Diagnóstico da acessibilidade informacional na Biblioteconomia brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/32778 |
Resumo: | O avanço vertiginoso no campo da ciência e da tecnologia que converge para o desdobramento de outras subáreas e especializações relacionadas ao conhecimento, juntamente com a produção e compartilhamento de conteúdo em meio digital de forma rápida, livre e democrática, tem como uma das principais consequências o fenômeno da superabundância informacional que se observa na sociedade moderna. Neste cenário destacam-se os papeis da Biblioteconomia como a área do saber responsável pelo tratamento técnico, organização e disseminação da informação; e da Ciência da Informação enquanto área que tem a informação e os fenômenos que a permeiam como objeto de estudo. Destaca-se também a existência de uma vasta gama de recursos tecnológicos criados para possibilitar o acesso à informação. Contudo, existem alguns grupos minoritários de pessoas à margem dessas possiblidades, para quem o acesso à informação é algo ainda muito difícil e, em alguns casos, até impossível. Acredita-se que a acessibilidade informacional é uma importante ferramenta de inclusão social e que, por este motivo, deve ser compreendida e estudada. Diante dessa constatação, objetivou-se realizar um diagnóstico da acessibilidade informacional nas ações da biblioteconomia brasileira sob o olhar da percepção da área e a sua contribuição para solução do problema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica onde foram obtidos os insumos teóricos, epistemológicos e a base para a análise do processamento técnico biblioteconômico como ferramenta de acessibilidade informacional; seguido de uma pesquisa exploratória onde os resultados teóricos foram confrontados com a prática bibliotecária; e uma pesquisa explicativa onde foram consultados bibliotecários de todos os estados brasileiros acerca do entendimento da temática e sua problemática, formação acadêmica e atuação profissional. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelaram que embora haja um interesse da área pelo tema e um esforço inicial, ainda há muito a ser feito para o efetivo alcance da acessibilidade informacional. |
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