A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pante, Marina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alba, George dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11862
Resumo: O otimismo é um fenômeno de grande relevância teórica e prática, no entanto, tem sido pouco explorado na prática clínica. Apesar deste aparente desinteresse, o otimismo pode ser considerado o mais significativo dos vieses cognitivos, já que implica em importantes consequências tanto positivas quanto negativas. O principal objetivo deste artigo de revisão de literatura é estabelecer uma reflexão teórica sobre a estrutura psicológica do otimismo, discutindo as vantagens e desvantagens cognitivas e comportamentais, a partir dos seus princípios e fundamentos. Realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica nas bases de dados APA PsycNet e SAGE utilizando-se as palavras chave “optimism”, “optimism bias” e “positive psychology”. A discussão é norteada por resultados de diversas pesquisas realizadas no campo do otimismo que foram publicadas em importantes periódicos de psicologia. O resultado é uma sólida reflexão sobre as implicações práticas do viés otimista e seu poder de influência na vida das pessoas. O otimismo tem grande potencial de contribuição para a psicologia de forma a oferecer uma perspectiva positiva para as pessoas em relação ao futuro.
id UFC-13_ad1b387e4c1be5b456f6ff22f1c9401d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/11862
network_acronym_str UFC-13
network_name_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moedaOtimismopsicologia positivaexpectativas.OtimismoO otimismo é um fenômeno de grande relevância teórica e prática, no entanto, tem sido pouco explorado na prática clínica. Apesar deste aparente desinteresse, o otimismo pode ser considerado o mais significativo dos vieses cognitivos, já que implica em importantes consequências tanto positivas quanto negativas. O principal objetivo deste artigo de revisão de literatura é estabelecer uma reflexão teórica sobre a estrutura psicológica do otimismo, discutindo as vantagens e desvantagens cognitivas e comportamentais, a partir dos seus princípios e fundamentos. Realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica nas bases de dados APA PsycNet e SAGE utilizando-se as palavras chave “optimism”, “optimism bias” e “positive psychology”. A discussão é norteada por resultados de diversas pesquisas realizadas no campo do otimismo que foram publicadas em importantes periódicos de psicologia. O resultado é uma sólida reflexão sobre as implicações práticas do viés otimista e seu poder de influência na vida das pessoas. O otimismo tem grande potencial de contribuição para a psicologia de forma a oferecer uma perspectiva positiva para as pessoas em relação ao futuro.Universidade Federal do Ceará2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11862Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 144-152Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 144-1522179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11862/73088Pante, MarinaAlba, George dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T14:58:29Zoai:periodicos.ufc:article/11862Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-02T14:58:29Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
title A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
spellingShingle A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
Pante, Marina
Otimismo
psicologia positiva
expectativas.
Otimismo
title_short A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
title_full A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
title_fullStr A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
title_full_unstemmed A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
title_sort A estrutura psicológica do otimismo: os dois lados da moeda
author Pante, Marina
author_facet Pante, Marina
Alba, George dos Reis
author_role author
author2 Alba, George dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pante, Marina
Alba, George dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Otimismo
psicologia positiva
expectativas.
Otimismo
topic Otimismo
psicologia positiva
expectativas.
Otimismo
description O otimismo é um fenômeno de grande relevância teórica e prática, no entanto, tem sido pouco explorado na prática clínica. Apesar deste aparente desinteresse, o otimismo pode ser considerado o mais significativo dos vieses cognitivos, já que implica em importantes consequências tanto positivas quanto negativas. O principal objetivo deste artigo de revisão de literatura é estabelecer uma reflexão teórica sobre a estrutura psicológica do otimismo, discutindo as vantagens e desvantagens cognitivas e comportamentais, a partir dos seus princípios e fundamentos. Realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica nas bases de dados APA PsycNet e SAGE utilizando-se as palavras chave “optimism”, “optimism bias” e “positive psychology”. A discussão é norteada por resultados de diversas pesquisas realizadas no campo do otimismo que foram publicadas em importantes periódicos de psicologia. O resultado é uma sólida reflexão sobre as implicações práticas do viés otimista e seu poder de influência na vida das pessoas. O otimismo tem grande potencial de contribuição para a psicologia de forma a oferecer uma perspectiva positiva para as pessoas em relação ao futuro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11862
url http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/11862/73088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 144-152
Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 144-152
2179-1740
0102-1222
reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
collection Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@ufc.br||
_version_ 1797067734844964864