#You: a literature review on selfies and personality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535 |
Resumo: | As selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro. |
id |
UFC-13_62bad754951a522592c721d360700261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/33535 |
network_acronym_str |
UFC-13 |
network_name_str |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
#You: a literature review on selfies and personality#Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personalityAs selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro. Universidade Federal do Ceará2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535Journal of Psychology; Vol 10 No 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 201Revista de Psicologia; v. 10 n. 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 2012179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/98909http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196833http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196834Copyright (c) 2019 Revista de Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isabella SilvaPimentel, Carlos EduardoMariano, Tailson Evangelista2021-06-14T11:02:15Zoai:periodicos.ufc:article/33535Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-14T11:02:15Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
#You: a literature review on selfies and personality #Você: uma revisão de literatura sobre selfies e personalidade / #You: a literature review on selfies and personality |
title |
#You: a literature review on selfies and personality |
spellingShingle |
#You: a literature review on selfies and personality Santos, Isabella Silva |
title_short |
#You: a literature review on selfies and personality |
title_full |
#You: a literature review on selfies and personality |
title_fullStr |
#You: a literature review on selfies and personality |
title_full_unstemmed |
#You: a literature review on selfies and personality |
title_sort |
#You: a literature review on selfies and personality |
author |
Santos, Isabella Silva |
author_facet |
Santos, Isabella Silva Pimentel, Carlos Eduardo Mariano, Tailson Evangelista |
author_role |
author |
author2 |
Pimentel, Carlos Eduardo Mariano, Tailson Evangelista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isabella Silva Pimentel, Carlos Eduardo Mariano, Tailson Evangelista |
description |
As selfies são fotos tiradas sozinho ou com outros e compartilhadas nas redes sociais, e atualmente superaram a função de apenas ser um registro de momentos e passaram a ser uma forma de comunicação. Considerando essa importância na cultura atual, o objetivo deste estudo foi compreender as relações entre selfies e personalidade, através de uma revisão de literatura. Foram considerados estudos em inglês e português publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados ScienceDirect, Scielo, Pepsic, Lilacs e BVS, sendo localizados a partir dos critérios estabelecidos um total de 7 artigos (todos em inglês). Os resultados indicaram uma constante associação positiva entre o narcisismo e diversos comportamentos individuais de postagem de selfies, enquanto os cinco grandes fatores de personalidade pareceram estar mais relacionados a comportamentos sociais nessa atividade. A partir do que é observado, demonstra-se a importância de desenvolver pesquisas acerca do tema no contexto brasileiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/98909 http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196833 http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33535/196834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Psicologia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Psychology; Vol 10 No 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 201 Revista de Psicologia; v. 10 n. 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 189 - 201 2179-1740 0102-1222 reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsico@ufc.br|| |
_version_ |
1797067735269638144 |