Social representations of psychologists on the development of children educated in homoparent families

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Allyne Evellyn
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa Fernandez, Elaine Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33657
Resumo: RESUMO Este estudo objetiva compreender as Representações sociais de Psicólogos sobre o desenvolvimento de crianças educadas em famílias homoparentais. Ao nível metodológico, um questionário de perguntas abertas foi proposto a 17 psicólogos voluntários. As respostas foram organizadas em categorias temáticas relacionadas a representações de crianças de famílias homoparentais, de seus desenvolvimentos e do papel do psicólogo neste contexto. Entre os resultados encontrados percebemos representações do desenvolvimento como um processo ao longo da vida, perpassado por fatores físicos, sociais e emocionais. Sobre os aspectos necessários para o desenvolvimento encontramos a afetividade como elemento central. A família foi representada como primordial ao desenvolvimento da criança sendo responsável pelo cuidado e por ensinamentos sociais e morais. As implicações para o desenvolvimento da criança foram associadas ao possível preconceito que a mesma irá sofrer por ser educada num modelo de família não tradicional. Contudo, sendo preservadas as condições necessárias para educar uma criança, o fato de ser um casal homoparental para a maioria dos psicólogos questionados não interfere no desenvolvimento. O psicólogo aparece como o profissional que deve atuar para acolher, orientar e intervir socialmente nas famílias frente a este tipo de preconceito.
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spelling Social representations of psychologists on the development of children educated in homoparent familiesRepresentações sociais de psicólogos sobre o desenvolvimento de crianças educadas em famílias homoparentais / Social representations of psychologists on the development of children educated in homoparent familiesRESUMO Este estudo objetiva compreender as Representações sociais de Psicólogos sobre o desenvolvimento de crianças educadas em famílias homoparentais. Ao nível metodológico, um questionário de perguntas abertas foi proposto a 17 psicólogos voluntários. As respostas foram organizadas em categorias temáticas relacionadas a representações de crianças de famílias homoparentais, de seus desenvolvimentos e do papel do psicólogo neste contexto. Entre os resultados encontrados percebemos representações do desenvolvimento como um processo ao longo da vida, perpassado por fatores físicos, sociais e emocionais. Sobre os aspectos necessários para o desenvolvimento encontramos a afetividade como elemento central. A família foi representada como primordial ao desenvolvimento da criança sendo responsável pelo cuidado e por ensinamentos sociais e morais. As implicações para o desenvolvimento da criança foram associadas ao possível preconceito que a mesma irá sofrer por ser educada num modelo de família não tradicional. Contudo, sendo preservadas as condições necessárias para educar uma criança, o fato de ser um casal homoparental para a maioria dos psicólogos questionados não interfere no desenvolvimento. O psicólogo aparece como o profissional que deve atuar para acolher, orientar e intervir socialmente nas famílias frente a este tipo de preconceito.Universidade Federal do Ceará2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33657Journal of Psychology; Vol 10 No 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 74 - 91Revista de Psicologia; v. 10 n. 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 74 - 912179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33657/98900http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33657/99951http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33657/99971Copyright (c) 2019 Revista de Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Allyne EvellynCosta Fernandez, Elaine Magalhães2021-06-14T11:02:10Zoai:periodicos.ufc:article/33657Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-14T11:02:10Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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