Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Marina Cunha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Marina Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20248
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar os níveis de Engajamento com a Carreira de universitários concluintes, e comparar os resultados em relação as áreas de formação, sexo e grau de envolvimento em atividades extracurriculares. Participaram 387 estudantes universitários de vários cursos e regiões do país. Utilizou-se a versão brasileira da Escala de Engajamento com a Carreira e um questionário sociodemográfico. A coleta de dados se deu pessoalmente e via eletrônica por conveniência. Nas análises descritivas e comparação entre grupos (ANOVA) observou-se um engajamento com a carreira médio, tendendo a bom nos estudantes universitários, sendo aqueles que declararam ter um alto envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais engajados com a carreira do que aqueles com envolvimento ruim ou médio.  Quanto as outras variáveis não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Os resultados podem ser úteis para intervenções que propiciem maior engajamento com a carreira dos universitários no período de transição para o trabalho. 
id UFC-13_c3b85aaf7655fd7a1bc86a1006b9f512
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/20248
network_acronym_str UFC-13
network_name_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalhoEngajamento com a carreiratransição universidade-trabalhoestudantes universitários.Engajamento com a CarreiraEste estudo teve como objetivo verificar os níveis de Engajamento com a Carreira de universitários concluintes, e comparar os resultados em relação as áreas de formação, sexo e grau de envolvimento em atividades extracurriculares. Participaram 387 estudantes universitários de vários cursos e regiões do país. Utilizou-se a versão brasileira da Escala de Engajamento com a Carreira e um questionário sociodemográfico. A coleta de dados se deu pessoalmente e via eletrônica por conveniência. Nas análises descritivas e comparação entre grupos (ANOVA) observou-se um engajamento com a carreira médio, tendendo a bom nos estudantes universitários, sendo aqueles que declararam ter um alto envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais engajados com a carreira do que aqueles com envolvimento ruim ou médio.  Quanto as outras variáveis não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Os resultados podem ser úteis para intervenções que propiciem maior engajamento com a carreira dos universitários no período de transição para o trabalho. Universidade Federal do Ceará2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20248Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 153-162Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 153-1622179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20248/73089Assumpção, Marina Cunhade Oliveira, Marina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T14:58:29Zoai:periodicos.ufc:article/20248Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-02T14:58:29Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
title Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
spellingShingle Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
Assumpção, Marina Cunha
Engajamento com a carreira
transição universidade-trabalho
estudantes universitários.
Engajamento com a Carreira
title_short Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
title_full Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
title_fullStr Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
title_full_unstemmed Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
title_sort Estudo do Engajamento com a Carreira em universitários no processo de transição universidade-trabalho
author Assumpção, Marina Cunha
author_facet Assumpção, Marina Cunha
de Oliveira, Marina Cardoso
author_role author
author2 de Oliveira, Marina Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Marina Cunha
de Oliveira, Marina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento com a carreira
transição universidade-trabalho
estudantes universitários.
Engajamento com a Carreira
topic Engajamento com a carreira
transição universidade-trabalho
estudantes universitários.
Engajamento com a Carreira
description Este estudo teve como objetivo verificar os níveis de Engajamento com a Carreira de universitários concluintes, e comparar os resultados em relação as áreas de formação, sexo e grau de envolvimento em atividades extracurriculares. Participaram 387 estudantes universitários de vários cursos e regiões do país. Utilizou-se a versão brasileira da Escala de Engajamento com a Carreira e um questionário sociodemográfico. A coleta de dados se deu pessoalmente e via eletrônica por conveniência. Nas análises descritivas e comparação entre grupos (ANOVA) observou-se um engajamento com a carreira médio, tendendo a bom nos estudantes universitários, sendo aqueles que declararam ter um alto envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais engajados com a carreira do que aqueles com envolvimento ruim ou médio.  Quanto as outras variáveis não foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Os resultados podem ser úteis para intervenções que propiciem maior engajamento com a carreira dos universitários no período de transição para o trabalho. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20248
url http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20248/73089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Psychology; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 153-162
Revista de Psicologia; V.9, N.2, 2018 (JULHO-DEZEMBRO); 153-162
2179-1740
0102-1222
reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
collection Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@ufc.br||
_version_ 1797067734913122304