A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rogério Lopes dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43647
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e o quetemos de genuinamente epicureu, ou seja, com o material (cartas, máximas e fragmentos) admitido como deautoria incontestável de Epicuro. Com essa apresentação, nós evidenciamos a força da ortodoxia da doutrina deEpicuro, pois, de um modo geral não existem divergências entre o que Epicuro ensinava em Atenas no século IIIa.C. e o que Diógenes de Enoanda afirmava ser o Epicurismo no século II d.C. Na verdade, há uma únicamáxima que parece não seguir a doutrina de Epicuro (Diog. Oen. 107). Entretanto, essa divergência é justificadapelo fato de que essa máxima está fragmentada. Nesse sentido, acreditamos que o presente artigo consiste emuma contribuição positiva para a comunidade acadêmica que se dedica ao estudo do Epicurismo, ainda mais seconsiderarmos o fato de que se trata de um epicureu sobre o qual temos poucos artigos, sobretudo no Brasil. Paraa realização desse trabalho, nos servimos aqui das seguintes obras: (i) El sabio camino hacia la felicidad:Diógenes de Enoanda y el gran mural epicúreo, de Carlos García Gual (2016), da qual retiramos as máximasde Diógenes de Enoanda; (ii) a Carta a Heródoto, Carta a Pítocles, Carta a Meneceu, bem como as MáximasPrincipais e as Sentenças Vaticanas, de Epicuro; (iii) o Livro X da obra Vidas e Doutrinas dos FilósofosIlustres, do doxógrafo grego Diógenes Laércio.
id UFC-11_cd6efeca3b506f6cb5feddfb23dbc0a0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/43647
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURODiógenes de EnoandaEpicuroEpicurismoÉticaO presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e o quetemos de genuinamente epicureu, ou seja, com o material (cartas, máximas e fragmentos) admitido como deautoria incontestável de Epicuro. Com essa apresentação, nós evidenciamos a força da ortodoxia da doutrina deEpicuro, pois, de um modo geral não existem divergências entre o que Epicuro ensinava em Atenas no século IIIa.C. e o que Diógenes de Enoanda afirmava ser o Epicurismo no século II d.C. Na verdade, há uma únicamáxima que parece não seguir a doutrina de Epicuro (Diog. Oen. 107). Entretanto, essa divergência é justificadapelo fato de que essa máxima está fragmentada. Nesse sentido, acreditamos que o presente artigo consiste emuma contribuição positiva para a comunidade acadêmica que se dedica ao estudo do Epicurismo, ainda mais seconsiderarmos o fato de que se trata de um epicureu sobre o qual temos poucos artigos, sobretudo no Brasil. Paraa realização desse trabalho, nos servimos aqui das seguintes obras: (i) El sabio camino hacia la felicidad:Diógenes de Enoanda y el gran mural epicúreo, de Carlos García Gual (2016), da qual retiramos as máximasde Diógenes de Enoanda; (ii) a Carta a Heródoto, Carta a Pítocles, Carta a Meneceu, bem como as MáximasPrincipais e as Sentenças Vaticanas, de Epicuro; (iii) o Livro X da obra Vidas e Doutrinas dos FilósofosIlustres, do doxógrafo grego Diógenes Laércio.Universidade Federal do Ceará (UFC)2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/4364710.30611/2020n16id43647Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 11-372317-201010.30611/2020n16reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43647/100238 Santos, Rogério Lopes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-18T15:53:16Zoai:periodicos.ufc:article/43647Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2020-04-18T15:53:16Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
title A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
Santos, Rogério Lopes dos
Diógenes de Enoanda
Epicuro
Epicurismo
Ética
title_short A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
title_full A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
title_sort A RELAÇÃO ENTRE AS MÁXIMAS DE DIÓGENES DE ENOANDA E A FILOSOFIA DE EPICURO
author Santos, Rogério Lopes dos
author_facet Santos, Rogério Lopes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rogério Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Diógenes de Enoanda
Epicuro
Epicurismo
Ética
topic Diógenes de Enoanda
Epicuro
Epicurismo
Ética
description O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e o quetemos de genuinamente epicureu, ou seja, com o material (cartas, máximas e fragmentos) admitido como deautoria incontestável de Epicuro. Com essa apresentação, nós evidenciamos a força da ortodoxia da doutrina deEpicuro, pois, de um modo geral não existem divergências entre o que Epicuro ensinava em Atenas no século IIIa.C. e o que Diógenes de Enoanda afirmava ser o Epicurismo no século II d.C. Na verdade, há uma únicamáxima que parece não seguir a doutrina de Epicuro (Diog. Oen. 107). Entretanto, essa divergência é justificadapelo fato de que essa máxima está fragmentada. Nesse sentido, acreditamos que o presente artigo consiste emuma contribuição positiva para a comunidade acadêmica que se dedica ao estudo do Epicurismo, ainda mais seconsiderarmos o fato de que se trata de um epicureu sobre o qual temos poucos artigos, sobretudo no Brasil. Paraa realização desse trabalho, nos servimos aqui das seguintes obras: (i) El sabio camino hacia la felicidad:Diógenes de Enoanda y el gran mural epicúreo, de Carlos García Gual (2016), da qual retiramos as máximasde Diógenes de Enoanda; (ii) a Carta a Heródoto, Carta a Pítocles, Carta a Meneceu, bem como as MáximasPrincipais e as Sentenças Vaticanas, de Epicuro; (iii) o Livro X da obra Vidas e Doutrinas dos FilósofosIlustres, do doxógrafo grego Diógenes Laércio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43647
10.30611/2020n16id43647
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43647
identifier_str_mv 10.30611/2020n16id43647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/43647/100238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; n. 16 (2020): Fluxo Contínuo; 11-37
2317-2010
10.30611/2020n16
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185207160832