Blackness as artistic and therapeutic focus
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31534 |
Resumo: | Este texto parte da experiência do projeto L’ABRI no Bosque: Intervenções Artísticas”, associado ao Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI), do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). No semestre 2017.1, o projeto guiou-se pela temática “Negritude e Protagonismo Negro”, promovendo atividades, como: rodas de conversa, cinedebates e oficinas na universidade. O planejamento das ações seguiu a Matriz de Identidade, conceito-chave do Psicodrama de Moreno, que discute o processo relacional de construção da identidade através do reconhecimento de si próprio como protagonista, do outro também como protagonista e da interação de complementaridade entre estes – condição essencial para a saúde do sujeito. As intervenções artísticas permitiram registro das falas espontâneas dos participantes, observando-se a recorrência dos seguintes conjuntos temáticos: “infância, racismo e reconhecimento da negritude”, “universidade, pertencimento e empoderamento” e “afetividade e solidão da pessoa negra”. Baseando nisso, foram propiciados momentos para a realização de atos psicodramáticos à população negra da UFC, em 2017.2, por meio da intervenção psicodramática de aquecimento (pré-dramatização), dramatização (produção de contato com consigo para criativamente elaborar novas atitudes) e compartilhamento grupal. Nesse trabalho, objetiva-se apresentar o modelo do Psicodrama utilizado no planejamento e execução das ações e discutir a experiência dos participantes, relacionando os elementos teóricos e vivenciais para a compreensão da saúde mental da população negra. O alcance do projeto pode ser percebido em todas as fases do projeto a partir dos ricos depoimentos apresentados, e em especial nos atos psicodramáticos, quando os protagonistas puderam (re)configurar suas percepções acerca de suas experiências e relações. |
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Blackness as artistic and therapeutic focusNegritude como foco para intervenções artísticas e terapêuticas / Blackness as artistic and therapeutic focusEste texto parte da experiência do projeto L’ABRI no Bosque: Intervenções Artísticas”, associado ao Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI), do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). No semestre 2017.1, o projeto guiou-se pela temática “Negritude e Protagonismo Negro”, promovendo atividades, como: rodas de conversa, cinedebates e oficinas na universidade. O planejamento das ações seguiu a Matriz de Identidade, conceito-chave do Psicodrama de Moreno, que discute o processo relacional de construção da identidade através do reconhecimento de si próprio como protagonista, do outro também como protagonista e da interação de complementaridade entre estes – condição essencial para a saúde do sujeito. As intervenções artísticas permitiram registro das falas espontâneas dos participantes, observando-se a recorrência dos seguintes conjuntos temáticos: “infância, racismo e reconhecimento da negritude”, “universidade, pertencimento e empoderamento” e “afetividade e solidão da pessoa negra”. Baseando nisso, foram propiciados momentos para a realização de atos psicodramáticos à população negra da UFC, em 2017.2, por meio da intervenção psicodramática de aquecimento (pré-dramatização), dramatização (produção de contato com consigo para criativamente elaborar novas atitudes) e compartilhamento grupal. Nesse trabalho, objetiva-se apresentar o modelo do Psicodrama utilizado no planejamento e execução das ações e discutir a experiência dos participantes, relacionando os elementos teóricos e vivenciais para a compreensão da saúde mental da população negra. O alcance do projeto pode ser percebido em todas as fases do projeto a partir dos ricos depoimentos apresentados, e em especial nos atos psicodramáticos, quando os protagonistas puderam (re)configurar suas percepções acerca de suas experiências e relações.Universidade Federal do Ceará2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31534Journal of Psychology; Vol 10 No 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 17 - 24Revista de Psicologia; v. 10 n. 2 (2019): V.10, N.2, 2019 (JULHO-DEZEMBRO); 17 - 242179-17400102-1222reponame:Revista de Psicologia (Fortaleza. Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31534/98895http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31534/99946http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/31534/99966Copyright (c) 2019 Revista de Psicologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia Neto, Manoel NogueiraOliveira, Susana Kramer de Mesquita2021-06-14T11:02:07Zoai:periodicos.ufc:article/31534Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufcPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/psicologiaufc/oairevpsico@ufc.br||2179-17402179-1740opendoar:2021-06-14T11:02:07Revista de Psicologia (Fortaleza. Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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