RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Avelino da Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Neiva Afonso, Protásio, Alexandre Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dialectus
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/80846
Resumo: O artigo discute o recuo da teoria instalado nos processos de formação de professores do nosso tempo. Como suporte teórico, lança mão das concepções epistemológicas de G.W.F. Hegel e de Karl Marx. Ao apresentar essas perspectivas teóricas, a partir de obras dos próprios autores, advoga que a despeito de partirem de intencionalidades político-sociais antagônicas, ambos levam-nos a constatar que os padrões de formação pedagógica preponderantes atualmente não ultrapassam os níveis mais imediatos e indeterminados do processo de elaboração do saber. Por fim, conclui que a aversão à teoria, em favor da suposta valorização de uma formação prática para a prática, afunda no praticismo, fragiliza a práxis, confina a formação nos limites do senso comum e afasta a Pedagogia do nível do conhecimento científico.
id UFC-11_f3205cb944b0ffccb36f92c69b9ad1f7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/80846
network_acronym_str UFC-11
network_name_str Revista Dialectus
repository_id_str
spelling RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTAformação docenterecuo da teoriaG.W.F. HegelKarl MarxO artigo discute o recuo da teoria instalado nos processos de formação de professores do nosso tempo. Como suporte teórico, lança mão das concepções epistemológicas de G.W.F. Hegel e de Karl Marx. Ao apresentar essas perspectivas teóricas, a partir de obras dos próprios autores, advoga que a despeito de partirem de intencionalidades político-sociais antagônicas, ambos levam-nos a constatar que os padrões de formação pedagógica preponderantes atualmente não ultrapassam os níveis mais imediatos e indeterminados do processo de elaboração do saber. Por fim, conclui que a aversão à teoria, em favor da suposta valorização de uma formação prática para a prática, afunda no praticismo, fragiliza a práxis, confina a formação nos limites do senso comum e afasta a Pedagogia do nível do conhecimento científico.Universidade Federal do Ceará (UFC)2022-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/8084610.30611/2022n25id80846Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 25 n. 25 (2022): Dossiê Hegel-Marx; 246-2662317-201010.30611/2022n25reponame:Revista Dialectusinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/80846/225653Copyright (c) 2022 Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Oliveira, Alexandre Reinaldo Protásiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Avelino da RosaOliveira, Neiva AfonsoProtásio, Alexandre Reinaldo2022-07-19T09:07:50Zoai:periodicos.ufc:article/80846Revistahttp://periodicos.ufc.br/dialectusPUBhttp://periodicos.ufc.br/dialectus/oaidialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com2317-20102317-2010opendoar:2022-07-19T09:07:50Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
title RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
spellingShingle RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
Oliveira, Avelino da Rosa
formação docente
recuo da teoria
G.W.F. Hegel
Karl Marx
title_short RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
title_full RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
title_fullStr RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
title_full_unstemmed RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
title_sort RECUO DA TEORIA E PEDAGOGIA PRATICISTA
author Oliveira, Avelino da Rosa
author_facet Oliveira, Avelino da Rosa
Oliveira, Neiva Afonso
Protásio, Alexandre Reinaldo
author_role author
author2 Oliveira, Neiva Afonso
Protásio, Alexandre Reinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Avelino da Rosa
Oliveira, Neiva Afonso
Protásio, Alexandre Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
recuo da teoria
G.W.F. Hegel
Karl Marx
topic formação docente
recuo da teoria
G.W.F. Hegel
Karl Marx
description O artigo discute o recuo da teoria instalado nos processos de formação de professores do nosso tempo. Como suporte teórico, lança mão das concepções epistemológicas de G.W.F. Hegel e de Karl Marx. Ao apresentar essas perspectivas teóricas, a partir de obras dos próprios autores, advoga que a despeito de partirem de intencionalidades político-sociais antagônicas, ambos levam-nos a constatar que os padrões de formação pedagógica preponderantes atualmente não ultrapassam os níveis mais imediatos e indeterminados do processo de elaboração do saber. Por fim, conclui que a aversão à teoria, em favor da suposta valorização de uma formação prática para a prática, afunda no praticismo, fragiliza a práxis, confina a formação nos limites do senso comum e afasta a Pedagogia do nível do conhecimento científico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/80846
10.30611/2022n25id80846
url http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/80846
identifier_str_mv 10.30611/2022n25id80846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/80846/225653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Oliveira, Alexandre Reinaldo Protásio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Avelino da Rosa Oliveira, Neiva Afonso Oliveira, Alexandre Reinaldo Protásio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará (UFC)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dialectus - Revista de Filosofia; v. 25 n. 25 (2022): Dossiê Hegel-Marx; 246-266
2317-2010
10.30611/2022n25
reponame:Revista Dialectus
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Dialectus
collection Revista Dialectus
repository.name.fl_str_mv Revista Dialectus - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv dialectus@ufc.br||ef.chagas@uol.com.br||revistadialectus@yahoo.com
_version_ 1798320185775489024