A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072 |
Resumo: | This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations. |
id |
UFC-15_3d8c925567953fc212cfc51664259fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/44072 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagemComunicação científicaInterdisciplinaridadeRevisão de LiteraturaAprendizagemComunicação científicaInterdisciplinaridadeThis paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations.Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática em ambos os níveis de ensino, as abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, subsidiando futuras investigações. Universidade Federal do Ceará2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSCIENTIFIC COMMUNICATION OF INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN LEARNING PROCESSES: an analysis between 2010-2020 COMUNICACIÓN CIENTÍFICA DE PRÁCTICAS INTERDISCIPLINARIAS EN LOS PROCESOS DE APRENDIZAJE: un análisis entre 2010-2020A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: uma análise entre 2010-2020application/pdftext/htmlapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4407210.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70Informação em Pauta; Vol 5 No 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70Informação em Pauta; v. 5 n. 2 (2020): Informação em Pauta; 56-702525-346810.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162620http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162764http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162765http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162766http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/165517Copyright (c) 2020 Davilene Souza Santos, Adriana Serafim de Souza, Flávia Goulart Mota Garcia Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Davilene SouzaSouza, Adriana Serafim de Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia2022-10-31T13:55:33Zoai:periodicos.ufc:article/44072Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:33Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
title |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
spellingShingle |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem Santos, Davilene Souza Comunicação científica Interdisciplinaridade Revisão de Literatura Aprendizagem Comunicação científica Interdisciplinaridade |
title_short |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
title_full |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
title_fullStr |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
title_sort |
A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem |
author |
Santos, Davilene Souza |
author_facet |
Santos, Davilene Souza Souza, Adriana Serafim de Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Adriana Serafim de Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Davilene Souza Souza, Adriana Serafim de Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação científica Interdisciplinaridade Revisão de Literatura Aprendizagem Comunicação científica Interdisciplinaridade |
topic |
Comunicação científica Interdisciplinaridade Revisão de Literatura Aprendizagem Comunicação científica Interdisciplinaridade |
description |
This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion SCIENTIFIC COMMUNICATION OF INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN LEARNING PROCESSES: an analysis between 2010-2020 COMUNICACIÓN CIENTÍFICA DE PRÁCTICAS INTERDISCIPLINARIAS EN LOS PROCESOS DE APRENDIZAJE: un análisis entre 2010-2020 A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: uma análise entre 2010-2020 |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072 |
identifier_str_mv |
10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162620 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162764 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162765 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162766 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/165517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/epub+zip application/octet-stream application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 5 No 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70 Informação em Pauta; v. 5 n. 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70 2525-3468 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231542891708416 |