus processos, instituições, possibilidades e limites. Para tanto, pauta-se na revisão bibliográfica para exploração de conceitos teóricos de autores da primeira geração da Escola de Frankfurt - em especial Herbert Marcuse, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin - para analisar: o processo de produção material sob o qual a cultura se desenvolve; a formação do indivíduo sob a égide desta cultura; as transformações dos estímulos artísticos e suas consequências para a percepção sensorial; o papel das instituições no desenvolvimento e/ou ajustamento do espírito e os benefícios e armadilhas da correlação entre distintas áreas do saber para produção de conhecimento científico. Abstendo-se da necessidade de indicar resultados e conclusões pontuais, esta análise visa promover debates sobre os limites e alternativas possíveis para o enfrentamento da realidade objetiva com vistas para uma educação estética de humanidade.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/6157710.30611/2020n19id61577Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 19 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (II); 149-1612317-201010.30611/2020n19reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61577/162537Braga, Iveinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-20T03:42:11Zoai:periodicos.ufc:article/61577Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-12-20T03:42:11Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
title COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
spellingShingle COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
Braga, Ive
Arte
cultura
ciência
educação estética da humanidade
title_short COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
title_full COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
title_fullStr COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
title_full_unstemmed COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
title_sort COMENTÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DA HUMANIDADE
author Braga, Ive
author_facet Braga, Ive
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ive
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
cultura
ciência
educação estética da humanidade
topic Arte
cultura
ciência
educação estética da humanidade
description O presente ensaio tem como objetivo apresentar elementos que permitam promover reflexões acerca da formação do indivíduo na sociedade administrada, sua relação com os modos de produção e circulação da cultura, seus processos, instituições, possibilidades e limites. Para tanto, pauta-se na revisão bibliográfica para exploração de conceitos teóricos de autores da primeira geração da Escola de Frankfurt - em especial Herbert Marcuse, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin - para analisar: o processo de produção material sob o qual a cultura se desenvolve; a formação do indivíduo sob a égide desta cultura; as transformações dos estímulos artísticos e suas consequências para a percepção sensorial; o papel das instituições no desenvolvimento e/ou ajustamento do espírito e os benefícios e armadilhas da correlação entre distintas áreas do saber para produção de conhecimento científico. Abstendo-se da necessidade de indicar resultados e conclusões pontuais, esta análise visa promover debates sobre os limites e alternativas possíveis para o enfrentamento da realidade objetiva com vistas para uma educação estética de humanidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61577
10.30611/2020n19id61577
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61577
identifier_str_mv 10.30611/2020n19id61577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61577/162537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 19 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação (II); 149-161
2317-2010
10.30611/2020n19
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185299435520