#You: a literature review on selfies and personality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabella Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pimentel, Carlos Eduardo, Mariano, Tailson Evangelista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535
Resumo: As selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro.  
id UFC-13_62bad754951a522592c721d360700261
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/33535
network_acronym_str UFC-13
network_name_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling #You: a literature review on selfies and personality#Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personalityAs selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro.  Universidade Federal do Ceará2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535Journal of Psychology; Vol 10 No 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 201Revista de Psicologia; v. 10 n. 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 2012179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/98909http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196833http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196834Copyright (c) 2019 Revista de Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabella SilvaPimentel, Carlos EduardoMariano, Tailson Evangelista2021-06-14T11:02:15Zoai:periodicos.ufc:article/33535Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-14T11:02:15Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv #You: a literature review on selfies and personality
#Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personality
title #You: a literature review on selfies and personality
spellingShingle #You: a literature review on selfies and personality
Santos, Isabella Silva
title_short #You: a literature review on selfies and personality
title_full #You: a literature review on selfies and personality
title_fullStr #You: a literature review on selfies and personality
title_full_unstemmed #You: a literature review on selfies and personality
title_sort #You: a literature review on selfies and personality
author Santos, Isabella Silva
author_facet Santos, Isabella Silva
Pimentel, Carlos Eduardo
Mariano, Tailson Evangelista
author_role author
author2 Pimentel, Carlos Eduardo
Mariano, Tailson Evangelista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabella Silva
Pimentel, Carlos Eduardo
Mariano, Tailson Evangelista
description As selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535
url http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/98909
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196833
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Psicologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Psicologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Psychology; Vol 10 No 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 201
Revista de Psicologia; v. 10 n. 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 201
2179-1740
0102-1222
reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
collection Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@ufc.br||
_version_ 1797067735269638144