ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria de Fátima Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648
Resumo: Aborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.
id UFC-15_a6b807302e0368e3a2c932c6e4ec17e3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/20648
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentesEnsino e AprendizagemEnsino da Disciplina sobre UsuáriosEstudos de UsuáriosPráticas docentesAborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.Universidade Federal do Ceará2017-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/2064810.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20648Informação em Pauta; Vol 2 No especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 72-84Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 72-842525-346810.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31061http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31075Copyright (c) 2017 Informação em Pautahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria de Fátima Oliveira2022-01-01T04:44:30Zoai:periodicos.ufc:article/20648Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:44:30Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
title ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
spellingShingle ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
Costa, Maria de Fátima Oliveira
Ensino e Aprendizagem
Ensino da Disciplina sobre Usuários
Estudos de Usuários
Práticas docentes
title_short ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
title_full ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
title_fullStr ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
title_full_unstemmed ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
title_sort ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESTUDOS DE USUÁRIOS: interlocuções nas práticas docentes
author Costa, Maria de Fátima Oliveira
author_facet Costa, Maria de Fátima Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria de Fátima Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Ensino da Disciplina sobre Usuários
Estudos de Usuários
Práticas docentes
topic Ensino e Aprendizagem
Ensino da Disciplina sobre Usuários
Estudos de Usuários
Práticas docentes
description Aborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teóricometodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648
10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20648
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648
identifier_str_mv 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31061
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20648/31075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 2 No especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 72-84
Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 72-84
2525-3468
10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231542269902848