Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212 |
Resumo: | The theoretical formulations of Roger Chartier's thought are presented, the author's most cited works and the theories that shelter them from a metric analysis. This is a quantitative and qualitative, exploratory and basic research, which uses bibliometrics and scientometrics as techniques to measure the dissemination of works used in undergraduate Librarianship courses and in postgraduate courses in Information Science in Brazil. The most cited theme was the formation of the reader, being the most cited book in the programs and/or projects of undergraduate and graduate courses The Adventure of the Book: from the reader to the browser. The bibliometric and scientometric analysis allowed concluding that there is a significant adherence to Roger Chartier's studies in most of the programs/courses of the researched institutions |
id |
UFC-15_185e96cd90cd2849d66c03f0bea5c17c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/89212 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileirosContribuições epistemológicas – Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura. Leitor.LeituraThe theoretical formulations of Roger Chartier's thought are presented, the author's most cited works and the theories that shelter them from a metric analysis. This is a quantitative and qualitative, exploratory and basic research, which uses bibliometrics and scientometrics as techniques to measure the dissemination of works used in undergraduate Librarianship courses and in postgraduate courses in Information Science in Brazil. The most cited theme was the formation of the reader, being the most cited book in the programs and/or projects of undergraduate and graduate courses The Adventure of the Book: from the reader to the browser. The bibliometric and scientometric analysis allowed concluding that there is a significant adherence to Roger Chartier's studies in most of the programs/courses of the researched institutionsApresentam-se as formulações teóricas do pensamento de Roger Chartier, as obras mais citadas do autor e as teorias que as abrigam a partir de uma análise métrica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, exploratória e básica, a qual utiliza a bibliometria e cientometria como técnicas de medição de disseminação das obras utilizadas nos cursos de graduação de Biblioteconomia e nas pós-graduações em Ciência da informação brasileiras. Identificou-se como temática mais citada a formação do leitor, sendo o livro mais citado nos programas e/ou projetos de cursos da graduação e pós-graduação A aventura do livro: do leitor ao navegador. A análise bibliométrica e cientométrica permitiram concluir que há uma significativa adesão aos estudos de Roger Chartier na maioria dos programas / cursos das instituições pesquisadas.Universidade Federal do Ceará2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionContextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileirosapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/8921210.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202Informação em Pauta; Vol. 8 No. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 181-202Informação em Pauta; v. 8 n. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 181-2022525-346810.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212/249586Copyright (c) 2023 Andréa Pereira dos Santos, Filipe Reis, Lígia Maria Moreira Dumontinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira dos Santos, AndréaReis, FilipeMaria Moreira Dumont, Lígia 2023-07-31T04:16:41Zoai:periodicos.ufc:article/89212Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2023-07-31T04:16:41Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
title |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
spellingShingle |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros Pereira dos Santos, Andréa Contribuições epistemológicas – Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura. Leitor. Leitura |
title_short |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
title_full |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
title_fullStr |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
title_full_unstemmed |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
title_sort |
Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
author |
Pereira dos Santos, Andréa |
author_facet |
Pereira dos Santos, Andréa Reis, Filipe Maria Moreira Dumont, Lígia |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Filipe Maria Moreira Dumont, Lígia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira dos Santos, Andréa Reis, Filipe Maria Moreira Dumont, Lígia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contribuições epistemológicas – Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura. Leitor. Leitura |
topic |
Contribuições epistemológicas – Roger Chartier; Análise bibliométrica; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Práticas de leitura. Leitor. Leitura |
description |
The theoretical formulations of Roger Chartier's thought are presented, the author's most cited works and the theories that shelter them from a metric analysis. This is a quantitative and qualitative, exploratory and basic research, which uses bibliometrics and scientometrics as techniques to measure the dissemination of works used in undergraduate Librarianship courses and in postgraduate courses in Information Science in Brazil. The most cited theme was the formation of the reader, being the most cited book in the programs and/or projects of undergraduate and graduate courses The Adventure of the Book: from the reader to the browser. The bibliometric and scientometric analysis allowed concluding that there is a significant adherence to Roger Chartier's studies in most of the programs/courses of the researched institutions |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Contextualização teórica e análise métrica das obras de Roger Chartier utilizadas em cursos de graduação em Biblioteconomia e de pós-graduação em Ciência da Informação brasileiros |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212 |
identifier_str_mv |
10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89212.181-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/89212/249586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Andréa Pereira dos Santos, Filipe Reis, Lígia Maria Moreira Dumont info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Andréa Pereira dos Santos, Filipe Reis, Lígia Maria Moreira Dumont |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol. 8 No. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 181-202 Informação em Pauta; v. 8 n. esp (2023): Informação em Pauta - Número Especial - 2023; 181-202 2525-3468 10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231542182871040 |