A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Davilene Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Adriana Serafim de, Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072
Resumo: This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations.
id UFC-15_3d8c925567953fc212cfc51664259fb3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/44072
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagemComunicação científicaInterdisciplinaridadeRevisão de LiteraturaAprendizagemComunicação científicaInterdisciplinaridadeThis paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations.Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática em ambos os níveis de ensino, as abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, subsidiando futuras investigações.  Universidade Federal do Ceará2020-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSCIENTIFIC COMMUNICATION OF INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN LEARNING PROCESSES: an analysis between 2010-2020 COMUNICACIÓN CIENTÍFICA DE PRÁCTICAS INTERDISCIPLINARIAS EN LOS PROCESOS DE APRENDIZAJE: un análisis entre 2010-2020A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: uma análise entre 2010-2020application/pdftext/htmlapplication/epub+zipapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4407210.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70Informação em Pauta; Vol 5 No 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70Informação em Pauta; v. 5 n. 2 (2020): Informação em Pauta; 56-702525-346810.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162620http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162764http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162765http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162766http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/165517Copyright (c) 2020 Davilene Souza Santos, Adriana Serafim de Souza, Flávia Goulart Mota Garcia Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Davilene SouzaSouza, Adriana Serafim de Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia2022-10-31T13:55:33Zoai:periodicos.ufc:article/44072Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:33Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
title A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
spellingShingle A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
Santos, Davilene Souza
Comunicação científica
Interdisciplinaridade
Revisão de Literatura
Aprendizagem
Comunicação científica
Interdisciplinaridade
title_short A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
title_full A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
title_fullStr A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
title_full_unstemmed A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
title_sort A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem
author Santos, Davilene Souza
author_facet Santos, Davilene Souza
Souza, Adriana Serafim de
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
author_role author
author2 Souza, Adriana Serafim de
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Davilene Souza
Souza, Adriana Serafim de
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Interdisciplinaridade
Revisão de Literatura
Aprendizagem
Comunicação científica
Interdisciplinaridade
topic Comunicação científica
Interdisciplinaridade
Revisão de Literatura
Aprendizagem
Comunicação científica
Interdisciplinaridade
description This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at both levels of education, the approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, supporting future investigations.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
SCIENTIFIC COMMUNICATION OF INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN LEARNING PROCESSES: an analysis between 2010-2020
COMUNICACIÓN CIENTÍFICA DE PRÁCTICAS INTERDISCIPLINARIAS EN LOS PROCESOS DE APRENDIZAJE: un análisis entre 2010-2020
A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: uma análise entre 2010-2020
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072
10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072
identifier_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162620
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162764
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162765
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/162766
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072/165517
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/epub+zip
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 5 No 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70
Informação em Pauta; v. 5 n. 2 (2020): Informação em Pauta; 56-70
2525-3468
10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231542891708416